Pasta térmica + grafite em pó

Eduardo Gaiotto

to repr...@googlegroups.com
Alguém sabe se da pra trocar o carbeto de silício por grafite em pó da pasta térmica que vai no hotend?
Quais as desvantagens ou vantagens?

Marcelino Pinheiro

to repr...@googlegroups.com
Dr, carbeto de silicio é isolante eletrico, grafite é condutor.

sds
Marcelino Viana Pinheiro

Em 7 de janeiro de 2013 17:00, Eduardo Gaiotto <eduardog...@gmail.com> escreveu:
Alguém sabe se da pra trocar o carbeto de silício por grafite em pó da pasta térmica que vai no hotend?
Quais as desvantagens ou vantagens?

Eduardo Gaiotto

to repr...@googlegroups.com
Entendi, mas pra usar somente como aditivo para a pasta térmica do hotend ele ajudaria em alguma coisa? ou a pasta sozinha é melhor que essa mistura?

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Existe muita pesquisa por trás das coisas... pode pesquisar também... e
não esqueça do coeficiente de transmissão de calor

Alain
=== Minha Tantillus:<http://tantillus-br.blogspot.com.br/> ===
=== Minha MesaXYZ:<http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

Em 07-01-2013 17:18, Eduardo Gaiotto escreveu:
> Entendi, mas pra usar somente como aditivo para a pasta térmica do
> hotend ele ajudaria em alguma coisa? ou a pasta sozinha é melhor que
> [...]

pietro

to repr...@googlegroups.com
como sei pouco, fico só lendo .... mas essa eu sei..heheheh ou acho que sei.....
resposta : se o grafite é condutor eletrico, não pode ser usado nesse caso. pois vai colocar em curto o termistor e/ou resistor...

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
No que e como é usado o tal do Carbeto de Silicio?

Eu acho que é:
Um tipo de pasta termica, usado pra dar contato do termistor pro extruder...

Desde já agradeço,
Alberto!

Marcelino Pinheiro

to repr...@googlegroups.com
mistura com pasta térmica comum para melhorar a condução térmica entre o resistor e o bloco de latão ou aluminio do extrusor.

eu usei aqui entre o fio coberto com capa de fibra e o tubo de latão do meu extrusor, isso melhorou a velocidade de aquecimento do hotend.

sds
Marcelino Viana Pinheiro

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
e só a pasta térmica não bastaria? Qual o motivo que se mistura o carbeto de silicio?

Abraços,
Alberto.

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
ok desconsidere o ultimo post...

Abraços!

Otávio Savietto

to repr...@googlegroups.com
alberto, onde vc está? tenho um monte de carbeto, posso te arrumar um pouco.

Otávio Savietto

to repr...@googlegroups.com
Opa, serve pro OP, Eduardo tambem!

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
Cara eu to em Anápolis...
Mas eu ainda nem tenho a impressora, nem se estressa. kkkkkkkk
Só queria tirar uma duvida, mas mesmo assim eu vou precisar sim, pq tenho como meta até o final de janeiro, ja começar a comprar algumas peças da Prusa...

Abraços,
Alberto.

Eduardo Gaiotto

to repr...@googlegroups.com
Obrigado Otávio!

Eu teste com grafite e deu certo também, não tenho como comprar resultados, mas gostei bastante do resultado.

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Acho que açúcar também ficaria bom
Qual o coeficiente de transmissão de calor do açucar?

[...]

-- E-mail enviado do meu celular Android usando K-9 Mail --

José Luis

to repr...@googlegroups.com
Com açucar ia virar uma calda. Melhor usar Sal.
Pelo menos vai ficar tudo branquinho... ;-)

Eduardo Gaiotto

to repr...@googlegroups.com
"Existe muita pesquisa por trás das coisas... pode pesquisar também... e
não esqueça do coeficiente de transmissão de calor"

Beleza Alain, do coeficiente de transmissão você já lembrou!

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
É que eu não me conformo que alguém coloca uma ideia totalmente sem fundamento, mas todos consideram com respeito e respondem explicando pprque não é bom. Finalmente a pessoa faz e reporta que ficou bom baseado em experiência nenhuma visto que nem sabe o que é importante ser testado.

Eduardo Gaiotto

to repr...@googlegroups.com
Tudo bem Alain, só acho que como você sabia do resultado poderia ter me falado quando perguntei, acho que o propósito desse grupo é esse.
Não entendi o seu "sem fundamento" antes de fazer a pergunta aqui eu pesquisei sobre isso, queria saber se alguém do grupo já tinha tentado alguma coisa semelhante pra troca de experiencia e pelo jeito ninguém tentou nada diferente.

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Esse know-how veio de um amigo meu Sergio, que pesquisou muito antes de chegar nisso.

E também foi muito usado no BR e o resultado é que ninguém reportou um resistor queimado até hoje. Lá fora isso acontece bastante...

Alain
-- E-mail enviado do meu celular Android usando K-9 Mail --

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
Alain você poderia pegar leve com todos né, isso aqui é um grupo de estudo cara, e vc parece se achar no direito de criticar por a gente nao saber, e quando perguntamos tu manda ler ou pesquisar, blz velho, pode passar um link, ou algo parecido, mas cara seja cordial, você tem a idade do meu pai que acho que sabe tudo e fala de todos, cara pra que isso velho? pode passar link e talz, mas não precisa ficar fazendo ironia aqui cara...
detalhe que vc ja fez isso comigo e eu levei na boa, e vi agora com o Eduardo e vc ja até se desentendeu com outros do grupo, cara, na boa, ninguem aqui sabe tudo, a gente esta atras de informações, e o que custa, se ja foi respondido mostras aonde esta? o que custa? ai ao invez vc prefere ironizar... Se todas as vezes que eu tiver uma duvida e vc ou alguem do grupo me responder pesquisa no google, pra que, que eu vou ficar perguntando aqui? acho que esse não eh o objetivo...

Alberto.

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com
Alain voc� poderia pegar leve com todos n�, isso aqui � um grupo de estudo
cara, e vc parece se achar no direito de criticar por a gente nao saber, e
quando perguntamos tu manda ler ou pesquisar, blz velho, pode passar um
link, ou algo parecido, mas cara seja cordial, voc� tem a idade do meu pai
que acho que sabe tudo e fala de todos, cara pra que isso velho? pode
passar link e talz, mas n�o precisa ficar fazendo ironia aqui cara...
detalhe que vc ja fez isso comigo e eu levei na boa, e vi agora com o
Eduardo e vc ja at� se desentendeu com outros do grupo, cara, na boa,
ninguem aqui sabe tudo, a gente esta atras de informa��es, e o que custa,
se ja foi respondido mostras aonde esta? o que custa? ai ao invez vc
prefere ironizar... Se todas as vezes que eu tiver uma duvida e vc ou
alguem do grupo me responder pesquisa no google, pra que, que eu vou ficar
perguntando aqui? acho que esse n�o eh o objetivo...
===

Simples: Tudo que se pergunta e que se manda "pesquisar no google" ja
foi perguntado, questionado, estudado, investido tempo E DINHEIRO pra
encontrar uma solucao, respondido e debatido. E normalmente, encontrado o
consenso, utilizado por muitos e documentado na lista e nos blogs. Ou seja,
� conhecimento que est� disponivel pra aqueles que nao tem pregui�a de
procurar.

Isso aqui nao � SAC de empresa. Tenha ao menos um pouco de esfor�o pra
conseguir suas respostas. O Alain � um dos caras que mais contribuiu pro
grupo de estudo, e � um cara ocupado. � uma demonstra��o de RESPEITO pra com
ele e com o grupo fazer o seu "trabalho de casa" antes de vir com uma
pergunta ja batida. Tem 3 anos de respostas no arquivo da lista. Custa fazer
uma pesquisinha basica, ler mais sobre o assunto? Google ta ai pra isso.
Voce acha REALMENTE RAZOAVEL que qualquer pessoa que venha aqui e pergunte
algo simples como "oi gente, como que eu descubro que fio liga aonde nos
motores" o Alain e/ou outras pessoas do grupo percam tempo explicando algo
que ja foi explicado tantas vezes, ou que voce descobre com uma busca basica
no google?

Estamos aqui pra ajudar, nao pra fazer o seu trabalho. Entendeu?

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com

Eu vou tentar explicar entao.

Existe uma coisa chamada CIENCIA. Se me permite uma defini��o livre, a
ciencia � a arte de nao fazer de novo coisas estupidas. Eu nao vou tentar
usar a�ucar misturado a pasta termica porque eu sei que vai fazer lamban�a e
nao vai funcionar. Eu nao vou misturar gesso a pasta termica porque eu sei
que nao vai funcionar. Eu nao vou misturar agua na pasta termica, porque eu
nao vou funcionar.

Ser um "cientista" ou um "pesquisador" significa inovar, mas inovar
dentro de conceitos e limites razoaveis. Se eu sei que metal � bom condutor
eletrico, eu nao vou pesquisar na minha casa, no meu humilde laboratorio, o
uso do metal como isolante eletrico. Eu ja SEI que nao funciona, nao �
porque eu vou repetir a mesma experiencia mil vezes usando as mesmas
variaveis, que eu vou produzir um resultado diferente. A gente tem que subir
no ombro dos gigantes pra enxergar mais longe! Entao nao existe "tentar algo
diferente" sem voce ter um baseamento ao menos teorico de que aquela
tentativa PODE ser produtiva. Isso chama-se "nao perder tempo com tentativas
inuteis".

Tem muita gente ocupada aqui, que perde seu tempo ajudando o grupo.
Vamos honrar o tempo dessa turma?

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com
>From: "Alberto Maciel Kraemer" <albertomac...@gmail.com>
>e s� a pasta t�rmica n�o bastaria? Qual o motivo que se mistura o carbeto
>de silicio?

>Em 8 de janeiro de 2013 14:30, Marcelino Pinheiro
>backs...@gmail.com>escreveu:
> mistura com pasta t�rmica comum para melhorar a condu��o t�rmica entre o
> resistor e o bloco de lat�o ou aluminio do extrusor.

Hmmm...

Qual foi a parte de "para melhorar a conducao termica entre o resistor e
o bloco de latao ou aluminio do extrusor" que voce nao entendeu? :o)

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
Esqueci tb de mencionar que é fundamental fazer aquela pesquisa basica...
mas ai vocês nao querem perder tempo respondendo, mas acham tempo pra ironizar, isso é ridiculo...

Todas as coisas que eu perguntei, eu pesquisei porem nao entendi por completo...
e muitas das minhas duvidas eu mesmo as respondi pesquisando...
e se perguntei foi porque realmente nao entendi, mas nao to aqui querendo arrumar confusão, só to dizendo que se não querem perder tempo entao, nao respondam ironizando...

Em 13 de janeiro de 2013 14:59, Alexandre Souza <alexandre...@gmail.com> escreveu:
[...]

   Existe uma coisa chamada CIENCIA. Se me permite uma definição livre, a ciencia é a arte de nao fazer de novo coisas estupidas. Eu nao vou tentar usar açucar misturado a pasta termica porque eu sei que vai fazer lambança e nao vai funcionar. Eu nao vou misturar gesso a pasta termica porque eu sei que nao vai funcionar. Eu nao vou misturar agua na pasta termica, porque eu nao vou funcionar.

   Ser um "cientista" ou um "pesquisador" significa inovar, mas inovar dentro de conceitos e limites razoaveis. Se eu sei que metal é bom condutor eletrico, eu nao vou pesquisar na minha casa, no meu humilde laboratorio, o uso do metal como isolante eletrico. Eu ja SEI que nao funciona, nao é porque eu vou repetir a mesma experiencia mil vezes usando as mesmas variaveis, que eu vou produzir um resultado diferente. A gente tem que subir no ombro dos gigantes pra enxergar mais longe! Entao nao existe "tentar algo diferente" sem voce ter um baseamento ao menos teorico de que aquela tentativa PODE ser produtiva. Isso chama-se "nao perder tempo com tentativas inuteis".

   Tem muita gente ocupada aqui, que perde seu tempo ajudando o grupo. Vamos honrar o tempo dessa turma?

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Quando eu dou conselhos e comam a disputar meu conhecimento, minha cordialidade acaba
Já fui paciente demais nesta thread...

Alberto Maciel Kraemer <albertomac...@gmail.com> escreveu:
[...]

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Mudando para modw distante...

Só responderei a perguntas de algumas pessoas e amigos.

Vocês pediram, não vou mais incomodar.

Alain
-- E-mail enviado do meu celular Android usando K-9 Mail --

Rodrigo Reis

to repr...@googlegroups.com
é mais rápido ser irônico, meia palavra basta, agora, o que já foi respondido diversas vezes é necessário ser reexplicado?

O porque usar grafite é uma besteira, vou simplificar, grafite é carbono e CONDUTOR, agora quer experimentar sem pesquisar?

2013/1/13 Alberto Maciel Kraemer <albertomac...@gmail.com>

--
Abraços
Rodrigo Reis

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
nao quero experimentar nada, apenas queria tirar uma duvida, rodrigo.

Alain, ninguem em momento algum duvidou dos seus conhecimentos, sei que vc é praticamente um dos patronos do reprap no Brasil, vc esta se exaltando por causa de uma pergunta...

parecem que fazem isso e discutem pra mostrar o quanto sabem mais que os outros, disso a gente sabe...

muitas vezes quando estou pesquisando em foruns por ai vejo muitos novatos sendo esculachado, alguns merecem, porem cara você nao olhou no meu historico pra saber se eu pesquisei ou não, se minha pesquisa foi falha, se ela foi o suficiente, se eu achei a explicação porem eu nao entendi, tem muitas variáveis até eu chegar aqui na lista...

Calma pessoal, são apenas perguntas, parecem que se sentem ofendidos quando queremos tirar duvidas. Parem com isso.

Alain é que vc tem uma abordagem que me parece "agressiva e ironica" cara, parece que esta jogando na cara quando responde que o cara é burro e nao sabe nada, posso estar errado, porem foi essa a impressao que me passou...

E parece que o grupo de estudo é só para aqueles que estao desde o começo, só vale as perguntas novas, é proibido tentar reinventar as coisas, mas tem um detalhe (só pra nao dar pano pra manga), eu nao estou tentando fazer nada disso, apenas digo que se o cara querer falar sobre um assunto que os "mais velhos" já comentaram não pode, claro como foi falado, eh gasto tempo, dinheiro, e pesquisa, e as vezes é idiotice reinventar a roda.... mas cada caso é um caso, volto a repetir, não estou querendo reinventar nada aqui, apenas tirando duvidas...

Em momento nenhum discuti que outra solução era mais viavel, apenas estou num grupo de estudo e estava discutindo como há de ser, mas ninguem deu motivos suficiente pra você se exaltar desse jeito cara, ninguem te ofendeu, e se foi cara, peço desculpas da minha parte, nao foi essa intensão cara, eu sei o quanto vc contribui e nao foi pouco, entao, relaxa...

Abraços,
Alberto.

Rodrigo Reis

to repr...@googlegroups.com

Alberto o grande problema é que vêem aqui na lista, fazem perguntas a muito respondidas e mesmo após falarmos que JÁ FOI RESPONDIDA, a pessoa vai lá e faz e comenta como se tivesse descobridor a América, sem ao menos ter parâmetros para comparar! A pasta térmica com grafite ficou ótima em relação a que? Um sonho?

Alberto Maciel Kraemer

to repr...@googlegroups.com
Ha, dai já nao é comigo, eu não fiz teste nenhum e nem comparei com nada...
Só tava pesquisando o que era e como era usada...

Abraços,
Alberto.

Eduardo Gaiotto

to repr...@googlegroups.com
Obrigado Alberto, você escreveu quase tudo que eu queria ter escrito, só faltou um bucadim que é mais direcionado a minha dúvida inicial.

Bom, no que eu fui baseado... uhm... deixa eu ver aqui nas minhas pesquisas que eu não postei e estão me CRUCIFICANDO por isso.

-Primeiro, pesquisem por "grafite" aqui e vejam oque vcs encontram... NADA relacionado a isso.
-Segundo, condução térmica do Carbeto de Silício = 125,5W/m*K
                      "            "           Carbono = 129W/m*K

Ok, realmente eu não fiz pesquisa nenhuma... nem sei da onde eu tirei esses dados...

Então eu devo concordar que eu estava errado... não fiz pesquisa aqui na lista nem pra ver se tinham discutido isso e tbm não pesquisei nada... Como sou um BURRO não é!
Peço desculpas a queles que fiz desperdiçar o tempo sendo irônico comigo enquanto podiam ter ficado quieto.

Parando de hostilidade agora. Todos que me ironizaram e fizeram referência também não pesquisaram na lista antes E ser crítico por uma coisa que nem VOCÊS pesquisam na lista não é característica de quem quer ajudar e discutir experiências seja de qual modo for.

Diego Soares

to repr...@googlegroups.com
Eduardo,

Em 07/01/2013, o Marcelino respondeu:
"Dr, carbeto de silicio � isolante eletrico, grafite � condutor."

Em 07/01/2013, o Pietro complementou:
"se o grafite � condutor eletrico, n�o pode ser usado nesse caso. pois
vai colocar em curto o termistor e/ou resistor..."

J� foi explicado que n�o � para usar grafite pois o mesmo � condutor
el�trico. N�o serve! N�o funciona! N�o use!

As pessoas est�o te alertando e parece-me que voc� n�o est� lendo as
respostas.

N�o adianta reclamar das ironias ou dizer que poderiam ter te alertando
antes. Voc� foi avisado. Por�m ignorou os avisos. Insistiu no "teste"
com grafite e ainda disse que o resultado foi bom, mesmo sem ter nada
para comparar. E a�?

Abra�o!

Diego Soares

Em 14/01/2013 00:24, Eduardo Gaiotto escreveu:
> [...]
> humilde laboratorio, o uso do metal como isolante
> eletrico. Eu ja SEI que nao funciona, nao � porque
> eu vou repetir a mesma experiencia mil vezes usando
> as mesmas variaveis, que eu vou produzir um
> resultado diferente. A gente tem que subir no ombro
> dos gigantes pra enxergar mais longe! Entao nao
> existe "tentar algo diferente" sem voce ter um
> baseamento ao menos teorico de que aquela tentativa
> PODE ser produtiva. Isso chama-se "nao perder tempo
> com tentativas inuteis".
>
> Tem muita gente ocupada aqui, que perde seu
> tempo ajudando o grupo. Vamos honrar o tempo dessa

Eduardo Gaiotto

to repr...@googlegroups.com
Oi Diego, eu fiz um teste comparando com a pasta térmica pura e o resultado foi melhor sim, o hot end aquece um pouco mais rápido e segura melhor a temperatura quando eu ligo o fan e em relação ao grafite ser condutor é somente fazer uma boa isolação nos terminais do resistor desde o encapsulamento dele e aplicar a mistura com capricho pra ela não escorrer pra cima do isolamento feito, lembra que o bloco aquecedor tbm é condutor e o resistor ta la dentro né, é só tomar alguns cuidados a mais, mas nada de muito difícil.
Minha proposta não foi conseguir um resultado melhor que o carbeto e sim ter uma solução que seja melhor que usar somente a pasta térmica e com "coisas" que estão mais a mão.

Abraço

Diego Soares

to repr...@googlegroups.com

Em 14/01/2013 14:18, Eduardo Gaiotto escreveu:
> em rela��o ao grafite ser condutor � somente fazer uma boa isola��o nos
> terminais do resistor desde o encapsulamento dele e aplicar a mistura
> com capricho pra ela n�o escorrer pra cima do isolamento feito

O problema todo � esse, mas cada um sabe de si.

Abra�o!

Diego Soares

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Só pra constar...

Eu uso pasta térmica daquelas prateadas. Só isso. Estou bem satisfeito. Não leva nem 5 min pra chegar na temperatura (considerando que o GCode demora um tempão...).

Tentei conseguir o carbeto de silício, mas foi em vão.

[]s

Em 15 de janeiro de 2013 17:32, Thiago Peixoto <thiagop...@gmail.com> escreveu:
Olha o novato aí (eu).

Como esse é o único assunto que eu manjo por enquanto (respeito).
Vamos continuar sendo leves com a vida que já é dura demais.

Confesso que achei engraçado alguns posts aí em cima mas fiquei na minha.
As vezes é bom deixar pra lá...

Vamos ser felizes em todos os sentidos.

Bons projetos à todos.

Thiago Peixoto