MatterControl, uma opção mais que necessária.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Após muita sofrência com o Repetier e suas birras com o Marlin (principalmente depois de tanto sofrer e chorar por causa do bed auto leveling - BAL) eu busquei novas opções, e eis que conheço o MatterControl. E vou dizer só um motivo que me fez migrar: Bed Auto Leveling INTERNO!
Nada de configurar no Marlin, nada de fazer gambiarra com servo com mal de parkison, sonda gastro intestinal ou pisca-pisca, nada de nada, apenas o bom e velho bico colado na mesa e pronto.
Vou tentar dar uma listada no que percebi do programa (peguei nele hoje pela manhã e ja me apaixonei pela interface que pra mim ta muito mais bonita que o Repetier.
Mãos a obra:

Primeiro vamos baixa o MatterControl é gratuito e está disponível para Win, Mac, Lin. Prometeram uma versão portátil em breve.
Após instalar em sua máquina vamos as configurações básicas:

Criando sua conta (assim poderá desfrutar do sistema Cloud disponível): siga os passos 1 e 2 e estará cadastrado.

Agora vamos conectar a nossa impressora, meu caso a Graber I3 com Marlin, ele suporta uma infinidade de maquinas e é tão intuitivo que nem vou descrever o passo a passo basta escolher as opções:

Após isso talvez seja necessário (meu caso) instalar alguns drives, apenas aceite e continue.

Nessa momento ela irá identificar a sua impressora e pedir para desconecta-la, apenas retire o cabo usb e agora ele vai pedir para você conecta-lo novamente, prossiga. e click em Conect:

Agora estamos conectados e praticamente prontos para imprimir:

Agora vamos ao reconhecimento da interface e aos ajustes finais na impressora:

Reconhecendo a interface:

Essas 11 marcações são as principais opções que você precisa conhecer para brincar com esse software.
São elas:

1- Add: aqui você cria "mesas" diferentes, serve para trabalhar com a mesma peça e testando configurações em cada uma delas, ou seja, poderá ver ao mesmo tempo a mesma peça com fatiamento e suportes diferentes (por exemplo). É capaz de abrir STL, AMF, ZIP, GCODE.

2- Create: O Create tem duas opções: Imagens e Texto. O Imagens é uma versão Demo e pode ser comprada, já o texto é gratuito e livre. Com imagens você pode criar bottons e carimbos. O Texto, bem, é texto e só.

3 - Queue... Um copilado de opções, como salvar, exportar, converter e outros.

4,5,6 - Rrespectivamente: Adicionar objetos na mesa. Editar o tamanho e rotação.  Exportar os objetos da mesa.

7 - As opções e configurações da impressora,trataremos dela mais abaixo.

8 - Senta o dedo nesse botão e queime seu plástico :p

9 - As mesas criadas ficam aqui para um acesso rápido.

10, 11 - Visão 3D e Layers de camadas. É na janela de layers que encontra o botão de fatiamento.

Agora vamos as configurações da nossa impressora para poder queimar bastante plástico.
Clique em Settings e Options:

Pra resumir: Utilize o botão Options da aba General para importar as configurações do Slicer.

Em Controls encontramos as opções de temperatura, Home, Fan e velocidade.

Agora em Options temos o mais sonhado: Bed Auto Leveling sem nenhuma gambiarra. Por ora vamos terminar de conhecer a interface e depois vamos fazer o BAL para o nosso alívio.

Nessa janela encontramos as opções de:

Bed Auto Leveling e sua configuração.

EEPROM e sua configurações

Terminal de comando do GCODE

Cloud para monitorar online as suas impressões.

Notificações que vão dês de mensagens em tela, passando por email e chagando a SMS (versão beta apenas para EUA e Canada, um dia nos teremos também aqui na América do Sul).

Linguagem do programa, se alguém puder faça uma tradução BR (talvez eu até faça), a comunidade agradece.

Slice Enguine, temos o Cura, o Slice3D e o fatiador do próprio MatterControl.

Display mode: opção de mouse e teclado ou tela de toque.

E por fim a cor da interface.

Bom já falamos demais e estamos atrasados, vamos ao que importa:

BAL sem firulas ae vamos nós!

Primeiro com nossa impressora conectada e calibradinha vamos fazer o mapeamento da mesa:

 Em Configurações de Bed Auto Leveling nos encontramos essa janela:

Vamos clicar em Next e faremos o home do XY, tenha certeza de que o seu bico está limpo para não atrapalhar na medição, e também coloque a mesa e a Extrusora na temperatura que você costuma imprimir, isso garante a certeza das medidas por causa da dilatação térmica, se medir com tudo frio, na hora de aquecer vai dar em caquinha.

Agora coloque uma folha de papel em cima da mesa e clique em next novamente.

Vá baixando o bico até ele prender a folha na mesa e ela ter de raspar para se mover. Vá baixando até o melhor ponto, se a folha não mover, foi demais então suba, vá dando next e calibrando. O primeiro é com cm, o segundo com mm e o terceiro com dmm. Esse ajuste será feito em 3 pontos então estará terminado.

Isso é tudo por hoje, espero que seja útil a cada um de vocês.

Esse "manual" é apenas uma retribuição por toda a ajuda que encontrei nesse grupo.

Esse programa é mais uma opção, e se é gratuita e livre, por que não usar?.

Att: Julio C. Bianor.

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Julio, parabéns pelo tutorial, muito caprichado.

Mas tenho um comentário. Esse nivelamento da mesa NADA tem a ver com o BAL, pois aquele é um nivelamento manual e o BAL é automático e feito antes de cada impressão para garantir uma boa aderência da primeira camada.

Esse nivelamento do MatterControl é apenas um auxilio ao nivelamento tradicional, ajustando os parafusos.

Abraços.

Alex.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É aquele que se adapta melhor as mudanças"  ( Charles Darwin )

Alex Borro

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Poxa voltei a estaca zero então.

Eu tive tanta dor de cabeça com o Bal do Marlin que acabei desistindo. A coisa toda funciona, faz a medição da mesa em 3 pontos e planta até bananeira mas na hora de imprimir ela simplesmente ignora tudo e mete reto na impressão, poderia me ajudar a resolver isso?

Estou com o Marlin mais atual, o Repetier também é (ambos eu baixei e instalei antes de ontem) segui todos os passos de tudo que encontrei no grupo e da na mesma, já fiz três vezes, cansei e ontem a noite eu busquei outras opções e acabei encontrando esse MatterControl.

Alex poderia me enviar em anexo o seu Marlin para que eu possa testar, posso ter esquecido uma ou outra linha de código aqui e esse pode ser o motivo.
Aparentemente assim que ele termina o BAL ele esquece tudo ou nem salva, não sei oque acontece. Por favor me ajude, não aguento mais apertar esses malditos parafusos kkkk.

Alex Borro

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Fiz um teste simples, assim como nos seus videos no youtube eu coloquei uma diferença (tampa de caneta) no lado direito, a mesa ta tooooorta que é uma beleza.
Por testes dei o comando do BAL no Gcode e ele foi la fez toda a firula de testar em matriz 3x3, dai percebi que os valores de XY foram zerados quando ele terminou, pensei comigo: isso deve ser assim mesmo. Mandei o Home de XY e então fatiei uma peça e mandei queimar plástico. O Z não subiu nem desceu conforme a mesa, simplesmente meteu o bico no vido (esse bico já sofreu que é uma maravilha). Fiz os procedimentos do Miguel umas 3 vezes, achei outros comentários espalhados no grupo e fui metendo bronca, valores atrás de valores e linhas atrás de linhas. Arranhei a documentação (não sou bom de "ingres") do Marlin na página oficial mas também ficou do mesmo jeito.
Tenho uma Graber i3, ramps 1.4, Marlin e Repetier atualizados e já to perdendo a esperança desse BAL. A chave de fenda já não sai da minha mão.

Fernando Massa

to repr...@googlegroups.com
engraçado, eu tentei usar esse programa e não consegui fazer funcionar direito.
Tive que voltar para o repetier.
Como faz quase um mês e estava testando esse entre outros programas, não lembro bem qual foi a causa, mas vou tentar seguir seu tutorial e usar ele novamente e ver se eu em algum momento fiz besteira.
Valeu pelo passo a passo. Excelente!

Fernando Massa

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Fico feliz que seja útil, a intenção é agregar mesmo, quanto mais opções melhor pra gente né, qualquer coisa caso não funcione me fala que eu tento ajudar, também conheço pouco esse programa, peguei ele hoje de manhã pra fazer o tutorial e até me surpreendi com as disponibilidades dele. Abs.

Francisco Angelini

to repr...@googlegroups.com
Duas coisas achei estranho no matte,

            A) ele não entendeu os Gcode no final

G1 E-10; Volta o filamento 5mm
G28 X0  ; home X axis
G1 Y170; Envia mesa pra frente para retirar peca
M84     ; disable motors

            B) das 49 camadas da peça de teste dele, imprimiu 48 e parou.

abraço

angelini

Em 30 de setembro de 2015 13:46, Julio Cesar Bianor <mr.loga...@gmail.com> escreveu:
[...]

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Francisco, eu não cheguei a imprimir nada, apenas usei o "DryRun", temperatura zerada e sem filamento, só pra ver o carro deslizar. ocorreu normal aqui. Tenta fuçar nas configurações.

Alexandre Nicolai

to RepRapBR
Seu erro está aí.
Não pode fazer home em nenhum eixo depois do bal.
Assim vc zera as coordenadas do bal.

Em quarta-feira, 30 de setembro de 2015 13:38:07 UTC-3, Julio Cesar Bianor escreveu:
[...]

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Alexandre, obrigado pela correção, mas na verdade meu problema não era esse, eu acabei de descobrir a causa, então vamos as correções:

E finalmente eu descobri onde estava errando, todo o procedimento do tutorial estava correto e funcionando, só que me faltava uma coisinha, talvez por falta de experiência com o GCode, ou por pura desatenção minha, mas o que me faltava era apenas isso:

Pois é, tudo que me faltava era apenas uma linha de código no início do GCode, Bastava abrir o Slicer e adicionar o comando de BAL direto no cabeçalho do GCode.

Descobri isso sendo naturalmente preguiçoso. Estava simplesmente dando os comandos G28 e G29 manualmente pelo Terminal do Repetier, sem nenhum sucesso até então, fiquei com preguiça e pensei: Por que não coloco isso já no inicio do código?!

Foi ae que a luz surgiu. Obrigado a todos que me ajudaram e me deram dicas que certamente nem teria chegado até aqui sem elas. Obrigado a todos.

André Reuter

to RepRapBR
Também achei estranho no inicio, mas na realidade ele começa com na camada 2 e para uma antes pq os graficos da ultima camada não acompanham e ele nao registra (graficamente) a ultima camada.
Pelo menos comigo funciona ele imprime até a penúltima camada e a ultima na registra mas a peça sai correta.

Att. André Reuter

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Isso é muito estranho, afinal ele fatia e as camadas estão ali "graficamente" pelo menos pra mim, e se ele mostra é pq ta no GCode, e se tá la é pq tem de ser impresso. Deve ser alguma configuração. Vou buscar alguma resposta aqui.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Só pra lembrar do que eu falei na descrição do programa: Ele vem com o fatiador do MatterControl por padrão, modifiquem para o Slicer3D e importem as configurações do Slicer3d que usam no Repetier para ele. Pode ser isso. Tentem ae.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Vamos ver:
 Escolhi um modelo meio complexo para testar:

Um pássaro com penas bem definidas e muitos polígonos para calcular.

O MatterControl demostrou ser bastante lento no fatiamento e o modelo fatiado é bem pesado graficamente, deixa o programa até lento e as vezes travando. No Repetier isso nunca me aconteceu, ponto negativo do MatterControl.

Sobre as camadas que os colegas dizem não ser impressas:

Aqui pelo menos no gráfico não tive esse problema, Elas aparecem sem nenhuma deformação. Verifiquem se selecionaram o Slic3r como está na imagem e se fizeram a importação das configurações como eu informei antes.

Vejam o gráfico da primeira e da segunda camada e percebam a diferença entre elas:

A primeira é pra colar a peça na mesa então é grosseira e pouco detalhada. Já a segunda camada (primeira da peça) é bem densa, Na terceira imagem temos a 6ª camada que ja compreende o infill.

Como eu falei: Se ta no gráfico, ta no GCode; se ta no GCode vai ser impresso, simples.

E a última camada também da mesma forma.

Quem tiver vontade de ver esse pode baixar o gcode anexado.

Algo que me chamou a atenção foi o gcode dele aberto no Repetier, portanto cuidado ao imprimir usando o Repetier!

bird_1.rar

André Reuter

to RepRapBR
É que não fatio peças pelo Matter direto. Faço no slic3r e depois só importo o Gcode.