Self Bed Leveling com sensor de indutancia

Raphael Remma

to RepRapBR
Ola pessoal,

Tenho uma Prusa Mendel com frame de aluminio.
Depois de uma longa odisseia em busca do firmware necessario (e o vendedor me enviou em .hex) consegui adaptar um outro firmware e tudo aparentemente estava bem.
Entao seus pobremas se acabaro-se, certo?

Errado.

Decidi instalar um self leveling bed com um sensor de indutancia. Era baratinho na Amazon (coisa de 5 libras) e entregavam no dia seguinte.

Putz... Levei sutrra do Arduino, do RAMPS, do sensor de indutancia e ultimamente tenho tido pesadelos com Joseph Prusa.

Depois de longas horas, consegui fazer a impressora funcionar bem, com um firmware um pouco mais recente (pelo menos suporta self leveling), mas nada de sensor.

O que eu tenho:

Uso Uma board MKS Base 1.4

O sensor 'e o LJ12A3-4-Z/BX - detecta a 4mm

Segui o tutorial do Tom Sanlanderer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EcGFLwj0pnA

O cabeamento do sensor foi feito corretamente.

Os sintomas:

O sensor substitui o Z endstop, esta ligado corretamente e aparentemente funciona. Quando  o extrusor se aproxima da mesa de aluminio, o LED do sensor acende, mas o extrusor nao para de descer e soca o bico na mesa.

Atraves do comando M119, todos os endstops estao desativados. Coloco Uma chave de fenda na parte de baixo do sensor, o led acende, mas o trigger no Marlin nao é ativado. Basicamente, o Marlin nao enxerga o sensor.
Isso me leva a acreditar que o problema é a configuracao de firmware.

Alguem teve algum problema parecido e poderia Dar Uma força?
Se alguem quiser dar uma olhada no configuration.h por favor me avise, que eu posto aqui.

Valeu, pessoal. Muito obrigado.

Raphael

RAlves

to repr...@googlegroups.com
Só pra saber sua mesa é de aluminio?
qual o diâmetro do seu vidro, se vc usa vidro de 3mm lhe sobram 1mm (se a mesa for de alumínio) pq se for a mk2 de fibra e o cobre estiver do outro lado esquece os 4mm

a solução que tive foi usar um espelho no lugar do vidro... a tinta de prata do fundo do espelho aciona meu sensor, mas... voltei ao sistema de endstop por motivos praticos de regulagem...

agora minha mobilete (apelido da minha 3d) esta deslocando camadas em Y por sei la qual motivo seja... espero terminar logo a smartrap core para ver se esses problemas me deixam, porque ta complicado não consigo temrinar um projeto sem ter alguma imbira no meio do caminho

ABS
--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
Verifique as velocidades do eixo y, no meu caso ocorreu isso mas era a velocidade alta no firmware, reduza e veja. Abraços.

Ricardo de Sena

Raphael Remma

to RepRapBR

Uso mesa de aluminio. Sem vidro.

O sensor funciona. O LED acende quando chega perto da mesa.

Mando o comando M119 mas o Marlin nao mostra nenhum trigger...

Este 'e o meu problema. 'E como se o Marlin nao enxergasse o sensor.

RAlves

RAlves

to repr...@googlegroups.com
vlw vou verificar, o feedrate estava em 80% e ainda persistia o problema... vou tetar uma impressão com 60% e ai se nao der nada mudo tudo no firmware x(

o engraçado é que realizei varias impressões grandes com ela a 100% e nao tive problemas,...

abs

Raphael Remma

to RepRapBR

Tentei mais algumas vezes e nada... Acabei voltando pro endstop mecanico, pelo menos temporariamente.
 Talvez tenha alguma coisa a ver com a placa MKS Base... 'E uma pena, mas vou ter que deixar isso pro futuro.

Obrigado a mesma, pessoal.

Andre Alexandre

Raphael Remma

to RepRapBR, andr...@gmail.com

Quando chegar em casa vou tentar inverter os Z probe endstop.

Acho que tem a ver com o sensor ser PNP ou NPN.