Filamento embolando, sobrepassado, travando...

Diogo Magliano

to repr...@googlegroups.com
Olá pessoal!

Uma questão me surgiu. Perdi 3 impressões por problemas com o filamento.
Nesses casos a impressora estava virando a noite imprimindo, quando em algum trecho do filamento, a ponta estava passando por baixo de uma volta do rolo.
Conclusão, ao puxar, a volta trava o filamento que acaba arrebentando dentro do trator do fio.

Um dos casos contactei o fabricante, que pediu fotos, mas só informou que iria encaminhar a reclamação ao fornecer.
Esse que tive problemas não sei exatamente quem era o fabricante, era genérico acho.

Vocês tem alguma dica para resolver isso? Ou é contar com a sorte e bons fornecedores?
Digo pois o rolo já esta no meio, e até aqui veio tranquilamente.
Agora porem, já é a segunda perda em menos de 3 dias, no mesmo rolo.

Abração
Magliano

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Não é contar com sorte e sim com bons fornecedores.
Eu já parei de comprar de alguns fornecedores por esse tipo de problema.

Erro de bobinamento é ridículo. Se o cara não consegue enrolar corretamente o filamento, não vai conseguir manter outros parâmetros de qualidade.

Abraços.

Alex.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É aquele que se adapta melhor as mudanças"  ( Charles Darwin )

Alex Borro

Diogo Magliano

to repr...@googlegroups.com
É o que eu penso mesmo.
No outro caso, o que avisei o forncedor foi uma unica vez em mais de 5 rolos, ou seja exceção clara.
Nesse caso foram 2 rolos e ambos com problemas (como disse, genérico...)

Para não perder meio kg de filamento. Algo a se fazer?

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAGKF2DLW-sNzTZgKAyp2CLnQkJub480Py9WMAWQFPqfnRpk77w%40mail.gmail.com.

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Uma falha em 5 rolos é 20% dos rolos com problema.. um índice altíssimo.

Diogo Magliano

to repr...@googlegroups.com
Valeu pela informação...

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
vou dar uma dica: só compre com a movtech!
em mais de 30 rolos, só tive problema desse tipo com
um, e somente no início...

miguel d'avila .'.
hell de janeiro

"Todos os que estão seriamente envolvidos em pesquisas científicas
se convenceram de que uma consciência está presente nas leis do universo.
Uma consciência infinitamente superior à do homem" - Albert Einstein, físico alemão

Antenor Filho

to repr...@googlegroups.com
Diogo, por acaso você já tinha tirado esse rolo da impressora e colocado novamente? Não sei ao certo como é o processo de bobinamento do filamento ms como ele não possui emendas acho estranho ele embolar no meio, acho mais comum de acontecer é quando vc tira a bobina do filamento da impressora e guarda a ponta poderá passar por baixo de uma espira e vc não perceber, como foi meu caso.

Aqui em SC, no inverno, se vc deixar o PLA inserido no extrusor depois de imprimir no outro dia ele estará quebrado pois a força que ele faz devido a sua forma no rolo faz com que ele se quebre no intervalo do rolo até o extrusor. Editei o meu GCode para que no final das impressões que usam PLA o extrusor faça um retract até que o filamento saia. Belezura masss depois de embolar comigo percebi que se eu não prestasse atenção ao pegar a ponta do filamento na próxima impressão o mesmo poderia ocorrer pois poderia ter passado por baixo de uma volta.

Abraço!

André Reuter

to repr...@googlegroups.com
Faz sentido. Também ja sofri com mal bobinamento e a ponta final enroscar por debaixo de outras espiras.
Esse fato que você disse sobre o PLA quebrar no inverno, também estou em SC e o filamento ta quebrando mesmo no verão.
Mas isso acho que não é problema com a força que ele faz mas sim baixa qualidade do plastico. Com outras marcas isso nunca aconteceu.
O PLA tem que se dobrar antes de quebrar, claro que não como o ABS se dobra, mas o PLA possui ductibilidade suficiente para isso nao acontecer.

Att. André Reuter

Alex Borro

Diogo Magliano

to repr...@googlegroups.com

Estou em Petrópolis.
No inverno tenho mais problemas com umidade. E sim o material fica ruim.
Como temos estufa para material plastico. Deixo o rolo por uns 15min a 100 graus e ele fica novo.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAGKF2DKY9V1EfTr%2Bv8yp4JuR97V5mtnzaiUjomv-cKrv%3DGyVJg%40mail.gmail.com.
Message has been deleted

Antonio Santos - Brazil

to repr...@googlegroups.com
Olá Pessoal!

normalmente compro filamento fora do Brasil, e compro filamento de primeira linha made in usa, mas de vez em quando acabo testando o nosso filamento brasileiro e tenho tido muitas decepções...

1a - Filamento com muito contaminante, geram umas bolinhas na extrusão.
2a - Filamento com variação muito grande de espessura dentro do mesmo rolo ( nesse rolo de teste em 30 cm de fio com um micrômetro consegui verificar em alguns pontos até .12mm, que representa +/- 7% de variação de espessura). Isso impossibilita uma boa calibragem da máquina!
3a - Filamento mal enrolado, minhas amostras aqui parecem não ter sido enroladas com máquinas próprias, e o filamento gasta torto primeiro gasta uns 1.5cm de um lado, depois 1.5cm do outro, e nisso o fio fica em alguns pontos presos no meio da bagunça.

Até hoje não recebi 1 rolo feito no brasil(ou apenas importados da china, vai saber né!) que eu possa fazer propaganda e já comprei dos maiores fornecedores direta ou indiretamente( através de amigos em compras coletivas ).

Seguem fotos em anexo, não coloquei as fotos com o micromêtro porque as medidas não eram tão claras quanto o paquímetro.

Abraços!

Antonio Santos

Medida1.jpg
Medida2.jpg
rologastatorto.jpg

Anderson Godoy

to 'Alisson Stempinhaki' via RepRapBR
Olá Antonio!

Sou o Anderson, dono da Filamentos 3D Brasil e participante aqui do grupo. Gostaria de lhe dizer que toda e qualquer reclamação ou sugestão que você tenha a fazer, seria legal fazer primeiramente ao nosso atendimento, que como muitos aqui sabem, é responsável e tenta sempre da melhor forma resolver os problemas relatados. Somente desta forma sabendo oque acontece, é que conseguiremos melhorar cada vez mais nossos produtos e nosso atendimento.
Mas vamos ao que interessa, que é uma resposta as suas questões.

1a - Filamento com muito contaminante, geram umas bolinhas na extrusão.

Primeiramente quero lhe esclarecer que nosso produto é feito com matéria prima 100% pura adquirida de um fornecedor de extrema confiança e um dos maiores do RS, com pigmentação feita exclusivamente para estes materiais. Tendo isso em vista, esta questão de " contaminantes" no nosso ver não procede.
Você já chegou a se perguntar se a questão das bolhas não poderia ser temperatura muito alta, armazenamento incorreto, oque ocasiona acumulo de umidade no material, ou até mesmo sua máquina com os sensores de temperatura desregulada?

[...]

Nesta questão gostaria de lhe informar que no nosso site, tem as características do material adquirido e entre elas tem as seguintes especificações:

Diâmetro:  1,7mm +/- 0.1

Variação Geométrica: 1,7mm +/- 0.1

Dá uma olhada neste link do produto:

http://www.filamentos3dbrasil.com.br/filamentos-abs-175mm/1kg1/filamento-abs-175-mm-para-impressora-3d-cor-preto/

Isso significa que pode variar de 1,6 a 1,8 mm. Se isso é demais, sim, é demais, porém é oque conseguimos oferecer e estamos trabalhando para diminuir cada vez mais este valor, e estamos conseguindo, porém mantemos o mesmo lá no site que é para quem compra, saber oque está levando ( isso faz parte da nossa politica, ser sempre transparente com nossos clientes). Eu entendo o seu ponto de vista, mas quando se quer fazer peças com camadas de 0,1 ou 0,05 mm tem que se ter o material adequado para isso e o nosso não pode ser usado para tamanha precisão. Por isso que tem os importados dos EUA e que custam só um pouco mais do que R$85,00 que é o preço que normalmente fazemos para o pessoal do grupo. Nós fornecemos material para diversos fabricantes de impressoras 3D que imprimem 24h por dia e que não tem problemas com esta tolerância.

[...]

Essa vou ficar te devendo, pois ainda não entendi. Porém iremos dar uma olhada na bobinadora para ver se tem algum problema e iremos tentar melhorar o sistema de bobinagem dos carreteis.

Para encerrar, gostaria de me colocar a inteira disposição para resolver qualquer problema que você tenha tido com nosso material, e caso o mesmo não esteja de acordo com oque você comprou, podemos repor o material, ou devolver o valor da compra.

Abç!

Anderson Godoy

--
[...]

51 85822269

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
eu procurei na mensagem e não achei o colega citando o fornecedor do filamento...

isso certamente é filamento mukirana, de má qualidade; comprei PLA europeu, e
eles estão sempre jogados, e nunca quebraram; essas bostas da china são foda...

Anderson Godoy

to 'Alisson Stempinhaki' via RepRapBR
Bom dia Miguel!

Minha resposta foi ao Antônio, e ele não precisa citar nome, na foto tem nosso carretel e todos sabem que é nosso.( A resposta foi em relação ao ABS)
Quanto a questão do material chinês, respeito sua opinião, mas 99% do material PLA que tem a venda no Brasil hoje é chines, inclusive o que vendemos e damos garantia total sobre o produto, pois sabemos da qualidade do mesmo. Esta questão do material ficar quebradiço, como o próprio Alex comentou acima, o PLA quando pega umidade, tem maiores tendências a perda de tenacidade e acaba quebrando, e quanto mais puro for o PLA, sem misturas na sua formulação, mais isso pode acontecer.
Dá uma olhada na opinião de um colega nosso aqui da lista que não esta mais tão ativo, mas que é um cara experiente e que sabe oque fala, é o Marcelino Pinheiro( backsubzero), que pode ser que esteja vendo a lista. Eu enviei nosso PLA para ele logo que começamos a fornecer e olha oque ele falou.

"Muito bom mesmo, comparável ao americano, até domingo digo mais alguma coisa para vc, mais a principio a cfg é a mesma do PLA da ultimachine"

ou seja, não é porque é chinês que é uma....

Abç!

Diogo Magliano

to repr...@googlegroups.com
Legal pessoal!

Acho que basicamente é isso mesmo, material de má qualidade só trás problemas.
Má enrolamento - desalinhado, desordenado etc.
Má aderência e fluidez - Reparei que na mesma temperatura velocidade e mesa limpa, material sujo não adere a mesa (PLA sobre acrilico)

O chato é que tem 500gr de filamento aqui que terei que usar em itens pequenos pela necessidade de acompanhar e ir liberando filamento antes que ele embole.
Não comprei material aqui, usamos da 3dclonner (fabricante da maquina) e um genérico, que não lembro qual loja que nos vendeu.
O genérico foi o problematico.

Uma coisa que reparei. Materiais transparentes ou translucidos, (PLA natural pigmentado não opaco) flui melhor.
Quando o material é opaco, as vezes tenho que elevar a temperatura uns 10 a 20º para obter mesma aderência.

Vou comprar aqui o material nas próximas compras e acompanho.
Obrigado pelas respostas e pela discussão detalhada.

Att
Diogo

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAFpJB5uM%2By2MUHnjHYAyDhj%2BZ4pYeg1we0ojVzgwtZSf04qLXg%40mail.gmail.com.

Fernando Leitão

to repr...@googlegroups.com
"99% do material PLA que tem a venda no Brasil hoje é chines"

Um pouco exagerado...
1 - A Movtech fabrica o PLA;
2 - Fazendo conta rapida, não existem 100 fornecedores de PLA no Brasil, portanto essa conta tá por fora, já que a Movtech não representa apenas 1%.

Eu só uso material dos caras, nunca testei o seu, então não posso dizer se é bom ou ruim.
Falando de ABS, ja disse varias vezes no grupo que comprei uma vez da China e só tive dor de cabeça. Filamento que só derretia com mais de 240C e bico da maquina que entupiu e estourou por causa de "sujeira" no filamento.

Diogo Magliano

to repr...@googlegroups.com
Cara, não sei não.
Não estou duvidando do que você disse, mas acho que ninguem produz PLA (em pellets) no Brasil.
Muitos polímeros que recebemos no Brasil são importados, por isso estou dizendo.
Ainda que faça a extrusão do fio, o material pode vir da china.

Estou só colocando isso para explicar. Nesse caso o controle de qualidade da extrusão é local.
O material seria importado.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/9f7cd88e-d5cd-41bf-8ad6-1a7e53437d76%40googlegroups.com.

Anderson Godoy

to 'Alisson Stempinhaki' via RepRapBR
Fernando, exageros a parte, você entendeu oque eu quis falar, e lembra que impressão 3D no Brasil, não se restringe ao grupo ReprapBr. E concordo com você, realmente tem material muito ruim da China, mas também tem os materiais muito bons. E com certeza, o material do Igor é de ótima qualidade.

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
eita, não tinha visto fotos, e nem vi de quem o cara estava falando;
realmente, o material que adquiri do anderson até hoje não me deu problemas;
só o flex, que eu que não soube usar, eheheh...

Anderson Godoy

to 'Alisson Stempinhaki' via RepRapBR
Tranquilo Miguel!
Só respondi por aqui, pois tem muita gente que lê as mensagens, e daqui a pouco todo um trabalho de mais de 2 anos pode se perder por causa de uma mensagem mal colocada.

Abç!

Atila Sanches

to repr...@googlegroups.com

Oi!!!

O que falo é sobre mim e sobre minhas esperiencias.

Usei e uso Abs dos fornecedores mais diversos.

Inclusive chegando a reclamar aqui no grupo de vários problemas.

Hoje eu entendo que TODOS os problemas que eu tive, foi eu mesmo que provoquei.

Uma coisa que resolveu o problema do filamento parar de embolar, foi deixar o rolo o mais próximo possível do bico de impressão.

Antes eu perdia umas 300 a 400 gramas de filamento que embolava todo , porque  ficava em um suporte longe do bico.

Depois que eu passei a colocar o Rolo mais próximo, não tive mais problemas.

_______________________
Um abraço do Animal.

Antonio Santos - Brazil

to repr...@googlegroups.com
Olá Anderson!

primeiramente peço desculpas, mas o que foi dito não foi diretamente a F3DBR, não estou fazendo reclamações a sua fábrica, pra falar a verdade a sua é a melhor que tenho comprado aqui dentro atualmente( o ranking muda de batch pra batch e de tempos em tempos), o que mostrei acontecem em TODAS, só estou expondo que ainda temos muito o que melhorar para acompanhar o mercado lá de fora, e por acaso seu plástico estava em uma das máquinas e acabou servindo de exemplo, tanto é que nem tinha mencionado nomes, porque é indiferente e todas as fábricas brasileiras devem prestar atenção nesses pontos.

Gostaria sim, de ter a opção de comprar um produto de 1a linha aqui no brasil, e produzido aqui com ±0.05mm. E ao contrário do que me parece que você pensou, em momento algum discuti preço, eu pago mais caro por um produto melhor que vai me levar a ter uma impressão melhor, sou perfeccionista e pago por isso. Se vocês tivessem uma linha PRO, com certeza só compraria a PRO!

Tenho certeza que vocês estão melhorando, porque tenho acompanhado. Os spools estão bem melhores, as cores bem mais vivas ( isso era um ponto que sempre comentava com os colegas ), espero que vocês continuem melhorando, não me levem a mal, só estou expondo que ainda temos o que melhorar. Podemos chegar la? sim claro.

Eu começaria com o empacotamento a vácuo dos produtos, os meus chegaram em uns sacos que tinha um buraco e uma fita tampando,

Sempre indico vocês como fornecedores para quem me pergunta sobre plástico brasileiro, bom e barato. Espero sim que vcs melhorem a cada dia e que um dia possamos nos perguntar, pra que comprar lá fora, se temos tão bom ou melhor aqui dentro.

Abração!

Antonio Santos

Anderson Godoy

to 'Alisson Stempinhaki' via RepRapBR
Obrigado por expor seu ponto de vista Antônio, e realmente, só respondi aqui no grupo, pois como disse antes ao Miguel, nosso carretel, é bem conhecido, e não posso deixar passar nenhum tipo de mal entendido em relação a nossa marca, pois trabalhamos e muito para chegar até aqui, e ainda pretendemos trabalhar muito mais para nos consolidarmos e podermos oferecer cada vez mais produtos de qualidade para nossos clientes.

Abç!

Magno Barein

to repr...@googlegroups.com
Anderson,

Já que vc falou dos descontos para o grupo, anota uma sugestão. Criar um vale-desconto permanente para alguns dos seus clientes, daí eles não vão precisar esperar um cupom de desconto ou entrar em contato, atrasando a compra.
Eu tenho um cupom desses de uma editora e garanto que é vantagem para ambos.

Saludos!

Magno

Anderson Godoy

to 'Alisson Stempinhaki' via RepRapBR
Bom dia Magno!
Obrigado pela sugestão. Iremos estudar e ver a possibilidade de colocar em prática.

Abç!