Barras redondas de 5/16 lisas de Aço Inox

Paulo Fernandes

to RepRapBR
Olá pessoal,

As peças do Henrique chegaram, muito boas, por sinal!!

Portanto, comecei a montar a Prusa, uma coisa que faltava, eram as
barras lisas de 8mm, depois de muito ler sobre o problema da ferrugem
nessas barras, comprei hoje barras de inox, medida, 5/16, não achei
nada aqui em São Paulo/SP de 8mm, com o rolamento linear de 8mm no
bolso, testei, da para notar uma minima folga, não foi caro, vale
arriscar, afinal, creio que elas não enferrujam, mas tenho algumas
duvidas?

O que vocês acham de usar aço inox?

Alguém já usou 5/16 com rolamento de 8mm, teve problemas?

Anderson Cunha

to RepRapBR
quanto custaram as barras?

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Como disse anteriormente, tenho as guias cilíndricas de 8 mm.

Acabei de testar com os rolamentos que recebi ainda hoje.

PERFEITO.

Abraços.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
o Inox é mole...
Veja o orçamento que eu mandei das barras cromadas de 8mm, já vem
cortadas, as 6 por R$70

ALain
PS: o orçamento não é meu, eu só copiei...

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Henrique Muringa

to RepRapBR
Alain tem certeza que vc vai insistir que o inox é mole?

Sério, não tenho nem o que comentar, sei lá vc deve vir de Kripton só
pode ser...

Uma barra de 45 cm dessa, com quase 8mm de diâmetro, ainda se fosse
uns 5 metros e os esforços fossem maiores...

Paguei aqui em São Carlos R$12,00 o metro, comprei 2,5 metros e deu
tranquilo...

Acho que minha próxima impressora vai ser de Adamantium, aí eu quero
ver alguém falar que é mole, que enferruja....

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
É bom mesmo o esclarecimento do material eu tbm acho o inox material duro.

Tanto é que o pessoal compra pregos de inox em depósitos para pregar material duro.

Roberto [RJ]

to repr...@googlegroups.com
Essa ddo Inox entortar acho que quem colocou na lista foi eu.

Comprei uma barra roscada pra minha cnc e rapidinho ficou cheia de curvas.
Voltei pro galvanizado
Roberto(RJ)
22795-380

to repr...@googlegroups.com
Alain, eu considerei esse valor,  um bom valor.

Vou começar a montar a minha! :)

Sandman
Cel: (11) 9773-0828

Diogenes

to repr...@googlegroups.com
Como saber se não comprou gato por lebre.
Será que era Inóx mesmo?

Anderson Cunha

to RepRapBR
Aço inox dobra até um certo limite, que é muuuuuuuito pequeno, por
isso que falam que não dobra, da pra empenar, mais do que isso não.
Usamos em obra o prego de aço, pois o mesmo é o único que entra no
concreto com resistência superior a 20mpa.

Se dobrou pode ser aço com teor de carbono mais baixo, o aço de
construção que parece ferro, possui alta resistência, mas dobra. (zona
elastica).

Temos 2 tipos de Aço:

Resistência natural e Resistência Artificial.
O de resistência natural, deforma um pouco e quebra. Ex Aço CA50
O de resistência artificial nem avisa, aguenta muito mais carga, mas
no limite simplesmente rompe. Aço CA60, inox.

Henrique Muringa

to RepRapBR
Valeu pela aula Anderson, mas a gente deve ter irritado o Alain que
ele nem voltou aqui pra praguejar rsrs

Insisto... Adamantium...

Paulo Fernandes

to RepRapBR
Paguei R$ 25,00 já cortadas, em um casa que só trabalha com Inox !

Praticamente o mesmo valor que o Henrique pagou.

Segue contato abaixo:

http://www.moreirainox.com.br/empresa.htm

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
Boa aula mesmo mais uma para aprender.

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
sim com certeza é MAIS mole...
para um eixo Y de 25cm, precisa avaliar se faz diferença, mas não temos
ferramentas para isso...

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Desisto, montem de chocolate se quiserem

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
e não esperem mais esse tipo de esforço de minha parte.

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Eu sei que foi, mas o povo aqui é formado em mecanica espacial.

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
Boas caro Eduardo.

Tenho disponíveis guias de 8 mm, 16 mm e 20 mm, todas retificadas.

Caso tenha interesse é só gritar:

rar...@terra.com.br.

Abraços.

Rubens

to repr...@googlegroups.com
Não que eu entenda muito dessas coisas, mas acho que o ideal seria uma
barra de aço cromado, não necessariamente inox.
O inox é um aço de baixo carbono, e quanto menos carbono, mais "mole"a
barra. Porém, o inox não oxida por uns longos anos (uns 5 fácil), e é
resistente ao desgaste.
Além da cromagem na barra, eu faria de aço 1045 cementado e
retificado, pegaria uma barra de 1045 com diametro maior, usinaria pra
8mm, faria o tratamento térmico, cromaria e retificaria, mas só deus
sabe o quanto custa isso.
Dá pra fazer tratamento térmico também na barra de aço inox, um aço
inox martensítico (inox 410, 430) com cementação fica impecável pois
não risca e também não é mole.

Outra coisa, e aquelas barras de aço cromo retificadas da marvitubos?
Eu vi que alguém aqui falou em fazer com elas, será que é uma boa?

--
Lincoln Paulichei
Equipe eX-Goose - Aerodesign UFPR

Albuquerque

to repr...@googlegroups.com
Rubens,

Coloque os seus pre�os, isto interessa a todos.

Por exemplo qual o pre�o das guias 8 mm e 16 mm nos seguintes comprimentos;

420, 406, e 350 mm.

Qual cidade vc est�?

Albuquerque

to repr...@googlegroups.com
Usem de chocolate! !!

Alain
-------
Nossa lista: <http://groups.google.com/group/microsdiy-br/about?hl=pt-BR>

Lincoln Paulichei <lincolnp...@gmail.com> escreveu:
> [...]
 �o é
meu, eu só copiei...

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com

Alain, voce ta passando bem? :oD

---
Enviado do meu Motorola PT550
Meu site: http://www.tabalabs.com.br

> [...]
>
> Outra coisa, e aquelas barras de aço cromo retificadas da marvitubos?

> Eu vi que alguém aqui falou em fazer com elas, será que é uma boa?

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
 Tá, ele só ficou bravo pq eu chamei ele de Kriptoniano...

Devia ter ficado lisonjeado né, mas rsrs

Alain, relaxa... =]

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Cansei de tentar ajudar, gastar tempo e esforço explicando o como e o porque e os problemas que vao acontecer...

Agora so vou dar conselhos àqueles que respeitam a minha opinião, cois que eu vi não é generalizada.
Alexandre Souza <alexandre...@gmail.com> escreveu:

Alain, voce ta passando bem? :oD

---
Enviado do meu Motorola PT550
Meu site: http://www.tabalabs.com.br
to repr...@googlegroups.com
Eu respeito! E tenho mais dúvidas!!!

Andei fuçando em umas lojas de modelismo pela internet e encontrei uns tubos de fibra de carbono.

Eles são mais caros que o aço, mas seriam mais resistentes a flexão?

O motivo da dúvida é que estudo a possibilidade de diminuir os pesos das barras ao máximo.

[]s
 ¡
vem

Rodrigo Alexandre Dias Damasceno

to repr...@googlegroups.com
Eu vendo tubos d fibra d carbono 5mm, mais meu distribuidor tem se nao me engano 8mm!
A questao de diminuir, so se for o peso, pois o preco d 1m d tubo 8mm deve ficar proximo dos R$25

abs
Rodrigo Damasceno

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Você tem idéia de como que ela se comporta em termos de flexão?

Sempre ouvi falar da resistência superior para o mesmo peso, mas isso não implica em rigidez, assim como deve variar muito com a espessura da parede. Se esse tubo é otimizado para aeromodelismo talvez tenha parede muito fina (só achômetro...)

Aliás, Alexandre, porque esse desejo pelo menor peso?

Alain

-- Minha linguagem de programação favorita é SOLDA --

Alexandre Guimarães

to repr...@googlegroups.com
Esse é um desejo para projetos futuros. Mas isso me interessa agora porque a Ultimaker tem dois eixos que são móveis.

No futuro, o que eu puder fazer para diminuir inércia, bem como aumentar a precisão e resolução, vou tentar fazer.

[]s

Rodrigo Alexandre Dias Damasceno

to repr...@googlegroups.com
Entao, Dependendo do tamanho ela tem uma flexao sim!
Qual tamanho q seria as pecas?
Olhei no meu distribuidor e o q ele tem é com 8mm d diametro externo por 6mm d diametro interno! Isso é uma parede de 2mm!
Procurei aki e achei uma desses tubos! Um pedaco ai d uns 30 cm, acho aguentaria legal, mais os testando pra saber!

abs
Rodrigo Damasceno

Rodrigo Alexandre Dias Damasceno

to repr...@googlegroups.com
CORRECAO, parede de 1mm

Rodrigo Damasceno

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Ah Alain larga a mão de ser cabeça dura vai... Com todo respeito, vc sinceramente acha que Inox é mole demais?

Vamos fazer o seguinte então, dia 17/03 minha impressora vai estar no encontro em Campinas, se vc estiver por la, eu deixo vc entorar as barras de inox da minha impressora usando suas mãos, se vc conseguir fazer isso SEM QUEBRAR UMA PEÇA DE PLÁSTICO, eu nunca mais dou um pio nesse fórum, troco as barras e coloco de cromo, de aço reforçado endurecido retificado corrigido e abençoado...

Sério o inox é infinitamente mais resistente que qualquer porrinha de peça de plástico, que é a estrutura da impressora, vc não vai entortar uma barra de inox numa porcaria duma RepRap, vc vai quebrar a impressora muito antes do inox sentir cócegas... Agora se vc quiser questionar a resistência da impressora aí são outros 500, e eu sei da opinião da gangue da masmorra quanto a isso, e continuo com opinião diferente, é um lixo a estrutura, mas imprime, funciona, a qualidade é boa e ta lá no blog a prova...

Lincoln Paulichei

to repr...@googlegroups.com
galera se empolgou em discutir :p

Outra coisa, conheço fibra de carbono, e cara, só barra maciça pra não
flexionar. Mesmo as barras maciças são uma puta diferen;ca no peso,
maaaaas n preço então nem se fala.
Uma barra de 8mm maciça, além de difícil de achar, custa lá seus 60 a
80 reais com 750mm de comprimento.
Ela é mais elástica do que o aço mesmo assim, a maior vantagem mesmo é
a massa delas. Só que como o muringa disse, quero ver uma paradinha
dessa flexionar uma barra assim.

Eu acredito no inox, seja la qual for e como for!
Caras, já teve algum caso de barras realmente flexionadas em alguma
reprap que usassem barras de 8 mm?