Método para desentupir bico

Wilfredo Pacheco

to repr...@googlegroups.com
Prezados,

Gostaria de saber com qual material, se fio, arame, corda de guitarra, fio de cobre ou broca, vocês usam para desentupir bico de impressora 3d.

Estou com mais de 4 bicos entupidos, mergulhados em acetona há dias (uso ABS), e nunca ficam satisfatoriamente desobstruídos, mesmo depois de mergulhados em acetona. Tenho um estoque de bicos novos, mas vai ficar caro a longo prazo utilizar um novo a cada obstrução.

Estou pensando em utilizar algum fio metálico para desobstruir, mas tenho receio em alargar a medida do nozzle.

Alguma sugestão de como proceder?

Grato,

Wilfredo Pacheco
Brasília/DF

Fernando Massa

to repr...@googlegroups.com
https://www.youtube.com/watch?v=ljRL5acsEmo    <=== No minuto 3:27 olha que o cara ensina uma técnica muito interessante. Resumidamente ele deixa a temperatura do bico não tão alta que o fio desmanche e nem tão baixa que fique grudado no bico. Resultado, sai o filamento limpando o bico automaticamente.

Se vc já tem o bico na acetona, e o material que vc usou é ABS, tente esquentar o bico o máximo e depois com um alicante segurando a agulha mais fina que vc tiver, verifique se ficou desentupido.

O que entope os bicos é o pó que entra junto com o filamento. Sim, pó que está no ar, que ao se juntar, acaba formando uma pedra no bocal. Muita gente coloca uma gambiarra feita com uma esponja, antes de entrar no bico, para minimizar a poeira.
É melhor evitar do que remediar.
abraço

Fernando Massa

Wilfredo Pacheco
Brasília/DF

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Paulo Ré

to RepRapBR
Wilfredo, por aqui eu tenho tido sucesso com aquele fio de aço usado para desentupir fogão (acha fácil em feiras e casas que vendem peça pra fogão). O que eu tinha aqui era de 0.6mm e não serviria no meu bico de 0.4 então usei uma lixa e com cuidado afinei o fio para 0,3mm (usando um bom paquimetro digital) e tomando cuidado pra manter redondo.
Para uma rápida limpeza eu aqueço o bico na temperatura de trabalho do filamento e simplesmente introduzo o fio de fora pra dentro e logo em seguida extrudo algum plastico. Faço umas 3x esse procedimento.
Para uma limpeza mais completa desmonto o bico e limpo os restos de plástico no interior com uma broca de 2mm, aquecendo com soprador pra facilitar, Depois uso o fio de aço e por final deixo na acetona por algumas horas. É importante se preocupar em não estragar o orifício do bico, então só use arames que espessura conhecida.

Ricardo Nogueira

to repr...@googlegroups.com
Boa noite pessoal. Hoje ajudei um amigo a desentupir o Bico da Seth dele.

Usei uma lima para tratamento de Canal (material de Odontologia) que voces conseguem facilmente com o dentista de vocês (essas limas perdem o corte depois de alguns canais tratados então deixa de ser usadas devido a perda do corte e risco de fratura) Aqueci o Bico, introduzi essa LIMA pela parte mais larga do bico, esperei esfriar um pouco e puxei, saiu tudo de uma vez só. Foi rapido e simples, e nem cheguei a colocar na ACETONA

Espero que funcione com voces e que eue tenha contribuido de alguma forma

[...]

Henrique Lana

to RepRapBR
Sempre uso primeiro acetona (pura), e depois maçarico, até sair a borra preta toda de dentro. Fica zerado.

Daniel Oliveira

to RepRapBR
Eu uso uma "broca" 0.4mm e outra 1.75mm para limpar o meu. Sempre com cuidado, pra não alargar os furos.

Abraços

Ricardo de Sena

Andre Alexandre

to reprapbr
Uso perninha de resistor e uma agulha de insulina.

e um pote com acetona p/ deixar de molho.