[ENQUETE] O que vocês gostariam de saber sobre o SketchUp?

laura loenert

to RepRapBR
Olá pessoal, tudo bem?

A pergunta do título é para gerar novas perguntas e dúvidas a respeito do programa para modelagem 3D SketchUp. Peço por gentileza que incluam suas opiniões logo abaixo. A intenção é usar as perguntas como norte para compor uma matéria/post sobre o assunto para o 3DPrinting.com.br. ;D^

Vale tudo: dúvidas técnicas, dúvidas básicas, dúvidas conceituais e por aí segue... pensem no que seria um bom conteúdo disponível para vocês consultarem sempre que for preciso.

Atenciosamente,
Laura

Chico Simões

to repr...@googlegroups.com

Porque não existe Sketchup para linux?

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Fernando V. Flores

to repr...@googlegroups.com
Porque o SketchUp não tem um plugin decente pra exportar pra STL.

Antenor Filho

to RepRapBR
Laura,

Acho interessante criar uma lista de Plugins para a área de 3d makers e também uma breve explicação da função de cada ítem listado.

Att.

Antenor.

Paulo Ré

to RepRapBR
 plugin de exportação para stl funciona bem, o problema eh que vc precisa verificar a peça antes de exportar pois podem ocorrer erros de faces invertidas ou mesmo duplicadas, que fatalmente deixarão o stl com buracos. Recomendo os plugins "solid inspector 2" e "cleanup 3".

Bubolz

to RepRapBR
Exatamente Paulo Ré! com os plugins certos Sketchup exporta STL 100% livre de erros sem necessidade de posterior verificação em netfabs ou meshlabs... inclusive existe um plugin que faz o trabalho do Solid Inspector e CleanUP juntos.

Abs.

Paulo Bubolz

Bubolz

to RepRapBR
Antenor... no meu blog fiz um Top 15 com os melhores plugins:

Abs.

Paulo Bubolz

Bubolz

to RepRapBR
Chico... porque o Sketchup é um software proprietário. Mas vc pode rodar ele no Linux via Wine.

Abs.

Paulo Bubolz

Brian Gonçalves

to RepRapBR
um plugin para importar dxf

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
E fica uma droga. Problema com o mouse

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

Paulo Ré

to RepRapBR
Muito boa a sua lista Bubolz! Alguns eu já tinha, vou acrescentar quase todos! Parabéns e obrigado

Guilherme Gasperin

to repr...@googlegroups.com

Boa iniciativa, o SketchUp é bastante utilizado!

Cursos e mini cursos de SketchUp?

Hoje ele pago, certo?

Onde encontrar e como baixar e instalar a versão gratuita?

Como ajustar para imprimir paredes que ficam muito finas em escala menor?

[...]

Fernando Massa

to repr...@googlegroups.com
Eu particularmente estou querendo migrar para o Blender, mas uso o SketchUp a uns 10 anos (desde o SketchUp 6 ou 5 em 2005).
Para baixar a versão gratuita é simples:
http://www.sketchup.com/pt-BR/download/all (escolha a versão e idioma do SketchUp MAKE 2015 relativa ao seu sistema)
Instale.

A primeira coisa que eu faço e recomendo é configurar o ambiente, que de cara vem muito simplificado.
Assim é como Eu deixo: (menu Visualizar>Barras de Ferramentas)
  • camadas
  • Conjunto Grande de ferramentas
  • Exibições
  • Ferramentas de sólidos (esta é uma das mais importantes)
  • Medidas
  • Padrão
  • Sombras
E organizo as coisas como mostra a imagem em anexo.

Realmente as alternativas de Exportação em 3D não são lá muito boas, (por ser a versão gratuita) mas como o pessoal falou, tem muito Plugin que da pra baixar de graça que compensa e cobre essa deficiência.

O SketchUp é sem dúvida o programa de desenho 3D mais fácil de se aprender que existe no mercado hoje, mas é claro que tem as suas limitações.

Recomendo sem dúvida pra quem quer fazer uma peça ou criar objetos de forma rápida.

Mas... se alguém quer profissionalismo e um leque infinito de possibilidades com acabamento mais do que profissional, recomendo o Blender.
Tutoriais de Blender em PTBR:
https://www.youtube.com/user/praxinoscopio3d/videos  (o cara é simplesmente uma fera e sabe como ensinar)

Espero ter contribuído

Fernando Massa

TelaSkp.png

Guilherme Gasperin

to repr...@googlegroups.com
Olá .. é esse o site?

Imagem inline 1

Bubolz

to RepRapBR
Fernando... Vc citou "limitações" existentes no Sketchup, depois recomendou o Blender.. um software cuja curva de aprendizado é uma linha reta de tão longa. Poderia me dizer que limitações seriam essas? Levando em conta que o Blender é um modelador de malha (Vértices, arestas e faces) mais indicado para modelagem livre e orgânica, enquanto o Sketchup, sendo um modelador de superfície simplificado (Arestas e faces) é indicado para modelagem CAD/CAM. Os dois possuem workflow radicalmente diferentes, seria como comparar SolidWorks com 3D Studio Max. "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

Mais adiante vc recomenda mais um vez o Blender para quem busca "profissionalismo", sugestionando a quem lê que utilizar Sketchup é coisa de amador.

Qualquer usuário, mesmo uma criança que nunca teve contato com modelagem 3D, ao utilizar o SU por meia hora já é capaz de criar objetos relativamente complexos, enquanto que com o Blender nesse mesmo espaço de tempo, provavelmente ainda estaria "tentando" editar um cubo... alerto que isto não é minha opinião, é FATO!

Sketchup não é apenas o produto de instalação padrão fornecido pela Trimble! Quem utiliza a instalação padrão está fadado a subutilizar a ferramenta e não extrair um décimo da sua verdadeira capacidade, e é isso que infelizmente ocorre na maioria das vezes. Para modelar com eficiência é necessário instalar uma gama de plugins essenciais, e otimizar a interface com ícones e atalhos de teclado personalizados.

A verdadeira força do Sketchup vem dos plugins e da vasta comunidade de desenvolvedores que disponibilizam extensões gratuitas com código fonte aberto, e que adicionam funcionalidades extras extremamente poderosas, transformando o Sketchup de um modelador simples em uma poderosa ferramenta de modelagem.

Abs.

Paulo Bubolz

Bubolz

to RepRapBR
Guilherme... Sketchup é um dos softwares de modelagem 3D mais utilizados no mundo.

Para impressão 3D com um bico de 0,4 é recomendável utilizar paredes e detalhes de 0,5mm de espessura pra cima. É possível modelar e imprimir paredes mais finas, mas pra isso é necessário ajustar o fator de extrusão no fatiador.

Se vc vai modelar as paredes já desenhe com uma espessura que permita realizar uma boa impressão... 1,5mm de espessura já dá um bom resultado.

Abs.

Paulo Bubolz

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com

O Simplify3D também é proprietário e tem pra Linux e Mac também. Então não julgo que isso explique alguma coisa...

Fernando Massa

to repr...@googlegroups.com
Paulo Bubolz, pena que vc interpretou mal o que eu escrevi.

O que você escreveu : "sugestionando a quem lê que utilizar Sketchup é coisa de amador" ---> isso é interpretação sua. Não foi o que eu disse.
Infelizmente esse é o problema da escrita, cada um lê no tom que acredita a pessoa está falando, e daí entram as diversas interpretações que podem ser corretas ou erradas.
Note também que não estou falando da versão Pró de SketchUp, mas da Gratuita (quando falo de limitações, pois já tinha esclarecido isso na linha de cima).

Concordo em tudo o que você falou sobre a curva de aprendizagem. É realmente como vc falou.
Mas, o SU ainda tem bugs quando vc quer usar as ferramentas de sólidos, (por exemplo) e desenhar algo mais orgânico nele é um desafio.

Quando falo de profissionalismo e um leque infinito de possibilidades, me refiro ao blender como um pacote já pronto e gratuito, sem pegadinhas, sem necessidade de versão pró ou coisa parecida ele já é assim, superpoderoso e versão única. Claro que como vc falou, ele é bem mais difícil de aprender, mas depois que você pega jeito nele, não tem o que não da pra fazer. E se começar a expandir ele com plug-ins então... nem te conto.

Com tudo, esta é a minha opinião pessoal.
Grande abraço.

Fernando Massa

[...]

laura loenert

to RepRapBR
Antenor, mas a pergunta é: "O que vocês gostariam de saber sobre o SketchUp?"; interessante seu comentário, mas me parece que ele entraria mais em "sugestões" para uma nova versão do programa do que para fomentar a troca de informações entre usuários do programa (que é o propósito desse artigo).

Atenciosamente,
Laura

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com

On Oct 29, 2015 09:47, "Bubolz" <bli...@gmail.com> wrote:

> Qualquer usuário, mesmo uma criança que nunca teve contato com modelagem 3D, ao utilizar o SU por meia hora já é capaz de criar objetos relativamente complexos, enquanto que com o Blender nesse mesmo espaço de tempo, provavelmente ainda estaria "tentando" editar um cubo... alerto que isto não é minha opinião, é FATO!

Que bom que é fato, Paulo. Então não deve ser difícil você embasar essa sua afirmação com dados que a comprovem. Foi feita alguma pesquisa comparativa que chegou a essa conclusão? Deve ser algo b acadêmico, porque não consegui achar no Google.

> A verdadeira força do Sketchup vem dos plugins e da vasta comunidade de desenvolvedores que disponibilizam extensões gratuitas com código fonte aberto, e que adicionam funcionalidades extras extremamente poderosas, transformando o Sketchup de um modelador simples em uma poderosa ferramenta de modelagem.

Comunidade, código aberto sendo a verdadeira força do... Proprietário e monoplataforma SketchUp? Curioso. Pensei que essas fossem características gritantes do Blender.

> [...]
> ---
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

laura loenert

to RepRapBR
Olá Guilherme,

De fato o site ficou fora por algumas horas, tivemos um probleminha técnico ontem. Mas já está no ar novamente, entra lá!  ;D~

Atenciosamente,
Laura

Bubolz

to RepRapBR
É um erro pensar que os melhores recursos ficaram reservados apenas a versão Pró... Ela só possui a mais as ferramentas booleanas nativas e suporte a alguns formatos extras, recursos que podem ser adicionados a versão gratuita através de plugins. Além disso, para que a Pró fique igualmente produtiva necessita do mesmo acervo de plugins necessários a versão free.

Não há bugs nas ferramentas de sólidos! o que ocorre é que para aplicar as propriedades booleanas, os objetos envolvidos na operação precisam ser obrigatoriamente um objeto "sólido", sem arestas soltas, faces internas, etc. Antes de proceder com qualquer uma das ferramentas booleanas é imperativo utilizar o plugin CleanUp² para limpar o modelo e posteriormente o SolidInspector para identificar possíveis problemas da operação.

Sketchup se destina a modelagem geométrica, como disse anteriormente, não é um modelador de malha e por isso não é indicado para modelagens orgânicas, embora isso também seja possível com o uso de plugins como o Artisan. O Sketchup permite a modelagem de estruturas com superfície extremamente complexas de forma simples e rápida simulando modelagem Nurbs através de plugins gratuitos como o Extrusion tools e o Curviloft.

Abs.

Paulo Bubolz

Bubolz

to RepRapBR

Claudio... para um embasamento imparcial que tal fazer vc mesmo o teste? Sente-se na frente do PC e sem ter lido infindáveis documentações incompletas e imprecisas durante meses a fio sobre modelagem com Blender (isso é importante) modele algo simples como uma casinha de cachorro... Cronometre o tempo (melhor usar um calendário) prepare o arquivo para impressão no Blender sem usar outros softwares e imprima... em seguida repita o mesmo desenho e procedimento usando o sketchup e nos diga o resultado.

Sketchup não é mono plataforma, também roda em Mac.

Mais uma vez vc insiste em entrar no mérito da discussão Open x fechado... como se o simples fato do Blender ser aberto fizesse dele a melhor ferramenta de modelagem 3D que existe... ora mas isso nem de longe.

Abs.

Paulo Bubolz.

Douglas Gerra

to RepRapBR
Por que o pessoal tem tanto preconceito contra o sketchup?
Por que na primeira dificuldade enfrentada desistem e saem  falando q não tem isso nem aquilo sendo q nem se deram o trabalho de pesquisar.

Antenor Filho

to RepRapBR
Laura,

O que acho super interessante é o que já existe no blog do Paulo, um ranking de plugins que são denominados como essenciais para quem quer modelar e não conhece as facilidades do que estes podem fornecer e isto não é uma sugestão para uma nova versão.

Se realmente for fazer o que já tem mas vale citar o blog do amigo Paulo, agora se for para clarear o caminho para os novatos no SU inclinados para a área do 3d faça um passo a passo, tenho certeza que iria agradar muita gente.

Vejo muita gente reclamando que projeta algo no S.U e quando vai exportar o STL vem todo ferrado e na verdade o cara tá com face invertida, isso já é uma dica!

O cara mais certo que conheço para falar com propriedade é o Paulo Bubols, admiro o trabalho dele desde o GuiaCNC, altos puzzles!

Abraço!