[3DPrinting] 10 softwares de modelagem 3D gratuitos para iniciantes ou experts

laura loenert

to RepRapBR
Olá pessoal, bom dia!

Este post é para servir como uma espécie de "guia" a quem deseja escolher um software de modelagem ideal para cada projeto:

http://www.3dprinting.com.br/dicas-e-tutoriais/10-softwares-de-modelagem-3d-gratuitos-para-iniciantes-ou-experts/

Abraços,
Laura

Carlos Silva

to repr...@googlegroups.com
Muito bom...

--
Att.
Carlos Assis

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Samuel Checozzi

to repr...@googlegroups.com

Obrigado por compartilhar Laura, a maioria deles eu nem tinha ouvido falar

Felipe Sanches

to repr...@googlegroups.com
"Assim como todas as ferramentas de software de modelagem 3D desta lista, o OpenSCAD é um software livre"

Isso não é verdade. Sim, o OpenSCAD é um software livre. A parte errada é dizer "assim como todas as ferramentas de software de modelagem 3D desta lista", já que várias das ferramentas listadas não são software livre.

laura loenert

to repr...@googlegroups.com
Me parece que as que possuem versão proprietária possuem uma versão free também, porém com recursos mais limitados, e isso está bem claro no texto... ou estou enganada? Se sim, por gentileza me aponte quais delas são estritamente proprietárias.

Atenciosamente,

Laura Loenert / Jornalista Multimídia
https://www.linkedin.com/in/lauraloenert
Mtb.: 49423/SP
Cel.: +55 [11] 985-960-544
Twitter: @LauraLoou

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAK6XL6De3e5ZE2%2BgVa%3DuvdxCVUqpY3Wj2SPEr2J5UOAut3%3DBdA%40mail.gmail.com.

Saverio Palmieri Neto

to repr...@googlegroups.com

Só pra deixar minhas impressões sobre os softwares dessa lista.

Testei todas as ferramentas nos últimos meses e acabo sempre usando o Openscad, Thinkercad e Onshape.

O openscad é a minha ferramenta predileta pra modelagem de peças que eu sei que vou querer alterar com frequência. Se você já sabe desenvolver em alguma linguagem de programação o openscad é muito fácil. Acho que a principal limitação dele é no trabalho com peças orgânicas ou com muita complexidade.

O Thinkercad é muito simples de usar, também tem suas limitações, mas pra fazer uma peça rápida ele é bem útil.

Particularmente gostei muito do onshape. Principalmente por ser possível montar as peças virtualmente com movimentos e tudo o mais. Modelar nele é um pouco mais complexo mas o software é bem completo.

Estou montando uma impressora baseada na tantilus com estrutura em alumínio da Forseti, foi muito útil pra customizações poder montar a impressora, testar as peças e encaixes antes de imprimir e encomendar as peças.

Desenhei as peças no openscad, importei no onshape e fiz a montagem. Me poupou retrabalho, encontrei problemas que provavelmente só iria ver na montagem física.

A versão freemium deles para um hobbista, como eu,  é mais do que o suficiente.

Abraço, Saverio

Carlos Silva

to repr...@googlegroups.com
Laura...
Acho que a questão citada pelo Felipe é o conceito de "software livre" que é diferente de gratuito.

--
Att.
Carlos Assis

Felipe Sanches

to repr...@googlegroups.com
Exatamente! Tem uma descrição boa nesse site pra esclarecer o significa do de Software Livre:
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

laura loenert

to repr...@googlegroups.com
Pessoal,

Entendo e tenho respeito pela diferença entre "grátis" e "software livre", porém não é esse o objetivo do post, mas sim atentar que é possível usar esses softwares gratuitamente, ainda que com recursos mais limitados para a versão free. Por favor se atenham a isso, e não ao conceito "puro" do que vem a ser "software livre" e "software grátis". Mas edições no texto são sempre bem vindas, portanto se desejarem, por gentileza, proponham sugestões que edito o conteúdo.

[...]

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAK6XL6BAo5_-bhos_%2BkoDysQoGGkQoLykXVx7qcTwDVWRr%3DO6Q%40mail.gmail.com.

Felipe Sanches

to repr...@googlegroups.com
A correção já foi sugerida: editar a passagem que contem a informação incorreta. Por mais que não seja (segundo você afirma) o ponto central da postagem, não deixa de ser uma informação errada que merece correção.

Corrigir é fácil. É só dizer de uma forma que não leve o leitor a entender (erroneamente) que todos os outros software são livres. Usar o termo "gratuito" alí já serve como correção, por exemplo.

Espero que entenda isso não como uma crítica, mas sim como uma ajuda para deixar o texto mais preciso.

Felipe

Fabricio RS

to RepRapBR
Vale ressaltar que ao se cadastrar na Autodesk como estudante é possível ter acesso a todos os softwares por 3 anos no modo estudante.
Com isso, o Autodesk Inventor funciona com todas as funções, assim como o AutoCAD.
Eles tem muitos outros softwares de modelagem 3D também.. Não custa fazer o cadastro ;)