Re: [RepRapBR] duvida referente a motor de passo

1,223 views
Skip to first unread message

José Luis

unread,
Jan 29, 2013, 4:07:06 PM1/29/13
to repr...@googlegroups.com
Abner, 

Motores de impressoras epson stylus color, das series 600, 640, 740 sei que servem. 
Alguns scanners HP tb tem motor nema 17. 

Pelo que lembro, o JP usou motores nema 23 na Prusa air dele, e acho que eram unipolares. Porém, ele usou uma placa chinesa como driver, nao precisando dos pololus... Da uma olhada no blog dele. O Alain usou esta mesma placa na sua mesa xyz. 

Procura no histórico da lista por epson, eu e o Luiz já trocamos umas msgs sobre estes motores. 

José Luis Rezende
(51) 8525.0800 [Vivo]
(51) 8199.0032 [Tim]

Enviado via iPhone

Em 29/01/2013, às 10:31, abner Neto <abner...@gmail.com> escreveu:

Descobri um lugar na minha cidade(campo grande -ms)que trabalha com lixo eletrônico ,faz  15 anos que a empresa sucateia impressoras ,eles tem meia quadra de sucata de impressora.

estou montando uma reprap ,e fui lá sucatear barra lisa,encontrei 5 tambores lotados de barra lisa e agora to precisando sucatear motor de passo,encontrei bastante 

motores lá , só que tudo de 5 fios ,orientado pelo Paulo Fernandes que me falo que os motores de 5 fios são unipolar  e não serve para  reprap ,gostaria que alguém me 

orientasse em qual impressora eu posso achar motor bipolar que posso ser aproveitado na reprap , iria economizar muito dinheiro já que cada motor sai por menos de R$ 

5,00 , la tem fonte atx tbm por R$ 5,00.

desde ja agradeço .  

--
Página da lista Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/reprapbr
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "RepRapBR" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to reprapbr+u...@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

Juniou Jr

unread,
Jan 29, 2013, 8:06:15 PM1/29/13
to repr...@googlegroups.com
Abner eu ja achei motor bipolar nema23 em impressoras Zebra.

Jr,

Guilherme Marino - PU2PVK

unread,
Jan 30, 2013, 9:33:50 AM1/30/13
to repr...@googlegroups.com
Normalmente as impressoras matriciais Epson  grandes (132 colunas, usada como impressora de nota fiscal) tem dois motores, 1 unipolar e 1 bipolar.

estou com uns 3 de cada, estou pensando tambem em abrir o unipolar e ver se dá para rearranjar as ligações e transformálo em bipolar.

Guilherme

Alain Mouette

unread,
Jan 30, 2013, 10:02:56 AM1/30/13
to repr...@googlegroups.com
Antes verifique:
se for do tipo bolacha ou se a resistencia das bobinas for muito alta, nem vale a pena... para RepRap pelo menos

Alain
=== Minha Tantillus: <http://tantillus-br.blogspot.com.br/> ===
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===
--

Guilherme Villar Mariño

unread,
Feb 4, 2013, 7:03:24 PM2/4/13
to repr...@googlegroups.com
Valeu Alain,

o unipolar tem codigo stp-42d221-03 é NEMA 17, e tem resistencia dos enrolamentos de 3.5 ohms ao comum (3.5 + 3.5 por fase)
o bipolar tem código sth-39h112-06 é NEMA 16 mas tem umas "orelhas" e a resistência é 15 ohms por fase

Anexo mando umas fotos

Achei varias referências à esses motores na net, mas não achei nenhum Datasheet.

Alguem tem alguma informação?
senão o proximo passo vai ser tentar medir o torque deles

Algumas duvidas:
15 ohms é muito alto para as RepRaps?
senpre vejo o pessoal usando motores bipolares, tem algum problema usar o unipolar? exceto que o driver terá que ser outro é claro.

obrigado,

Guilherme
image.jpeg
image(1).jpeg
image(2).jpeg

Alain Mouette

unread,
Feb 4, 2013, 7:19:11 PM2/4/13
to repr...@googlegroups.com
7 ohms está no limite superior, deve dar...
Você pode usar o comprimento para fazer uma avaliaçao, caso não ache o torque. Para o XY acho que deveriam ter pelo menos 35mm

Esses dois parametros esta intimamente relacionados ao maos conhecidos para os motores com formato convencional. São uma maneira de fazer uma avaliação...
Mas qualquer outro formato construtivo pode alterar essa relação

Alain
-- E-mail enviado do meu celular Android usando K-9 Mail --

"Guilherme Villar Mariño" <gvma...@gmail.com> escreveu:

Marcio Rodrigues

unread,
Aug 31, 2014, 2:08:33 PM8/31/14
to repr...@googlegroups.com
Abner Neto, tambem sou de Campo Grande-MS, tem como me passar o endereco deste lugar? Quero ir la dar uma olhada. Meu fone é 6799857957, podemos trocar figurinhas?

Michel K Pael

unread,
Oct 17, 2014, 9:59:25 PM10/17/14
to repr...@googlegroups.com
boa noite

sou novo no grupo e quero começar a montar uma impressora 3d. sou de campo grande ms.
podemos manter contato.

Michel

marcelo marcelo

unread,
Mar 27, 2018, 6:58:00 AM3/27/18
to RepRapBR
entra em contato comigo talves posso te ajudar tbm sou de CG!!! 992176546

Wesley Gthimoteo

unread,
Apr 7, 2018, 6:08:56 AM4/7/18
to RepRapBR
Gostaria de saber na onde fica esse "ferro velho eletronico".. sou de CG tambem kkk 


Em sexta-feira, 17 de outubro de 2014 22:59:25 UTC-3, Michel K Pael escreveu:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages