Solução definitiva para Backlash, realidade ou mito?

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Qual a opinião dos colegas sobre esse possível anti-backlash:

Alguém já usa?
Vantagens x desvantagens?

Cleber Moreira

to RepRapBR
Muito interessante, já me deu algumas ideias de uso como atuador linear. Única coisa que vi de desvantagem é o que está num link de um comentário...------>  http://www.motionsolutions.net/store/pc/Slide-Screw-347p3750.htm
Que afirma a falta de precisão. Vamos ver o que o pessoal acrescenta ai...

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Não entendo isso como "solução definitiva para backlash*" porque é um sistema possível de atuador linear com possíveis vantagens em folga, não um adendo-anti-folga como os inúmeros que existem no thingiverse.
Acho um sistema meio caro (afinal, tem que usar 3 rolamentos, que em geral no Brasil são caros), difícil de ajustar (dá pra perceber que os rolamentos têm que estar muito precisamente angulados e ajustados para o mecanismo funcionar direito) e gerador de desgaste (no próprio vídeo que você passou dá pra ver o desgaste na barra lisa). Não é à toa que é tido como "de pouca precisão". Imagino também que o atrito estático desse mecanismo seja insuficiente pra sustentar pesos altos de carro X.

Eu já vi atuadores desse tipo que pra melhorar a precisão e os outros fatores usam toróides ou estruturas arredondadas (como os rolamentos de V-slot) no lugar dos rolamentos radiais.

* Lembrando que "backlash" significa "folga".

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP

Raphael Rema

to RepRapBR
Ja tinha visto um pessoal que fez várias experiencias com isso no reprap forum. Parece que o perigo de usar isso no Z é que de vez enquando ele dá aquela "escorregada". Nao sei se vale à pena o medo.

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Achei outros utilizando o mesmo princípio mas com barra roscada pra evita essas escorregadas. Os rolamentos encaixam na rosca da barra e permitem maior aderência. Creio que isso também resolva o problema com a falta de precisão que os colegas falaram. Aguardar alguém quem tenha os rolamentos e a vontade de testar aqui para o grupo.

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
[...]

​Tem a referência?
Rolamento em contato direto com barra roscada? Só eu acho isso uma idéia... er... excessivamente criativa? Criativa assim, de quem é tão mente aberta que o cérebro caiu.​

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Hahaha, também acho estranho, mas talvez com o rolamento flangeado pode até funcionar... se a flange couber certinho dentro da rosca da barra... mas seria muita sorte.

Andre

--
[...]

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 8407-3847

Raphael Rema

to repr...@googlegroups.com

Nada mais seria do que um um fuso + rolamento de esfera (ball bearing leadscrew). Mas numa versão BEM mais humilde.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAKkEYjEbqHF%3DraLQ4T94oVmXqNwVRwLQBEQ-F6LHKdUa4M97bg%40mail.gmail.com.

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

Com habilidade se o cérebro cair, faz uma embaixadinha e joga pro lugar de novo...kkkkkkk

Só para exemplificar:

Com barra lisa no Z- https://www.youtube.com/watch?v=bXX6AXUATD0

Com fuso trapezoidal - https://www.youtube.com/watch?v=vhodLP9ws0Q

Existe uma outra implementação usando rolamento comum e fuso - http://cncloisirs.com/Construction/Entra%eenementVictorSendas

Quem brincou com cnc antes das portas abertas para compra na china, já arriscou todas estas opções de acionamento, hoje não sei se compensa, face à todas dificuldades de ajuste e manutenção que estes sistemas necessitam.

Sds

JP

--

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.