Ajuste - Rolamento Linear aberto com pillow block

393 views
Skip to first unread message

Jeferson Simões

unread,
Aug 5, 2014, 2:40:33 PM8/5/14
to repr...@googlegroups.com
Saudações,

Alguém que já trabalhou com estes rolamentos lineares saberia me dizer se há algum segredo para ajustá-lo?

Estou fazendo uns testes. Estes rolamentos ficam bem folgados, com jogo nos sentidos das setas vermelhas. Mas ao pressioná-lo contra o eixo, seta azul, fica legal.


Bruno Cabral

unread,
Aug 5, 2014, 2:44:54 PM8/5/14
to repr...@googlegroups.com
Certeza que seu eixo é 8mm e nao 5/16?

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d



Douglas Gerra

unread,
Aug 6, 2014, 10:24:33 PM8/6/14
to repr...@googlegroups.com
qual a tolerancia do eixo? 
Esses rolamentos normalmente ja vem com uma pré carga de fabrica.

Douglas Gerra

unread,
Aug 6, 2014, 10:31:53 PM8/6/14
to repr...@googlegroups.com
Esses rolamentos v-groove provavelmente são de inox ou aço temperado não?
lembrando q o material do trilho tem que ser mais duro que ele.

On Tuesday, August 5, 2014 4:44:45 PM UTC-3, Jeferson Simões wrote:
Na verdade é 12mm. Os pillows têm parafusos de ajuste, um no centro do topo, e um na lateral. Estou testando aqui, e depois dou um feedback. Não sei se precisa ter "as manha", por ex, ajustar sempre um e depois outro parafuso... Ou é só montar de qualquer jeito mesmo, e dar carga ao travar todo o conjunto com carro e castanha, de uma forma que ao apertar o carro à castanha, traga todo o carro/pillows mais rentes aos eixos.

Deixo algumas fotos que talvez alguém possa usar de ideias. A máquina final será com eixos de 20mm com suportes padrões, e plates em alumínio. Mas nesse teste, sem os componentes ainda, montei os eixos apoiados em perfis L, e os furei. Ficou bem legal:

Imagem inline 1

Imagem inline 2

Outra dica que possa ser útil para alguém... eu pelo menos quero desenvolver algo em cima disso. Para montar um sistema linear de baixíssimo custo, mas sem descer tanto às guias telescópicas de gaveta. Comprei da China esse pacote de rolamentos V. Foi cerca de uns U$11, o pacote com 20. Faz muito tempo, então nem lembro o vendedor ou nome do rolamento. Mais tarde eu procuro.
Quero encontrar um perfil legal em aço para apoiá-lo. O lado negativo é o DI deste pequenino, apenas 4mm. Mas irá aguentar uma fresadorinha para PCI, ou poderia ser usado para montar essas impressoras deltas que vejo aqui no grupo, desde claro, substituindo os perfis em alumínio por alguma solução em aço.

Imagem inline 3

Jeferson Luiz de Oliveira Simões
CNC ao seu alcance
12 3929-2881
12 997-539-696


--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse tópico, acesse https://groups.google.com/d/topic/reprapbr/fvd_Gl1-1So/unsubscribe.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/SNT152-W65D13A40C5343E0432FF4DF5E30%40phx.gbl.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Bubolz

unread,
Aug 7, 2014, 8:31:28 AM8/7/14
to repr...@googlegroups.com
A tempos comprei um lote desses rolamentos pra testar... os meus vieram "todos" com excentricidade e uma rebarba bizonha na borda interna do corte "V" e infelizmente não deu pra  aproveitar nenhum.

Abs.
Reply all
Reply to author
Forward
Message has been deleted
Message has been deleted
0 new messages