Upgrade de auto nivelamento

Kaoê Moraes Menna

to RepRapBR
Boa noite a todos do grupo,
eu possuo uma impressora do tipo Prusa/Graber com nivelamento automático de haste com servomotor e acionamento mecânico, porem a precisão deixa a desejar em vários aspectos na minha opinião. Procurando por soluções de nivelamento automático mais preciso, encontrei um nivelamento que utiliza o princípio do piezo elétrico para funcionamento, o que parece muito preciso. Abaixo estou deixando link para um anuncio do mercado livre para o dispositivo, onde tem um vídeo exemplificando o funcionamento.
Gostaria de saber se alguém já utilizou esse tipo de nivelamento, e caso positivo, vale a pena?
Também gostaria de saber quais tipos de nivelamento eu deveria procurar com base em suas experiências?

Gustavo Franco

to repr...@googlegroups.com
Bom dia,

BLTouch se quiser aproveitar a mesma fiação do servo e endstop ou sensor capacitivo de 8mm caso tenha mesa metálica.

Abraço,
Gustavo Franco

chico

to repr...@googlegroups.com
Achei bem elegante a solução! Detecção do som do bico batendo na mesa.

Da um pouco de dó do bico, talvez usar concomitante com uma sonda seja
interessante não?

Bem interessante o fato de ser desenvolvido aqui no Brasil! Mas muito
decepcionado com o fato de não ser open source...

(Vai lá ECJ, sozinho você chega longe!)

Gustavo Franco

to repr...@googlegroups.com

Luis Venturini

to RepRapBR
Tem todos os dados da pressão que exerce sobre a mesa, sabemos que a mesa não tem a mesma resistência em todos os pontos, então se você ja tem problema com o micro precisaria dos dados de pressão de acionamento do micro para comparar.
eu fiz um teste com um de membrana usado nas CNCs Routers e tirando o fato de ter que ser retirado do bico antes do inicio da impressão funciona tao bem quando o meu sensor Touch 3D.
com a vantagem de custar apenas US$5,00.

Kaoê Moraes Menna

to RepRapBR
Boa noite a todos,
Gustavo, achei interessante esse sistema, porem como minha mesa não é metálica acredito que seja inviável. Mas vou dar uma olhada para entender o funcionamento de qualquer forma.
Chico, concordo plenamente com você, uma pena não ser open source, o que ajudaria no desenvolvimento da tecnologia, quanto ao bater na mesa, não sei o quanto iria danificar o bico, uma vez que exige uma quantidade bem baixa de pressão para o acionamento, 0,09kgf com mínimo de 0,13kgf. Mas é uma observação interessante para levar em consideração sim.
Luis Venturini, que sensor você utiliza para essa técnica?

Obrigado a todos!

Luis Venturini

to RepRapBR

chico

to repr...@googlegroups.com

Luis,

por favor, poderia me passar o link ou nome deste produto?

Não encontrei nem perto deste valor.

Obrigado!

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com
Som do bico batendo na mesa?!

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/fbc841ec-0076-3d76-86d2-464fb5bd2d91%40gmail.com.

chico

to repr...@googlegroups.com

Não seria? hehehe

Piesos são sensores ou atuadores de vibração (e também pressão). Vibração = som.

Vcs já ligaram um pieso a uma pilha? Fiz muito instrumento eletroacústico com piesos...

Creio que em uma mesa de vidro o hotend vai amassar com o tempo... se for de um material mais mole que o latão deve aguentar mais...

Enfim

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Kaoê Moraes Menna

to RepRapBR
Opa chico,
 esse tipo especifico utiliza a pressão para aferir e não som, a pressão é exercida nele entre a estrutura da impressora e a entrada de filamento de hotend.

chico

to repr...@googlegroups.com

Pode ser entendido assim, não tem polêmica aqui.

O som é uma variação específica da pressão do ar. Se esta variação estiver em uma frequnêcia de 20 a 20mil HZs há som, se não só há pressão.

Se prestar atenção no vídeo postado aqui consegue-se ouvir claramente o bico batendo no vidro...

Entendo que o pieso detecta a alteração de pressão (som) resultante deste toque. Inclusive o dispositivo apresentado (se não estou falando bobagem) inclui um firmware que aplica uma série de filtros de frequência para isolar qual "som" utilizar na medição...

Se falei alguma bobagem me perdoem... estou apenas refletindo em grupo.

Abraço e

Simbora!

chico

[...]

Caselato

to repr...@googlegroups.com
Olá Pessoal!!

O Piezo gera corrente elétrica quando comprimido (quando se exerce uma  força Mecanica sobre ele ) e o inverso também se forçar uma corrente sobre ele
aumenta o seu tamanho.

Um Abraço
Caselato/DF

[...]

Renato Francisco

to RepRapBR
Estava com o mesmo problema de precisão no auto nivelamento até descobrir que o eixo do meu servo estava com folga que causava um jogo na haste. Desmontei o servo e coloquei mais pressão na presilha que segura o eixo principal ao potenciômetro interno dele (mais complicado explicar do que é fazer).

Tb sempre achei que esse "micro switch" de final de curso muito grosseiro para tal fim. Então peguei um switch de mouse gamer que estava quebrado aqui em casa e desenhei uma haste especifica pra esse padrão de forma que o switch ficasse 100% preso com um pino em um dos furos e parafusado no outro (como é no mouse mesmo). Alé disso segura o micro switch em 3 dos seus lados garantindo melhor solidez no conjunto.

A mudança foi enorme em precisão, usando o teste de M048 (Probe Accuracy Test) agora resulta em  "standard deviation" de 0.001225

Se quiser posso disponibilizar o stl da haste

Jeff

to RepRapBR