Corrigindo o diâmetro de furos impressos no desenho

Guilherme Torelly

to repr...@googlegroups.com

Caros amigos,

Após fazer muitos furos em algumas peças e quase todos saírem com dimensões menores do que as desejadas, resolvi fazer um padrão para corrigir o diâmetro dos furos na hora de desenhar em CAD. O padrão é o seguinte:

Nele fiz furos de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 mm de diâmetro. A posição dos furos é aleatória, não tive saco de alinhar, mas no fundo isso tanto faz, o importante é saber qual é qual.

Imprimi a peça e conferi a dimensão dos furos com um paquímetro:

Primeira impressão

CAD (mm)

Impresso (mm)

Erro (%)

Erro (%)

1

0

100,00%

1

2

1,1

45,00%

0,9

3

2,18

27,33%

0,82

4

3,4

15,00%

0,6

5

4,3

14,00%

0,7

6

5,22

13,00%

0,78

7

6,18

11,71%

0,82

8

7,38

7,75%

0,62

9

8,48

5,78%

0,52

10

9,38

6,20%

0,62

12

11,38

5,17%

0,62

14

13,34

4,71%

0,66

16

15,28

4,50%

0,72

18

17,12

4,89%

0,88

20

19,2

4,00%

0,8

25

24,3

2,80%

0,7

30

29,44

1,87%

0,56

35

34,02

2,80%

0,98

40

38,94

2,65%

1,06

45

44,34

1,47%

0,66

50

49,22

1,56%

0,78

O erro percentual para furos pequenos é muito grande, chegando a não fazer o furo (1 mm), porém o erro em milímetros é praticamente constante, em torno de 0,75 mm. Para minimizar o trabalho, era possível passar a imprimir todos os furos simplesmente 0,8 mm maiores e tudo se aproximaria do erro mínimo, porém resolvi ajustar o erro de outra maneira.

Testei aumentar o diâmetro do furo em um valor médio entre o erro do furo desejado e o do próximo furo. Por exemplo, para imprimir um furo de 1 mm eu somei ao valor desejado a média dos erros para 1 e 2 mm, 0,95 mm. O furo desejado de 1 mm teria que ser desenhado com 1,95 mm.

Fiz um novo gabarito com todas as medidas seguindo essa lógica e imprimi:

Segunda impressão

CAD (mm)

Impresso (mm)

Erro (%)

Erro (%)

1,95

1,04

-4,00%

-0,04

2,86

2

0,00%

0

3,71

3,04

-1,33%

-0,04

4,65

4,12

-3,00%

-0,12

5,74

5,2

-4,00%

-0,2

6,8

6,06

-1,00%

-0,06

7,72

7,02

-0,29%

-0,02

8,57

8,02

-0,25%

-0,02

9,57

9,04

-0,44%

-0,04

10,62

10

0,00%

0

12,64

11,9

0,83%

0,1

14,69

14

0,00%

0

16,8

16,04

-0,25%

-0,04

18,84

18,2

-1,11%

-0,2

20,75

20,02

-0,10%

-0,02

25,63

25,08

-0,32%

-0,08

30,77

30,08

-0,27%

-0,08

36,02

35,2

-0,57%

-0,2

40,86

39,92

0,20%

0,08

45,72

45,16

-0,36%

-0,16

50,78

49,98

0,04%

0,02

O erro após a correção foi bem pequeno, em muitos casos próximo à precisão do paquímetro. Passarei a fazer os furos maiores seguindo essa tabela. Na prática ela me é muito útil para os furos de menores dimensões, nos maiores eu simplesmente posso aumentar 0,8 mm no desenho e vai dar certo.

Se alguém tiver o mesmo problema que eu, com furos menores do que o desejado (mas medidas X, Y e Z corretas para formatos retangulares e/ou convexos), sugiro que imprima o gabarito com as medidas corretas e meça todos os furos, para depois fazer uma tabela de correção.

Abraços, Guilherme.

GabaritoFuros.par
GabaritoFuros.stl

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Isso tem muita variável. tem que ver o fator de extrusão, diâmetro do filamento e existe uma função no fatiado que corrigir esse desvio. Patola vez um tutorial, no meu coloquei -0.2mm

Se você criar a peça tudo bem você pode corrigir mas se você pegar um arquivo para imprimir você não vai editar todos os furos. O Slicer e o S3D eu sei que tem é função de correção