Como suavizar o movimento em diagonal do XY?

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
A um tempo venho buscando informações, mas por não achar nada do tipo, vim perguntar aos mais experientes se sabem de algo:

Quando faço uma impressão em que sua superfície é em diagonal em relação ao plano XY, o bico executa um movimento de zig-zag de um extremo ao outro. Isso não seria problema em vista de ser tão pequeno, mas como esse tipo de movimentação tem gerado uma aspecto feio nas impressões, ondulações, gostaria de corrigi-lo.
Segue umas imagens que podem ajudar a entender:

Utilizando uma ponta de aço fixa no Hotend, fiz uma gravação em uma placa de pci:

O resultado foi este:

Minhas configurações:
Ramps 1.4
Pololu A4899
Jumpers em todos os pinos sob o Pololu na Ramps.
Correia dentada GT2 6mm
Nema17HS3401

Segue em anexo meu Marlin.

Grato a todos que ajudarem.
Marlin.rar

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
tem certeza que é escalonamento? pela foto na placa escavada até os traços horizontais e verticais parecem ter ondulações regulares. Então pode ser que esse fenômeno na sua impressora não tenha nada a ver com a interpolação do firmware e sim com algum elemento mecânico.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Cláudio,

Fiz com a placa apenas para facilitar a visualização, devido ser de metal, ela meio que amarrava a ponta de aço a por isso as ondulações até na horizontal e vertical. Mas quanto imprimo, esse efeito só aparece nas horizontais. Não postei foto de algo impresso pq o efeito é muito pequeno, não tenho uma câmera capaz de captura-lo de modo satisfatório, só é visível aos olhos mesmo, de modo muito suave. É mais uma questão de estética pessoal, eu que não gosto dessas ondulações.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Correção: "diagonais"

Brian Gonçalves

to RepRapBR
esse problema deve ser por causa da vibração da impressora, ou seja, vibração do carro x  + do carro y que deve esta fazendo esse efeito, e se por acaso o efeito for maior quando esta chegando nos cantos ou saindo. Faça um teste imprimindo um cubo com o giro de 45º para as paredes ficarem com movimento na diagonal

Jorge

to RepRapBR
Julio,

pelo que entendi, você risca com "uma ponta de aço fixa no hot-end", quer dizer, o carrinho do extrusor tem que usar força para "cavar" o cobre do PCI. É isso?
Se for, entendo que a estrutura meio frágil (pois não é feito para isso) das impressoras 3D leva a um movimento "aos arrancos", tanto no x, y e na diagonal. E na diagonal eu esperaria de poder enxergar mais este efeito - como você também observou.

Abraço

Jorge

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Brian, conforme pediu aqui estão as fotos de uma impressão, fiz dois cubos, um com paredes na na horizontal e outro a 45° para denotar o efeito, veja o resultado:
Usei uma lente e um filtro pra acentuar o efeito, mas agora está bem perceptível a diferença entre uma impressão paralela e uma em diagonal.
Atualmente estou usando Bowden, achava que isso iria solucionar meu problema, mas continua a mesma coisa, então não deve ser causada por peso no carro X, deve ser outro problema.

Jorge, só fiz esse da ponta de metal para facilitar a visualização, já que antes não tinha como tirar fotos decentes das impressões.

Se os colegas me apontarem eu seguirei o caminho, obrigado.

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com

Se os colegas me apontarem eu seguirei o caminho, obrigado.

​Isso se parece muito com ringing. Veja os dois problemas tratados em seguida nesse tutorial do Simplify3D: https://www.simplify3d.com/support/print-quality-troubleshooting/#lines-on-the-side-of-print

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Cláudio, Estava lendo esse artigo, e outros tantos, neste momento, mas infelizmente o que eles aconselham, redução de velocidade, de aceleração, de extrusão, já fiz a tempos, e mudei pro bowden, justamente por nada disso funcionar, achei que era culpa do peso demasiado do motor e estruder em cima do carro X que geravam essas ondulações. Como último recurso, vim perguntar aqui, nada da net me ajudou.

Fabricio

to RepRapBR
Repare que o problema aparece na impressão horizontal ao mudar o eixo que se movimenta.
O lado que inicia após a mudança do eixo apresenta vibração e outro lado não apresenta devido a movimentação contínua no eixo.

Fabricio

to RepRapBR
Verifica se a vibração ao trocar o eixo aparece em todos os lados ou só durante a mudança para determinado eixo.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Sim Fabricio, mas por ser tão pouco não me incomoda tanto como das paredes diagonais. Se fosse apenas o ringing da mudança de direção próxima da curva, estaria de boa, mas ela se estende por toda a peça. Até mesmo em peças sem quebras, como uma círculo esse problema tem aparecido. Ao imprimir um tubo ele fica 4/8 perfeito e 4/8 ondulado, é de rir pra não chorar.

Fabricio

to RepRapBR
Correto, mas como o problema aparece mesmo em movimentos de único eixo e isso pode ser o indicativo da causa.
Ao fazer movimentos diagonais, você está criando vibrações sem deixar que essas se dissipem ao longo de uma reta.
Mas este é só meu ponto de vista.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Os microsteps estão ok? Vi que num outro email você falou que estão todos os jumpers colocados em baixo dos módulos, mas sugiro conferir novamente porque pode ter algo errado ali. Que módulo voce está usando? Se for o DRV8825, todos os jumpers significam 1/32, se for o pololu A4988, todos os jumpers significa 1/16. Eu mudaria essa config (até mesmo tirando todos os jumpers e deixando com passo inteiro) só pra ver se o problema piora ou pelo menos muda (obviamente ajustando o contador de passos na configuração para compensar a mudança). Pode dar alguma pista sobre o problema. Se você estiver usando 1/32 pode estar batendo em limites de interrupção do atmega e ele pode estar perdendo passos repetidamente em ciclos, e com menos passos pioraria a qualidade geral mas acabaria com esse problema pontual. Também pode ser módulo aquecendo, eles costumam esquentar/esfriar muito rápido (várias vezes por segundo) e quando esquenta ele perde passos, difícil de diagnosticar.

Andre

--
[...]

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 8407-3847

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Fabricio, veja a imagem exagerada, mas elucida bem o problema:
Independente de ser ou não o "seu ponto de vista", creio que é algo válido e digno de atenção, mas então como posso resolver esse problema de vibração?

André, uso o A4988, desculpe, troquei as bolas no primeiro post, rsrsrs, e informei sobre os jumpers justamente pra saber se alguém diria algo sobre as divisões de passo serem a causa. Já havia testado a um tempo atrás alterar os passos, lí em um dos tópicos aqui no grupo, mas também não resolveu, só fez inclinar as marcas de ringing. :'(

Andre Ruiz

Fabricio

to RepRapBR
Julio, as imagens relatam exatamente o que eu estava falando.
Pois então, eu passei do A4988 para DRV8825 e melhorou muito as vibrações..
Se a causa for de origem mecânica a velocidade e aceleração vão influenciar muito para a solução.

Acredito que todos sofremos destes problemas.. Somente em graus diferentes, boa sorte para solucionar ai.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Andre, utilizo um display sim, modelo comum de 4 linhas e entrada sd. Infelizmente o problema já existia antes dele.

Fabricio, verei a possibilidade de trocar meus drives. Alterar as velocidades não solucionou, na época que tentei essa medida, cheguei a colocar até velocidades de 10% via software ( foi a impressão de 10min mais longa da minha vida rsrsrsrs) e mesmo assim ficou com ringing.

Por estes motivos que estava apostando em ser algo na configuração do Marlin, que teoricamente estaria movendo um eixo, um passo de cada vez, isso geraria esse zig-zag.

O jeito é fuçar na estrutura (novamente) em busca da causa de vibrações, trocar os drives (quando po$$ível) e esperar pacientemente uma solução surgir :D

Obrigado a todos, quando resolver o problema eu volto pra descrever a solução.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Já pensou em tentar o mesmo em uma delta?

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Desculpe Bruno, mas eu não compreendi, o que ocorre em uma delta?

Cleber Moreira

to RepRapBR
Oi Júlio, fiquei muito curioso com o problema que você tem enfrentado. Já eliminou a possibilidade de ser o fatiador?

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Cléber, realmente não eliminei essa possibilidade por completo, fiz apenas uma análise da imagem do objeto fatiado no próprio fatiador (Simplify3D) e aparenta estar perfeito, mas realmente é um caso a se testar, vou baixar novamente alguns fatiadores gratuitos e testar, obrigado.

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
Vou dar um pitaco, que se não resolver, mal algum fará.

Pode ser interferência / ruído nos cabos dos motores.

Pelo que vi nas fotos, o problema é regular e constante, o que me induziu a descartar o fatiador e o hardware (polias frouxas, etc)

Tente blindar / afastar os cabos entre si e da fonte de alimentação (se estiver próxima ao arduino/ramps.)

Nunca tive este sintoma, mas quando implementei o bal em uma máquina, o servo 9G ficava "louco", parecia um baterista de banda de rock. Foi só blindar o cabo com um espaguete plástico e ele se "acalmou".

Espero ter contribuído com alguma coisa.

Boa sorte

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Antônio, obrigado pelo pitaco rsrsrs, realmente mal não faz, vou fazer uma blindagem pra cada cabo sim ;)

Porem, todos os cabos estão bem afastados uns dos outros, tive esse cuidado na montagem, a fonte está do lado oposto ao arduino na impressora, o que exclui a possibilidade dela influenciar nesse aspecto, ou não, só testando mesmo rsrs.

O problema se acentua quando preciso mover os eixos X e Y ao mesmo tempo, isso que me inquieta, raras vezes ocorre quando movo apenas o Y.

Cleber Moreira

to RepRapBR
Aproveitando o pitaco do Antônio, vou dar outro. A chance é menor ainda, mesmo pq os efeitos que vi eram diferentes. Mas as vezes quando estamos com um problema e recebemos sugestões mesmo descabidas nos ajudam de alguma forma. Não sei se sempre esteve presente este efeito nas suas impressões, mas vou registrar o que me aconteceu.
Montei a minha primeira impressora, uma prusa i3, comprando partes isoladas de diferentes vendedores. E para meu azar ao comprar as polias GT2 para os motores recebi polias MXL (Passo 2,032mm ), provavelmente nem o vendedor sabia a diferença. Resumo da historia. Fiquei meses com um problema sistêmico e que não encontrava solução. Comigo o efeito era como se os motores estivessem perdendo passos. Se não fosse pela minha característica de não largar o osso eu teria desistido...rsrs.

Raphael Rema

to RepRapBR
O que me chama a atençao é a uniformidade das ondulaçoes. Sao MUITO certinhas.
Tive um problema parecido uma vez quando tentei usar buchas de nylon no Z.

Todos os problemas mecanicos foram excluidos?

Quando chegar em casa dou uma olhada no Marlin que vc postou. Mas eu chutaria que é algo relacionado ao feedrate.

Brian Gonçalves

to RepRapBR
isso é problema mecanico, diminua a sua velocidade vetorial a velocidade  Vjerk

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Como o movimento dos carros é up/down e não lateral, se ocorreria o mesmo serrilhado

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Bruno, Infelizmente não tenho acesso a uma Delta. Caso algum dos colegas tenha e possa relatar se enfrenta o mesmo problema, seria interessante saber para entender o que acontece e quais as possíveis causas do efeito.