atolamento no meio da impressão

RodrigoFbi Benevides

to RepRapBR
eu troquei o firmware da prusa mendel e ja fiz a calibração da extrusora, antes eu estava usando PLA e não conseguia fazer uma impressão pois sempre dava algum tipo de erro.

so que agora eu mudei pro ABS e consegui fazer a impressão, porem ele inicia tranquilamente e em uma certa etapa da impressão (tipo 5 minutos depois) ele simplesmente atola o filamento dentro do hotend com isso parando de injetar ABS na peça.

eu usava um hotend de 3.0 porem comprei um novo de 1.75 e instalei nela. também fiz uma alteração na estrutura dela indo pra 200mm de impressão.

sinceramente não sei o que fazer ou que calibração preciso realizar.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Qual bico usa? Tem cooler no corpo do bico?

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

to repr...@googlegroups.com
uso um bico 0.4, ele ate possui um cooler para a parte do hotend porem não instale ainda

Em 29 de agosto de 2017 07:14, Bruno Cabral <br...@openline.com.br> escreveu:
[...]

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
Ola

Recomendo que instale rapidamente o cooler no dissipador do hot end.

Depois faça uma boa calibragem do diametro de seu filamento (com um paquimetro meça tres a quatro sessões do filamento num comprimento de uns tres metros).

Aqui por exemplo tenho 1,73.

Após medir o diametro de seu filamento, ajuste o "extrusion multiplier" em seu programa medindo 10 cm de filamento com uma caneta a partir da entrada do fio na extrusora (procure videos no you tube)

Tudo ajustado, reduza de 5 em 5 graus a temperatura do bico até ter fluidez sem atolamento.

Como o filamento para imprimir tem que estar quase em estado líquido para passar pelo bico, um diametro mal medido e um extrusion multiplier em excesso vai fazer o filamento liquefeito subir pelo hot end até a parte fria causando o atolamento do filamento por ter muito material.

Veja ainda que, se seu hot end tiver teflon dentro ( não for all metal) o teflon deve ter uma medida interna estrita e preencher todo o hot end até o bico. Se houver espaço entre o teflon e o bico isto vai acumular material podendo obstruir o canal e causar possiveis blobs na peça nas retrações do filamento.

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
Sim, eu acabei de instalar o cooler. Sobre a medição vou fazer. Aí a temperatura eu estou começando em 235.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em um tópico do grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
235°C é um bom começo. Eu uso de 240 a 255 dependendo do ABS. Mas com tufo bem ajustado. Diametro do filamento certo e extrusion nas configurações do repetier/slicer ou no simplify (São os que uso, ja que nunca me acertei no cura e no skeinforge)

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
Consegui imprimir, porém o que acontece eu uso uma extrusora 0,3 que era da antiga e mudei o hotend para 1,75 para ser compatível com o filamento que comprei em excesso.

Agora não sei se ainda dá pra regular a impressora ou vou ter que mudar de extrusora.

Em 29 de ago de 2017 14:00, "Antonio Carlos (Tota) Saboia" <acls...@gmail.com> escreveu:
[...]

PhotoGrid_1504106386053.jpg

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

Um extrusor com furo de 3mm passando filamento de 1,75m vai te dar muitos problemas. Imprima um de 1,75mm (se estiver conseguindo imprimir) ou compre outro extrusor

to RepRapBR
Agora estou procurando uma modelo de extrusora de 1.75 compativel pra encaixar na prusa

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
De uma olhada no Alex extruder 1.75mm disponivel no thingverse.

Uso ele e é muito bom.

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
O atolamento parece que foi resolvido, agora parece que estou com esse problema.

Em 30 de ago de 2017 21:46, "Antonio Carlos (Tota) Saboia" <acls...@gmail.com> escreveu:
De uma olhada no Alex extruder 1.75mm disponivel no thingverse.

Uso ele e é muito bom.
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em um tópico do grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
20170831_162607.jpg

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
Suas correias estão bem ajustadas?

Parece excesso de velocidade e/ ou correias desajustadas.

RodrigoFbi Benevides

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
No fatiador.

Qual fatiador você usa?

Voce tem display na sua máquina?

RodrigoFbi Benevides

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
São as tentativas que estou fazendo a última eu Fiz com a temperatura de 220°
PhotoGrid_1504275468148.jpg

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
Ola

No slicer localize "print settings"

Minhas configurações:

Perimeters 30 mm/s
small 28 mm/s
external 70%
infill 40 mm/s
solid 30 mm/s
top solid 30 mm/s
gaps 15 mm/s
bridges 35 mm/s
support material 50 mm/s

veja se ajuda

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
Mudei pro simplify e olhei uns vídeos de como operar ele. E agora está bem melhor.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

PhotoGrid_1504381944862.jpg

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
Sim, melhorou.

Mas as bordas ainda estão irregulares.

Tente estas configurações para o simplify:

https://drive.google.com/file/d/0B_qvhwVkHIABRVBwRE56NzVJMFk/view?usp=sharing

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
Eu e um amigo aqui do grupo do Facebook fizemos altas configurações e instalei uma base de vidro e depois de modificar esse é o resultado. Ainda não está perfeito, pois vou trocar os fusos para o trapézioidal e montar a caixa para manter ela dentro.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em um tópico do grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

PhotoGrid_1504741236027.jpg

Antonio Carlos (Tota) Saboia

to RepRapBR
Parabéns.