Mesa aquecida usando placa de alumínio, resistência de fogareiro elétrico ou mesmo de chuveiro.

Julio Souza

to RepRapBR
Boa pessoal. Eu como muitos acredito, continuo com problemas de aquecimento da mesa.
Alguém aki já fez ou pensou em montar uma mesa utilizando resistência de chuveiro, fogareiro ou algo do gênero?
Algo tipo uma placa de alumínio sobre uma dessas resistências, ou talvez até uma usada em prensa de sublimação, só que mais cara.
Pra controlar um relé SSD mesmo.

Abçs

Victor Monteiro

to RepRapBR
estou montando minha impressora e por ter uma area de impressão grande to querendo fazer com  resistencia de chuveiro , voce teve algum avanço?

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Boas Victor. Então. Por enquanto é apnas uma ideia. Cheguei a fazer uns testes com um fogareiro elétrico. Me parece ser promissora a ideia.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Att,

Júlio C. Souza

Luis Venturini

to RepRapBR
Eu mandei fazer uma de Mica, aquece rapidamente, ainda não testei a fundo pois não terminei a contagem da impressora.
Fiz ela de 35x35 e com voltagem de 110V.

Julio Souza

Luis Venturini

to RepRapBR
www.energyresistencias.com.br
Faz um desenho ou uns rabiscos com as medidas externas, diâmetro dos furos e distancia entre centro dos furos, a minha tem 350x350 externa com furos de 8mm e entre centro 330x330.
Potencia em watts e voltagem, a minha fiz com 750W e 110V, ah e pede com rabicho, senao te mandam com parafusos.

Em segunda-feira, 11 de setembro de 2017 18:28:46 UTC-3, Julio Souza escreveu:
Onde vc mandou fazer?

Em 11 de setembro de 2017 16:57, Luis Venturini <lvent...@uol.com.br> escreveu:
[...]

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Grande descoberta essa. Ficou em quanto a sua?

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/fb26fd28-cee2-4615-9e1e-d224cbf95fb3%40googlegroups.com.

Luis Venturini

to RepRapBR
Paguei R$ 120,00, estou pensando também emendar fazer uma serpentina, tipo essas de forno elétrico, eles ja fazem no tamanho, potência e voltagem que você quer.

Luis Venturini

to RepRapBR

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Como você especificou a mesa para ser encomendada?
- Alumínio
- Potência
- Tensão
- Dimensões
- Mais alguma especificação?

- Com qual peso a mesa ficou?
- Como ficou a superfície da mesa? Ela não apresenta nenhuma curvatura? Tenho uma, 22X22cm, mas a superfície superior dela é concava, o que faz com que o vidro não fique todo em contato com a mesa e dificulta o nivelamento para peças grandes.

Livre de vírus. www.avg.com.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/7e5ea5d9-01c9-4ea4-ac3d-91fd74c2c695%40googlegroups.com.

Luis Venturini

to RepRapBR
Na verdade a primeira fiz com 350W e não chegou a 110 graus e demorou um pouco pra esquentar, ai fiz essa com mais potência.
quanto ao material. o fabricante disse que o inox transfere melhor o calor e a chapa de alumínio por ser muito fina não aguentaria, como ele e fabricante de resistências para injetoras deve saber bem.
Minha mesa fiz com 350x350 com 4 furos de 8mm com medidas entre centros de 330mm, a voltagem fiz com 110V(vou usar um SSR) e a potência com 750W.
Quanto ao peso, ficou um pouco pesada, pouco mais de 1Kg.
Ja a planicidade ficou a contento, não tao plana como desejado.
Estou esperando um orçamento de uma tubular com as mesmas voltagem e potência, a ideia ser á prender sob uma placa de alumínio. Penso que ficará mais leve e pratica.
O que posso dizer que gostei da de mica é a distribuição de calor, é bem uniforme.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Jorge

to RepRapBR
Luis,

1. uma mesa "normal" (200 cm x 200 cm) possui tipicamente uma potência de 250 W. A sua, com 3 vezes mais área, deve ter (pelo menos) 3 vezes mais potência. Por isso os 350 W são poucos.

2. Inox é um dos metal com a PIOR condutividade térmica  (18 W/m/K) - veja aqui - em comparação: alumínio com 237 W/m/K!

3. Inox é pesado (densidade: 8,9 kg/l) versus alumínio (densidade: 2,7 kg/l). Por isso, melhor fazer uma mesa mais espessa de alumínio do que de inox.

4. Numa mesa com este tamanho talvez seria apropriado pensar sobre uma mesa de material mais fino e, em compensação, montar uma estrutura rígida (um "frame") por baixo. Pode ser que, na soma, fique mais leve. Mas não sei....

Espero que você consiga sua mesa

Jorge

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Sua impressora tem mesa móvel ou fixa? 1kg numa móvel ficou legal?

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

to RepRapBR
Grande Bruno, tudo bom???
Estão a nova fiz com 750W, minha mesa é com fuso de esferas, então não creio que tenha problemas.

Luis Venturini

to RepRapBR
Jorge também mandei fazer uma resistência tubular pra prender sob uma mesa de alumínio, o jeito é testar pra ver o que rola.

Luis Venturini

to RepRapBR
Mas a ideia não é conduzir nesse caso é liberar o calor, penso eu né, o que sei é que todas as injetoras no canhão usam coleiras de mica de inox.

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Esta resistência tubular ficou com qual peso?
Se ficou leve, pode ser bem interessante, pela robustez?

Para a mesa móvel no eixo Y, com 1 kg de peso, considero muito para tal. Já para o eixo Z creio, a princípio, que não seja problema.

Livre de vírus. www.avg.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/dcb091f6-48a8-4b7e-a1fc-4517350685a5%40googlegroups.com.

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Os motivos que justificam o uso o inox, certamente são outros, como resistência mecânica, resistência à oxidação, etc...
No caso a fonte de calor é a resistência, o alumínio ou inox são apenas vias para a condução do calor e nesse quesito, devem entregar o que recebem de calor ao destino o mais rápido possível e sem para isso armazenar calor.
Como colocado pelo Jorge a diferença de condutividade entre o o inox com 18 W/m/K contra alumínio com 237 W/m/K, é gritante!
Se você comparar também as capacidades térmicas entre os dois materiais, vai ver que o inox armazena muito mais calor do que o alumínio, para o mesmo volume de material.

Livre de vírus. www.avg.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/2b318bef-a8ec-4c81-b480-8ba8a2f53b03%40googlegroups.com.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

Nao estou me referindo ao Z mas ao movimento do Y, se sua impressora for de mesa movel

Se for delta ou cubica nao deve enfrentar problemas

!3runo

Enviado: quinta-feira, 14 de setembro de 2017 13:30:29

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com
Eu andei fazendo algumas em casa. Pelo jeito isso é algo que venderia, há bastante interessados recentemente. Seguem algumas fotos:

Essa em particular fiz com:

- 250mm x 250mm
- 430W
- 127V
- sensor embutido colado por baixo entre o silicone e o aluminio

Esquenta de 0 a 100C exatamente junto com o hotend.

Andre

Inline image 1

Inline image 2

Inline image 3

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/2b318bef-a8ec-4c81-b480-8ba8a2f53b03%40googlegroups.com.

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 98407-3847

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Ficou muito interessante!
Esse material que usou é mica mesmo ou é algo similar?
Já procurei para comprar placas de mica e não achei. Comprou em que tipo de loja?
O fita é de níquel cromo?
Você fez o isolamento térmico embaixo da mesa? Com que?

Livre de vírus. www.avg.com.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Aluminio, sensor, adesivo, fibra siliconada, resistencia, fibra siliconada, cabeamento.

Não tem mica. A fita é kapton, é só pra segurar a resistencia enquanto eu colo.

Não é pra ter nenhum segredo.

Acho que posso fazer mais caso alguem esteja interessado. Mas, já aviso, deu bastante trabalho, certamente sairia mais barato comprar uma industrial pronta.

Andre