Migração da GEN7BR para o KIT RAMPS 1.4 + LCD +SD Card - Solução de alguns problemas comuns - Repetier Firmware e Marlin firmware

paulo pires

to repr...@googlegroups.com
Olá Pessoal!

Eu venho enfrentando problemas tanto com o Windows como com o Linux quando preciso fazer impressões que ocupam todo o volume da máquina, muitas delas levam 72h para ficarem prontas e o sistema operacional sempre arruma um jeito de reiniciar o computador, fechar o programa ou hibernar uma porta de comunicação do nada após umas 48h de funcionamento.... e aí perco todo aquele monte de material e fico realmente enfurecido.

A solução com display e impressão direto do SD CARD me pareceu atrativa para quebrar um pouco o vinculo com o PC e então comprei este kit no DX.com.

Hoje eu tenho uma impressora Prussa Mendel da 3D Machine e eu acreditei que seria tranquila a migração. Mas apanhei um bocado ......

Inicialmente recomendo que teste sua placa e drivers dos motores de passo com este firmware:

Firmware de teste RAMPS 1.4

Ele movimentará todos os motores para frente e para trás (tenha certeza de que retirou o filamento da extrusora antes de testar) e jpa aproveite para ajustar a corrente nos drivers Pololu.
Recomendo que veja a seção "Current Limiting" desta página para orienta-lo no processo.

Com isto você terá certeza de que os eixos funcionam. Porque digo isto, porque se não fizer estes passos antes, quando estiver editando o firmware duvidas pairarão em sua mente quando um eixo não funcionar adequadamente ou nem funcionar.Eu mesmo tive problemas no acionamento do eixo X, Z e E ..... e com o firmware de teste validei e configurei todos eles.

A próxima etapa e ter certeza do que tem em mãos, levante as informações sobre o hardware que adquiriu, por exemplo:

- Shield RAMPS 1.4 , lembrando que ela tem saída para duas extrusoras, dois heaters e uma mesa aquecida.
- Arduino MEGA R3 2560 (veja em baixo da placa)
- Drivers compatíveis com padraõ do  Pololu

Instale a versão mais atual do compilador do Arduino : Donwload Arduino
(sei que vão criticar esta parte do compilador mais atual, mas comigo funcionou tudo perfeitamente tanto com repetier quanto com marlin)

Configure o Firmware. Vou mostrar o básico do repetier e do marlin de onde estão os principais pontos, a configuração você tem conhecer os valores e fazer de acordo com a estrutura da sua máquina.

Acesse o configurador do Repetier Firmware mais recente e selecione a placa RAMPS 1.3 RAMPS 1.4, nas demais configuração coloque os parâmetros de seu equipamento.

Na aba Features marque a opção Enable SD support, e lá em baixo selecione o pino de detecção do SDCARD como está na imagem.

Na aba user interface selecione o display como está na figura e não mexa em mais nada:

Faça o Download completo dos arquivos e descompacte no seu PC.

Após extrair os arquivos, copie os arquivos das bibliotecas dentro da pasta repetier firmaware e cole como mostra as imagens a seguir:

Mescle a pasta cores do repetier  com esta pasta cores do arduino:

E mescle a pasta libraries do repetier com a pasta libraries do Arduino:

Abra o repetier.ino no Arduino :

Vá na aba PINS.h e remova o comentario da linha marcada. Apesar de estar escrito RAMPS 1.3 ali, este firmware é compatível com a RAMPS 1.4 também.

Configure o Arduino para sua placa arduino mega:

Vá na aba configuration.h e verifique se a MOTHERBOARD selecionada é a 33 e compile para verificar se não há erros.

Não ocorrendo erros , mande carregar e sinta a emoção de ver as coisas aparecerem no display ! rs

OBSERVAÇÃO: Os motores das extrusoras ficam desabilitados enquanto a temperatura da extrusora não atinge temperatura superior a 170°C.

Boa diversão !

Agora para quem prefere usar o Marlin, siga os passos abaixo:

Baixe a versão mais atual do Marlin neste Link.

Extraia os arquivos no seu PC.

Dentro da pasta do Marlin, há uma pasta chamada Arduino Addons.Copie as bibliotecas conforme a figura abaixo e mescle as pastas com a pasta do Arduino.

Mescle com as pastas Libraries e Hardware do Arduino.

Dentro da pasta do Marlin, acesse seu configurador :

Carregue o arquivo configuration.h e configure os eixos e demais recursos das sua impressora nas abas a seguir.

Por motivos os quais ainda não entendi, o Marlin não permite selecionar a placa atarvés do configurador, mas não tem problema, selecionaremos manualmente mais adiante.

Faça o Download das configurações e extraia os arquivos no seu PC.

Carregue o Marlin.ino no compilador do Arduino:

Abra a aba Pins.h :

Observe que há diversas opções para RAMPS, que são elas:

EFB - extruder , Fan, Hot bed (caso utilize a saída de aquecimento do segundo  hotend como controle para o fan de resfriamento do bico.) É o caso da minha máquina.

EEB - extruder, extruder, hot bed - obviamente para quem utilizará 2 extruders

EFF - extruder, fan, fan - para quem tem uma impressora com dois coolers e só trabalhara com PLA sem mesa aquecida.

EEF - extruder, extruder, fan - para quem não utiliza mesa aquecida e tem duas extrusoras com PLA.

Faça sua escolha e configura o arquivo configuration.h:

Compile o código :

Não deverá dar nenhum erro, manda carregar:

Pronto basta ver o display inciar com os menus !

É isso, espero ter ajudado e te-los poupado dos diversos problemas que tive no acionamento das funções da impressora e compilação por não saber desta sequencia e ter que descobrir ralando com pesquisas no forum e no google.

RESUMINDO:

- Se você tem problemas nos acionamentos dos eixos verifique se estão com o driver ajustado, e teste com o firmware de teste postado lá em cima.Verifique se configurou para a placa certa de acordo com o Pins.h.Se sua extrusora não aciona, experimente aquecer o hot end acima de 170°C e teste novamente.(trava de segurança)

- Se você está tendo erros de compilação, verifique se copiou as pastas libraries, hardware e cores do seu firmware para a pasta do Arduino.

Para efeitos de teste, baixe o firmware da minha impressora que compilou e rodou Ok.(ajuste para seu hardware depois)

Repetier 0.92.3 RAMPS 1.4

Marlin_RAMPS1.4.rar

Criticas que venham a SOMAR neste trabalho serão bem vindas!

Um abraço!

Paulo

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
Boa Paulo gostei do tutorial. Abraços.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Ricardo de Sena

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Muito bom!! se você autorizar gostaria de usar algumas das suas imagem no meu blog para futuras postagem e é claro colocarei a fonte.

paulo pires

to repr...@googlegroups.com

Esta autorizado. Fique a vontade para utiluza-las.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/258935a4-9766-4e1e-8f06-54976e35658f%40googlegroups.com.