Mesa 12v em 24v

Jonis Maurin Ceará

to RepRapBR
Olá.

Comprei uma mesa no Ali de 300*300, porém a mesa só tem um par de PAD's de conexão da energia. Segundo o vendedor, ela funciona tanto com 12v como 24v, no mesmo PAD. Eu não medi a resistencia da mesa e ela já esta instalada, porém, testei com 12v e ela demora horas para aquecer quase nada. Já na fonte 24v, ela aquece super rápido. No entanto, ao ligar a fonte e acionar o aquecimento, a fonte simplesmente esquenta MUITO durante o aquecimento inicial. Depois disso, ela fica morna. Mesmo ficando morna, depois de cerca de 2 semanas de uso a fonte abriu o bico ontem. A capacidade da fonte é de 500W (20A) e ela nao esta no seu limite, pois não esta desarmando por sobrecarga.
A questão do aquecimento se dá principalmente por eu estar usando rele, eu acredito. Como eu não confio no mosfet que veio na minha SBASE, resolvi usar rele.

A minha dúvida é: existe alguma coisa que possa ser feita para aumentar um pouco a impedancia (acredito que isso esteja aquecendo a fonte) ou alguma outra solução? Eu tenho dois IRLB3034 parados aqui.....esse mosfet pode ser usado para esta finalidade? Caso sim, como seria a ligação deles? Pois pelo que andei lendo, é necessário usar um pull-down no gate de mosfets N-Channel como este. Além disso, nao sei exatamente como calcular o valor de resistencia para o gate dele.

Com o Mosfet, acredito que eu possa limitar a largura máxima de pulso usando PWM, correto? (na configuração da SBASE é indicado usar máximo de 64  (PWM) para ligar dispositivos de 12v em 24v).

virkram

to RepRapBR
Jonis, que eu saiba a fonte tem de fornecer no mínimo 30A, troca por uma industrial ( usadas  em fitas led) adaptar coisas em impressoras 3d só dá dor de cabeça ,vai no que já foi testado pela comunidade.

Jorge

to RepRapBR
Jonis,

não conheço o SBASE controller, mas alguns conceitos básicos posso dar:

1. a primeiríssima coisa que se faz antes de conectar uma carga numa fonte e ver se os dois são compatíveis.Então: medir resistência, calcular corrente e comparar com os dados da fonte ...

2. Se a fonte esquenta "MUITO", independentemente se desarma ou não, ela está no limite sim.

3. Se existe configuração do firmware da SBASE para realizar um duty-cycle máximo < 100% (que é o valor que o controlador vai adotar na fase inicial do aquecimento para elevar a temperatura), é interessante usar MOSFET sim e não relé.

4. O IRLB3034 me parece muito adequado (RDS baixo @ 4,5V, IDmax >> 30A, VDS = 40V, etc). Mas também aqui vale: o driver (neste caso: o microcontroler que eu não conheço) e a carga (o MOSFET) tem que ser compatível

5. O pull-down no gate do n-MOSFET é para garantir um desligamento seguro dele. O valor deste resistor não é crítico,100kOhms, por aí ...

6.  O mais fácil e o mais adequado, já que já tens uma placa aquecedora forte, me parece, é comprar uma fonte mais potente (DEPOIS de realizar o item 1 acima ;-) ....

Abraço

Jorge

Jonis Maurin Ceará

to repr...@googlegroups.com
Essa é industrial, porém de 20A. Onde tem de 30A? Nao achei rm lugar nenhum.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Enviado: domingo, 19 de março de 2017 13:39:43
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CACK8wih5Mspg0HPnjT%2BM43djjduB04J0mvcK_%3D0AboNHAS_bdQ%40mail.gmail.com.

Jonis Maurin Ceará

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Enviado: domingo, 19 de março de 2017 17:14:24
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CACK8wig%2B%2BO6uMaXUi0AXUhBEeUd1n5pGPoMY%2BjRRjhfGU3eZMA%40mail.gmail.com.

Jonis Maurin Ceará

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Enviado: segunda-feira, 20 de março de 2017 00:03:40
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CACK8wij5Tv1Cw0FHsR8u%2BNkTHrBsd%2BAfOQEQmS%3DanVxnO1pczw%40mail.gmail.com.

Jorge

to RepRapBR
duas fontes 12V em serie .... (faço isso em outro projeto)

Jorge
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.