HELP? Motores X e Y funcionando mas Z e Extruder não

rafa silveira

to RepRapBR
Sou iniciante no mundo das printer 3d e leigo em robótica/eletônica.
Vou tentar relatar todos os passos q fiz até aqui:

1) Arrisquei e comprei de 2ª mão uma impressora 3D MEGAPRUSA, daquelas que vem com os drivers controladores embutidos na placa do próprio fabricante 3DSTUFFMAKER. Instalei os programas e ao mandar imprimir a placa resetava logo no início dos movimentos da impressora. Não consigo resposta do cara q me vendeu e acabei ficando com o abacaxi.

2) Como não achei nada parecido nos forums, resolvi trocar a placa e comprei um ARDUINO MEGA 2560 + controladores RAMPS 1.4.

3) Comecei a substituição da placa e ao religar os cabos, percebi que os sensores endstops da placa antiga (da 3DSTUFFMAKER) não serviam por serem de 4 fios. Comprei sensores novos e adaptei os encaixes nos suportes dos antigos sensores.

4) Liguei o restante dos cabos, baixei o firmware do arduino no Github, fiz as configurações seguindo videos explicativos do youtube. Ao tentar testar o funcionamento com comandos para mover os eixos X, Y ou Z, os motores tremiam e nada se movia. Percebi que os cabos que vieram com a placa tinham os fios em ordem diferente dos da original. Enão, por tentativa e erro fui mudando os 4 fios de posição no encaixe até descobrir uma combinação que seriva ( VERMELHO, PRETO, VERDE e AZUL). Isso funcionou para os eixos X e Y. Para o eixo Z e para o Extrusor, não deu. O eixo Z continua tremendo e movendo irregular, às vezes nem se move. O Extrusor, quando se move, move lentamente. Chequei os valores no configuration.h e estavam semelhantes ao que a maioria configura, logo deveriam servir de início para depois eu afinar a calibragem. Mas não deu certo.

5) Resolvi fazer outros testes para saber se os motores estavam com defeito, então, liguei o Extrusor no encaixe X da placa e ao efetuar comando de mover em X o extrusor funciona perfeitamente. Fiz o mesmo teste em Y e o extrusor continuou funcionando. Com base nisso alterei no configuration.h os valores para o extrusor igualando aos valores de X e Y achando que daria certo. Porém não deu. Continua se movendo muuuuuuuito lentamente e fazendo barulho.

6) Fui fazer o mesmo teste para os moteres do eixo Z e o resultado foi diferente. Em qualquer encaixe da placa que eu ligue os motores Z eles rodam tremendo, parando, com barulho... Nada muda. Tentei novas combinações nos fios (verde, preto, vermelho e azul) dos motorez Z imaginando que poderiam ser diferentes mas nenhuma combinação funcionou.

Anexei fotos da impressora e da antiga placa da 3DSTUFFMAKER.

Alguém pode me dar uma luz do que possa estar acontecendo com o Z e o extrusor?

IMG_5307.JPG
IMG_5397.JPG
IMG_5305.JPG

rafa silveira

to RepRapBR
Seguem os parâmetros do configuration.h:

//// MOVEMENT SETTINGS
#define NUM_AXIS 4 // The axis order in all axis related arrays is X, Y, Z, E
#define HOMING_FEEDRATE {2000, 2000, 150, 0}  // set the homing speeds (mm/min)

// default settings

#define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT   {66.66, 66.66, 4000,600}  // default steps per unit for Ultimaker
#define DEFAULT_MAX_FEEDRATE          {100, 100, 5, 50}    // (mm/sec) >>> eixo z em 5
#define DEFAULT_MAX_ACCELERATION      {2000,2000,30,10000}    // eixo z de 100 para 180 X, Y, Z, E maximum start speed for accelerated moves. E default values are good for Skeinforge 40+, for older versions raise them a lot.

#define DEFAULT_ACCELERATION          3000    // X, Y, Z and E max acceleration in mm/s^2 for printing moves
#define DEFAULT_RETRACT_ACCELERATION  3000   // X, Y, Z and E max acceleration in mm/s^2 for retracts

Joberr

to RepRapBR
Ola,

Você calibrou a corrente dos drivers?

rafa silveira

to RepRapBR
Sim. Calibrei. Também Fiz um teste e troquei um dos motores e moveu corretamente. Eixos X Y Z se movem.
Agora estou com outro problema. Não consigo imprimir nada. Mando imprimir e a impressora nem se mexe.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

De cara observo que o feedrate do z está muito alto tente algo em torno de 250 -100 e verifique se muda,

Verifique se nenhum cabo está partido, meu extrusor não funcionava direito porque um cabo se partiu ao logo do tempo

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Talvez esteja aquecendo o hotend ou mesa aquecida, se for aquecimento da mesa tente deixar ela desativada e veja se a impressora vai começar a imprimir

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
O bico aquece?

Qual gcode de inicio?

Checou acionamento de endstops com o comando gcode M119 ?

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

to repr...@googlegroups.com

E morto mesmo (não vibra range... nada)? Inverta os driver e veja se o problema passa pra outro motor...

(só pra assoprar a brasa)

Em 22-05-2017 16:59, jordean firmino escreveu:

Talvez esteja aquecendo o hotend ou mesa aquecida, se for aquecimento da mesa tente deixar ela desativada e veja se a impressora vai começar a imprimir

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

rafa silveira

to RepRapBR
Pessoal obrigado pelas dicas. Haviam 2 problemas.
So resolvi quando levei o arduino no cara q me vendeu e testamos. 1º Tinha defeito nos 4 drivers.
2º alguns cabos originais estavam com os fio emendados com cores trocadas. É mole?
Vou continuar daqui e espero dar tudo certo. Obrigado e a todos!!!!