Prusa i3 ajuda para identificar problema: depois de alguns layers começa falhar extrusão

Fernando Vicente

to repr...@googlegroups.com
Boa noite pessoal,

Depois de muuuito tempo consegui montar a Prusa i3, Ramp1.4 (fw: Marlin) com extrusor Alain.
Muito obrigado ao grupo e a Bruno Cabral que imprimiu as peças e o extrusor também.
A montagem, se bem que foi lenta, ocorreu em geral com poucos problemas, dos quais achei solução neste grupo e em outras páginas, nada que valha a pena registrar num blog. Só a mesa aquecida da china em curto que deu um pouco de trabalho :)

Problema atual:
Meu problema é que depois de imprimir alguns layers, pareceria que começa a falhar a extrusão, aparecem bolhas em intervalos regulares e falta de material (foto adjunta).

O que fiz até agora:
Passei por todos os ajustes de firmware e calibração do extrusor (aquele teste do 120mm, extrusar 100 e verificar que sobraram 20). Mesmo assim nas primeiras impressões parecia que saia pouco material do extrusor, tentei vários ajustes: temperatura +/- graus, layer height, extrusion multiplier (que voltei pra 1 depois de ler em vários blogs que geralmente não é necessário mexer neste parâmetro) e o único ajuste que melhorava a situação era reduzir a velocidade. Bom, no final voltei pra velocidade normal (lenta) no slic3r e abaixei os valores de aceleração no firmware. Depois disto começou imprimir algo mais consistente como nas fotos adjuntas.

Parâmetros atuais no slic3r:
Layer height: 0.3
Filamento PLA 1.75mm verde transparente
Extrusion multiplier 1
Temperatura extruder: 200 (first layer) 198 (other layers)
Temperatura mesa: 65 (first layer) 63 (other layers)
Nozzle diameter: 0.5mm
Retraction: inativa
Velocidade: Default lento (Perimetros 30mm/s, etc.)
Parâmetros atuais no firmware:
#define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT   {80,80,4000,795.82}
#define DEFAULT_MAX_FEEDRATE {500, 500, 1, 25}
#define DEFAULT_MAX_ACCELERATION        {3500,3500,100,2000} // X, Y, Z, E maximum start speed for accelerated moves.
#define DEFAULT_ACCELERATION          1500    // X, Y, Z and E max acceleration in mm/s^2 for printing moves
#define DEFAULT_RETRACT_ACCELERATION  1500   // X, Y, Z and E max acceleration in mm/s^2 for retracts
#define DEFAULT_XYJERK 10.0 // (mm/sec)
#define DEFAULT_ZJERK                 0.4     // (mm/sec)
#define DEFAULT_EJERK                 5.0    // (mm/sec)

Usei esta página como referencia: instructables

Bom se alguém consegue me dar uma pista eu agradeço!!!

20150301_224230.jpg
20150301_224434.jpg
20150301_224456.jpg
20150301_134059.jpg
20150301_224509.jpg

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
altere o fator de extrusão e coloque o verifique o diamentro do filamento no fatiador se esta correto

Fernando Vicente

to repr...@googlegroups.com
Obrigado pela dica, vou medir o filamento porem meu paquímetro barato só tem uma casa decimal. Acho que vou precisar de um micrometro :(
Com respeito ao fator de extrusão, que tipo de incremento vc usa normalmente pra testar +0.1, +0.01 ? eu tinha tentado 1.1 numa hora mas nem lembro o que aconteceu, não sei se isso e muito ou pouco...

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Vai depender da impressora na minha delta é 0,95 na minha prusa é 0,89

Fernando Vicente

to repr...@googlegroups.com
Resolvi!!! O problema neste casso não era de calibração, senão hardware mesmo. O parafuso trator estava com defeito, tinha uns dentes gastados, adjunto foto pra referencia.
Demorei pra descobrir, já que não escutava nenhum barulho estranho (como li que poderia acontecer em alguns blogs), só durante uma impressão que coloquei a ponta dos dedos na entrada do filamento e percebi que em alguns momentos o eixo do extrusor rodava mas o filamento ficava no mesmo lugar.

Obrigado pela ajuda. Abs!