ABS apresentando irregularidades na superfície da peça impressa.

Elyan Corrêa

to RepRapBR
Esta é a minha primeira postagem na lista, vou tentar ser bem claro, desde já agradeço a leitura.

Possuo uma impressora clone Prusa, e recentemente ela começou a perder qualidade de impressão, o hotend estava apresentando problemas e substitui por um modelo E3Dv6 (China), agora consigo imprimir filamento sem obstruções, porém as superfícies tem apresentando um acabamento um pouco ruim, diferente de quando adquiri a impressora.

Utilizo ABS 1.75 e com a temperatura de 230°C (Bed 100°C), preenchimento 100% e ventilação full-time na peça.

Alguma sugestão para tornar a peça lisa novamente? Seria esse o problema que chamam de Z Wobble.

Att,

Jorge

to RepRapBR
Elyan,

o teu filamento pegou umidade.

Para secar o filamento: colocar em cima da mesa em 60 grausC (cuidado para não derreter o carretel que provavelmente é de PP) por algumas horas.
Ou, melhor, numa caixa com lâmpada incandescente (dimerizada!) num ambiente interior de 60C por algumas horas.

Outra coisa: para imprimir peças com infill 100% você deve configurar o fatiador muito bem - use o parâmetro "extrusion multiplier" ou "Flow percentage", dependendo do fatiador que usa.

Jorge

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

Nao consegui ver a foto mas voce nao disse se o diametro do furo era o mesmo, nem se refez a calibração do extrusor (extrusion multiplier) quando trocou o bico

to RepRapBR
Obrigado pela resposta Jorge, irei providenciar a construção desta "estufa", o ideal é que mantenha o filamento e o aquecimento full time na estufa? Ou ligando periodicamente?

Eu utilizo infill 100% para obter maior resistência na peça, vou dar uma pesquisada em como realizar este parâmetro.

Utilizo o CURA para fatiar, você tem alguma dica de uso para melhorar esse processo?

Att,

Elyan Corrêa

to RepRapBR
Bom dia Bruno,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

O diâmetro é o mesmo e não refiz a calibração, você tem a indicação de algum local (além do google) onde posso obter informações sobre essa calibração?

Att,

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Enviado: quarta-feira, 5 de abril de 2017 08:39:28
Para: RepRapBR

Elyan Corrêa

to repr...@googlegroups.com
Irei dar uma olhada, comprei um rolo de filamento novo pois o atual acabou, aí farei os testes.

Obrigado pela resposta.

Elyan Fábio Corrêa

+55(47)89062727

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Jorge

to RepRapBR
Elyan,

em princípio é só necessário secar o filamento antes de usar.
Se manter o filamento sempre na estufa, pode ser em temperatura mais baixa. Eu, por exemplo, tenho aqui uma geladeira velha com duas lâmpadas incandescentes dentro. Uma delas está sempre (24h/7d) ligada, porém dimerizada de modo que gasta +/- 20W. Assim mantem uma temperatura de +/- 40C constante dentro da "geladeira". Sempre tenho filamentos dentro que estão super secos. Não sei - embora trabalho com filamentos - se o filamento ABS resseca se mantido em temperaturas mais altas por muito tempo.

Agora, para manter um filamento seco, basta também fazer como o André Ruiz mostrou num dos posts dele aqui (um anos atrás!?) e abrigar o filamento numa caixa (plástica) com dissecante dentro. Conheço vários "impressionistas 3D" que fazem assim ...

infill 100%: leia o que tem em http://www.3don.net.br/DicasImpressao.aspx sob o título "fluxo da extrusão". No Cura, em vez de "extrusiuon multiplier" utilize o parâmetro "Flow (%)".
Caso você tenha um Flow alto demais, o plástico que sobra consegue escapar apenas nas circunferências externas para o lado de fora - isso prejudica a qualidade de acabamento da impressão.

Sorte

Jorge

Elyan Corrêa

to repr...@googlegroups.com
Excelente explicação Jorge, obrigado pelo apoio! Em breve colocarei em práticas as dicas supracitadas.

Agradeço desde já!

Att

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.