Tutorial controlando a impressão wi-fi

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Olá,

Implementei na minha impressora um sistema de controle wi-fi que substitui o computador usando o OctoPrint, e abre um 'site' na sua rede interna que você acessa pra controlar a impressora.
Pra começar você vai precisar de:
Dito isso vamos lá!
Modo fácil
  1. Baixe a Imagem 'pré feita' do OctoPi: http://docstech.net/OctoPiMirror/
  2. Passe os arquivos do .zip para o SD a ser usado no RPi
  3. Conecte o RPi a um monitor
  4. Conecte teclado e mouse ao RPi
  5. Ligue o RPi
  6. Após o boot, abra o terminal e rode:
    sudo apt-get update
  7. Depois
    sudo apt-get install matchbox
  8. E por último
    sudo apt-get upgrade
  9. Feito isso desconecte o teclado e conecte o WiFi Dongle
  10. Vá no 'menu iniciar' e em Accesories abra o Keyboard
  11. Abra o WIFI Config e configure sua conexão WiFi
  12. Desligue o RPi, desconecte o mouse e o conecte na RAMPS
  13. Ligue o RPi e aguarde em torno de 30s-1min
  14. Acesse http://octopi.local/, crie um usuário e pronto, você já pode controlar sua impressora wifi!

Modo Avançado (Adaptado ao português do guia oficial)
  1. Instale o Raspbian no seu SD
  2. Execute:
    1. cd ~
      sudo apt
      -get install python-pip python-dev git
      git clone https
      ://github.com/foosel/OctoPrint.git
      cd
      OctoPrint
      sudo python setup
      .py install
    2. sudo usermod -a -G tty pi
      sudo usermod
      -a -G dialout pi
    3. Agora você deve poder rodar o OctoPrint:
      pi@raspberrypi ~ $ octoprint
       * Running on http://0.0.0.0:5000/
  3. Agora, você deve fazer o octoprint iniciar automaticamente
    1. Copie os Scripts para suas pastas respectivas e faça o init script executável:
      sudo cp scripts/octoprint.init /etc/init.d/octoprint
      sudo chmod
      +x /etc/init.d/octoprint
      sudo cp scripts
      /octoprint.default /etc/default/octoprint
    2. Adicione o script ao autostart usando:
      sudo update-rc.d octoprint defaults
    3. Você agora poderá iniciar/parar/reiniciar o Octoprint usando
      sudo service octoprint {start|stop|restart}
  4. Faça tudo acessível na porta 80:
    1. sudo apt-get install haproxy
    2. Configurações:
      global
              maxconn
      4096
              user haproxy

      group haproxy
              daemon
              log
      127.0.0.1 local0 debug

      defaults
              log
      global
              mode    http
              option  httplog
              option  dontlognull
              retries
      3
              option redispatch
              option http
      -server-close
              option forwardfor
              maxconn
      2000
              timeout connect
      5s
              timeout client
      15min
              timeout server
      15min

      frontend
      public
              bind
      *:80
              use_backend webcam
      if { path_beg /webcam/ }
              default_backend octoprint

      backend octoprint
              reqrep
      ^([^\ :]*)\ /octoprint/(.*)     \1\ /\2
              option forwardfor
              server octoprint1
      127.0.0.1:5000

      backend webcam
              reqrep
      ^([^\ :]*)\ /webcam/(.*)     \1\ /\2
              server webcam1
      127.0.0.1:8080
    3. Isso permitirá acesso ao seu RPi em http://<IP do seu RPi >
    4. Modifique /etc/default/haproxy e ligue o haproxy mudando ENABLED para 1
    5. Agora você pode iniciar o HAProxy com o seguinte comando
      sudo service haproxy start
    6. Se tudo funcionar você pode adicionar as linhas seguintes a ~/.octoprint/config.yaml (crie se não já existir)
      server:
          host
      : 127.0.0.1
    7. Reinicie o RPi
  5. Por Último você pode configurar para acessar sua impressora simplesmente digitando seu nome na barra de endereço:
    1. Instale o Avahi
      sudo apt-get update && sudo apt-get install avahi-daemon
    2. Para computadores Windows instale o Bonjour
    3. Permita a passagem de dados por protocolo UDP na porta 5353 (de uma olhada aqui para instruções detalhadas de como preparar o windows)
    4. Edite o Hostname de seu RPi para <sua impressora>
      sudo nano /etc/hostname
    5. Faça o mesmo em /etc/hosts, aqui troque o nome atrás de 127.0.1.1 para <sua impressora>
      sudo nano /etc/hosts
    6. Reinicie seu RPi
      sudo reboot
    7. Você agora pode acessar o OctoPrint em <sua impressora>.local
    8. Você também pode acessar o RPi por ssh em <usuário>@<suaimpressora>.local
  6. Pronto, se tudo correu bem seu Octoprint está positivo e operante.
Extras
  1. Se você usou o método fácil (OctoPi)
    1. Dando update no seu Octoprint
      1. cd ~/OctoPrint
      2. git pull
      3. ~/oprint/bin/python setup.py install
      4. sudo service octoprint restart
    2. Mudando o Branch do seu Octoprint
      1. cd ~/OctoPrint
      2. git checkout devel && git pull
      3. ~/oprint/bin/python setup.py install
      4. sudo service octoprint restart
  2. Agora, se você usou o método avançado:
    1. Dando update no seu Octoprint
      1. cd ~/OctoPrint/
      2. git pull
      3. sudo python setup.py install

    2. Mudando o Branch do seu OctoPrint
      1. cd ~/OctoPrint
      2. git pull
      3. git checkout <branch>
      4. sudo python setup.py install

    3. O branch estável é o master e o de desenvolvimento é o devel
Bem pessoal, é isso. Desculpe se o tutorial ficou muito grande, mas eu tentei ser bem detalhado nas instruções. Tem outras capacidades do OctoPrint que esse tutorial não cobre, como o uso de uma webcam, mas se for requisitado eu adiciono uma parte dedicada ao uso da webcam.
Uso o sistema a +- 6 meses e recomendo, seguem fotos de meu setup e da aparência geral da interface.

Por enquanto é isso pessoal, boas impressões !

Fotos:

O vizualizador de Gcode durante uma impressão.

A tela principal, de controle de temperatura.

A tela de controle manual

O terminal de Gcode.

Bernardo Meurer.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Muito bom, pra mim só falta o raspberry Pi!! rsrsrs
      1. cd ~/OctoPrint/
      2. git pull
      3. <div class="prettyprint" style="border: 1px solid rgb(187, 187, 187); word

Luciano Moda - GTMax3D.com.br

to repr...@googlegroups.com
Pra mim falta só a coragem... kkk

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com

Bernardo, parabéns pela iniciativa... Eu estou com um Raspberry parado aqui,  inclusive com webcamb..  Só esperando tempo pra implementar.

Abraço.

Alex

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Roberto (RJ)

to repr...@googlegroups.com
Achei super legar a colaboração do Bernardo Meurer e antes de o comprimentar pela execelente iniciativa e senso de participação fui ver no nosso cadastramento onde o mesmo estava estacionado.

Então, o cara é quase nosso vizinho,

Parabéns Bernardo
Vamos pra praia que hoje o sol esta bão.

Roberto(RJ)

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
Grande Bernardo!
Primeiramente parabéns pela iniciativa!

Animei de mexer em um RPi que tenho aqui mas ainda não pus a mão...

perguntinha:
Como é a conexão do RPi com a RAMPS? via USB?

[s]

chico
[...]

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Chico,

É por USB sim, olhe a foto aqui em baixo do meu setup, uma porta entra o USB e na outra o Dongle WiFi.

E obrigado pelo reconhecimento pessoal! Qualquer dúvida já fiz e refiz esse setup umas 3 vezes, então já resolvi muito problema estranho.

Bernardo Meurer.

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Alex, se você quiser eu faço o tutorial de implementação com a webcam também, ainda não fiz no meu setup aqui por falta de hub USB, mas a diferença no modo avançado é pouca, só muda a config no HAProxy se eu não me engano.

Bernardo Meurer.

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

Bernardo,

Parabéns pelo tutorial...

Eu já estou com um Raspberry pi, para iniciar os testes, e sem dúvida seu tutorial irá facilitar muito.

Valeu

Sds

JP

[...]

    1. Agora você deve poder rodar o OctoPrint:
pi@raspberrypi ~ $ octoprint
 * Running on
http://0.0.0.0:5000/
  1. Agora, você deve fazer o octoprint iniciar automaticamente
[...]
    1. Adicione o script ao autostart usando:

sudo update-rc.d octoprint defaults

    1. Você agora poderá iniciar/parar/reiniciar o Octoprint usando
sudo service octoprint {start|stop|restart}
  1. Faça tudo acessível na porta 80:
[...]

André Reuter

to repr...@googlegroups.com
Olá, parabéns pelo tutorial! Já procurava uma solução assim faz tempo.
A pergunta é: também é possivel usar isto com uma Gen7?
Obrigado.

Att. André Reuter

Em sábado, 23 de agosto de 2014 19h43min38s UTC-3, Bernardo Meurer escreveu:
      1. cd ~/OctoPrint/
      2. git pull
      1. <div class="prettyprint" style="border: 1px solid rgb(187, 187, 187); word

    Bernardo Meurer

    to repr...@googlegroups.com
    Nunca testei com uma Gen7, porém tenho quase certeza que funcionará com qualquer placa que rode o Marlin. O RPi nesse sistema funciona como um computador mesmo, então acredito que não importe a placa e sim o firmware.

    Bernardo Meurer.

    André Reuter

    to repr...@googlegroups.com
    Sim, dei uma olhada na documentação do OctoPrint no github e lá tinha os testes de alguns usuarios com a Gen7 parece funcionar normalmente, mas só li pessoas fazendo com o Raspibian não sei como seria do outro modo. O jeito é testar. Obrigado.

    André Reuter

    chico simoes

    to repr...@googlegroups.com
    Salves!

    Hoje implementei esta solução e fiquei bem contente! Vou correr atrás de uma câmera! hehehe
    O que eu mais gostei foi ter o meu próprio gcode.ws e ainda funfar sincado com a impressão!

    Surgiram algumas duvidas que gostaria de compartilhar/refletir com vcs:

    1) Será que conseguimos usar um cam usb?
    2) Alguém implementou o cura como fatiador integrado?

    [s]

    chico

    Em 23-08-2014 19:43, Bernardo Meurer escreveu:
    --
[...]
    Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/bcad2fce-f8fe-4aeb-a36b-4f366a2a1c6e%40googlegroups.com.

    Bernardo Meurer

    to repr...@googlegroups.com
    Chico,

    A um tempo atrá eu implementei o cura como fatiador embutido, posso fazer denovo e adicionar a esse tutorial, você tem interesse?
    Se eu não me engano o OctoPi é compátivel com webcams USB.

    Bernardo Meurer.
      1. Faça o mesmo em /etc/hosts, aqui troque o nome atrás de <font

    chico simoes

    to repr...@googlegroups.com
    Opa Bernardo, tenho interesse sim!
    Vou dar uma olhada em breve nisso, se quiser apontar os caminhos posso tentar resolver!
    A primeira etapa foi mole mole hehehe!

    vou testar com a cam então!

    [s]

    chico
[...]

    Bruno Cabral

    to repr...@googlegroups.com
    Olá

    Algum dos senhores testou o octoprint num linux em PC? Apos instalar a partir do git, rodei o octoprint e encontrei um syntax error e nao consegui achar nada relativo a isso no google.

    !3runo

    chico simoes

    to repr...@googlegroups.com
    Hummm boa ideia a sua heim!

    Acho que em uma maq virtual rolaria não?

    Já conseguiu subir um rPi virtual?

    [s]

    chico simoes

    to repr...@googlegroups.com
    Bernardo, achei a documentação aqui:

    https://github.com/foosel/OctoPrint/wiki

     vou testar e reporto por aqui.

    [s]

    chico
    Em 08-09-2014 13:20, Bernardo Meurer escreveu:
[...]

    Bruno Cabral

    to repr...@googlegroups.com
    estou instalando num thinclient, queria evitar (se possivel) rodar virtualizado

    !3runo

    chico simoes

    to repr...@googlegroups.com
    Bruno, o cara chama, na verdade octoprint.

    http://octoprint.org/download/

     O octopi é uma distro para rpi com o octoprint configurado e rodando...

    [s]

    chico
[...]

    Bruno Cabral

    to repr...@googlegroups.com
    Foi o octoprint a partir do GIT que esta dando erro de syntax mesmo. eu nao tenho rasberry pi.

    !3runo

    --
    http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

    Cláudio Sampaio

    to repr...@googlegroups.com
    Foi o octoprint a partir do GIT que esta dando erro de syntax mesmo. eu nao tenho rasberry pi.

    Qual erro? Quando você tentava fazer o quê, rodar ou preparar/compilar? python setup.py install ?

    --
    Cláudio "Patola" Sampaio
    IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa

    Bruno Cabral

    to repr...@googlegroups.com
    A instalacao ocorre normalmente. Ao chamar octoprint no prompt ele da erro de sintaxe numa linha la. Como as instrucoes nao dizem que versao do python precisa, eu nao programo (nem quero) em python e nao tem nenhum "stable" para baixar, estou empacado

    !3runo

    Cláudio Sampaio

[...]

    2.7

    Cláudio Sampaio

    to repr...@googlegroups.com
    Se quiser me põe a saída do terminal que eu tento te ajudar. Melhor ainda se for interativo pelo hangouts, pat...@gmail.com, topa?

    Bruno Cabral

    to repr...@googlegroups.com
    Entao o problema é esse, porque a versao instalada na distribuicao é a 2.6 :-(

    Obrigado, vou instalar um python mais novo

    !3runo

    chico simoes

    to repr...@googlegroups.com
    Bernardo, fiz seguindo este tutorial aqui, do próprio octopi: https://github.com/foosel/OctoPrint/wiki/Cura-Integration

    Foi tranquilo, tem que criar uns diretórios que ele não fala mas é tranquilo...
    Mas ele fatia automaticamente depois do up, seguindo um config prévio que vc aponta. Dá pra deixar uns 3 ou 4 lá, e escolher dentre eles... Não é exatamente o que eu gosto de fazer mais agora rola de printar "direto do thingverse"! rs

[...]

    Bernardo Meurer

    to repr...@googlegroups.com
    Boa Chico!
    Vou traduzir o tutorial aqui pra todo mundo entender.

    Bernardo Meurer.

    Ornando Cerqueira

    to repr...@googlegroups.com
    Show!!!
      1. sudo nano /etc/hostname
      1. Faça o mesmo em /etc/hosts, aqui troque o nome atrás de 127.0.1.1 para <sua impressora>
        sudo nano /etc/hosts
      2. Reinicie seu RPi
        sudo reboot
      3. Você agora pode acessar o OctoPrint em <sua impressora>.local
      4. Você também pode acessar o RPi por ssh em <usuário>@<suaimpressora>.local
    1. Pronto, se tudo correu bem seu Octoprint está positivo e operante.
[...]

          Bernardo Meurer

            Fabricio Fabricio

            to repr...@googlegroups.com
            Pessoal,

            Vou postar a minha contribuição aqui

            Recentemente eu instalei o OpenWRT em um roteador que tinha encostado aqui e seguindo um tutorial consegui instalar o Octoprint nele com sucesso.

            Para quem não conhece o OpenWRT é um firmware que substitui o sistema original de alguns roteador dando ele poderes de Linux :)

            Não vou entrar no mérito da instalação do openwrt pois cada roteador possui uma forma diferente de fazer a troca do seu firmware ,que se feita de maneira errada pode necessitar de um conhecimento mais avançado para corrigir.

            O que eu utilizei:
             - Um roteador compativel com OpenWRT que tenha uma porta usb.
             - Uma hub usb.
             - Um Pendrive.
             - Uma impressora 3D :)

            Apos o OpenWRT instalado e configurado segui este tutorial:

            Existem roteadores mais baratos que um raspberrypi no Kalunga por exemplo que podem ser utilizados para esse fim.

            Lembrando que é algo experimental, ainda estou em fase de testes mas até o momento não tive problemas.

            Não sou patrocinado pelo Kalunga :) mas segue o link de um roteador que pode ser utilizado, não pesquisei preço mas acredito que deve ter lugares mais baratos.

            chico simoes

            to repr...@googlegroups.com
            Parabéns Fabricio, e obrigado pelas infos!

            [s]

            chico
            Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

            Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

            Fabricio Fabricio

            to repr...@googlegroups.com
            Pessoal Boa noite,

            Vim fazer uma retificação na minha postagem pois fui contactado pelo Zoroastro Santolim informando que me equivoquei no modelo do roteador , o modelo correto é esse :

            Segue o email dele na integra:

            "Boa tarde Fabrício,

            entrei agora no grupo RepRapBR e vi esta sua contribuição.
            Acho válido comentar que o roteador que você indicou, o wr702n não tem porta usb nenhuma e não poderia ser utilizado para fazer o que é necessário. Acho que você deve ter se referido ao modelo TP-LINK MR3020, que é bem parecido, mas tem porta USB (https://www.balaodainformatica.com.br/produto/45050/?parceiro=googleshop&utm_source=google&utm_medium=comparador&utm_campaign=googleshop&gclid=CLT5-8GU0cUCFVYSHwodzbAAtQ)

            O setup neste roteador não é para os fracos de coração, hehehe... depende de muita configuração, eu sei, pois possuo os dois roteadores acima e já modifiquei o MR3020, não para este tipo de aplicação.

            No mais, achei ótimo a sua contribuição, pois não havia imaginado que poderia utilizar o MR3020 para este fim!

            Forte abraço,
            Zoroastro."

            Obrigado pela correção !

            O router que uso é um pirelli pdg e4001n , (isso mesmo marca de pneu rs) , uma hub usb e um pendrive de 16gb para instalar o OctoPrint.

            Estou usando até agora sem problemas, não tive travamentos ate o momento.