Como acionar um motor DC sem modificar as conexões da Ramps1.4 em uma impressora 3d?

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Como podem ver neste turorial, é possível fazer uma placa PCB a partir da impressora, fiz e cheguei a obter uma precisão de peças até LQFP, espaços de 0.3 mm entre as trilhas.
Seguindo o tutorial, utilizei uma barra de aço apontada para riscar a camada de tinta sobre a placa, apesar do sucesso no desenho das trilhas, a corrosão da placa foi insatisfatória. Justamente devido esse tamanho tão pequeno da trilha.

Portanto, pensando nisso, desejo colocar não mais a haste, mas um motor com broca para corroer direto a placa e já ter a trilha pronta.
A minha dúvida é: Existe algum pino de ativação (seja lá do que for) para ser usado no motor? Pensei em ligar direto na alimentação, mas seria ruim sair de casa e deixar a maquina fazendo uma placa, e quando terminar o motor continuar funcionando até que eu retorne.

Alguma sugestão?

Grato a todos.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Julio,

Não sei se entendi totalmente a necessidade, mas me parece que dá pra usar algum dos pinos livres nos conectores AUX, mais um transístor (e talvez um relê) para ativar o motor. Se for um motor DC controlado apenas com um transistor e usar um MOSFET dá até pra controlar a velocidade do motor com PWM. O maior problema seria no software, como ligar e desligar o motor na hora que interessar.

Uma saída que vejo para o software é usar um comando gcode que o marlin tem pra acionar um pino qualquer da ramps, e você poderia colocar esse comando no início e no final do gcode. No mínimo, tem o comando M3 e M4 que acionam e desligam um spindle, e com um pouco de pesquisa dá pra entender como a RAMPS expõe esse comando, mas na pior das situações o comando M42 liga e desliga um pino qualquer de I/O.

Andre

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 8407-3847

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
André,

Sobre ligar/desligar o motor seria por um comando presente no gcode mesmo. Pretendo usar transistor de potência para acionar o motor, daí a necessidade de um pino "sobrando" na minha ramps 1.4, vou verificar se esse "Auxiliar" vai servir, quando conseguir um resultado (bom ou ruim) eu posto a resposta aqui.
Abraço André.

Adição de informação: Tenho BAL, ou seja, um servo já ligado, não sei se isso atrapalharia o uso de PWM, se alguém que tenha experiência com uso de vários servos na ramps puder dar uma luz, seria excelente, provavelmente iria solucionar o problema por completo. O uso de um comando para um servo (no caso o transistor do motor dc)  específico que não fosse o do BAL. Sobre servos só conheço o M401 e 402 para a sonda do BAL.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Encontrei este tutorial, era exatamente o que precisava: Acionamento por gcode + controle de velocidade com pwm. Irei testar assim que chegar da faculdade. e venho relatar o resultado.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Julio,

Eh basicamente isso, achar um pino livre, usar M42 pra ligar e desligar ele, e colocar isso no start/end scripts. Algumas observações:

- ele fala de usar pinos dos servos, mas isso não tem nada a ver com servo em si, está apenas usando pinos livres (se você falou na config da firmware que só tem 1 servo, os pinos de controle dos servos 2 a 5 estão livres pra qq outra coisa, inclusive não-servos).

- ele fala pra ligar o pino de dados da ramps direto no relê, isso não é indicado por pelo menos dois motivos: 1) a corrente que o relê irá consumir provavelmente será maior do que o pino pode oferecer e 2) quando o relê desligar, ele pode queimar o arduino (precisa ter um diodo ligado invertido nos pinos da bobina).

Esses dois problemas são corrigidos usando-se um daqueles módulos externos de relay para arduino:

http://www.elecfreaks.com/store/1-channel-5v-relay-module-arduino-compatible-bk008-p-259.html

Ou então, claro, usando um transistor (que você já tinha dito que pretende usar).

Andre

[...]

Cleber Moreira

to RepRapBR
Gostei deste tutorial que você encontrou, já guardei nos favoritos. Quando li sua mensagem original logo pensei em te dizer, pq não usar a saida do cooler? Em conjunto com as considerações do André ficaria bem simples.
Cleber

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Hoje estava atualizando firmware e achei essa opção:

//This is for controlling a fan to cool down the stepper drivers
//it will turn on when any driver is enabled
//and turn off after the set amount of seconds from last driver being disabled again
#define CONTROLLERFAN_PIN -1 //Pin used for the fan to cool controller (-1 to disable)
#define CONTROLLERFAN_SECS 60 //How many seconds, after all motors were disabled, the fan should run
#define CONTROLLERFAN_SPEED 255  // == full speed

Se você definir ali um pino livre, o próprio firmware vai ligar e desligar sozinho enquanto estiver imprimindo. Foi feito para colocar ventiladores sobre a RAMPS e não é a melhor opção para um motor (por causa do delay em SECS pra desligar no final) mas achei interessante deixar registrado. Pelo menos não precisa modificar em nada os scripts.

Andre

[...]

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Obrigado por agregar conteúdo Andre.

Estou atrasado no resultado dessa postagem por que estou fazendo uma serie de modificações na impressora.

- Bowden adicionado, em fase de ajustes para imprimir sem falhas.
- Novo suporte do hotent, com capacidade de adição de ferramentas e local apropriado para servo do BAL, desenhado por mim, já impresso e instalado, em fase de testes ainda.
- Desenvolvimento do controle de motor DC por meio dos pins de servo. Para transformar a impressora em uma CNC Milling/Laser/Printer/Ploter.
- Desenho de caixa térmica apropriada para Graber i3, o mais compacto possível, graças a mudança do suporte do hotend e incorporação do bowden.

Irei postar os resultados conforme for terminando cada etapa.