Extrair Firmware diretamente da placa

Raphael Remma

to RepRapBR
Ol'a pessoal.

Adquiri uma prusa mendel aluminium fazem alguns meses e estou instalando um sensor de indutancia pra Bed Leveling.
O Firmware j'a veio bem ajustado do vendedor.

Pergunta:

Tem algum jeito de eu EXTRAIR o firmware diretamente da placa? (Ou pelo menos visualizar como est'a configurado).
Assim nao preciso calibrar do zero quando eu fizer upload do novo firmware.

Desconfio que seja Marlin, e a placa 'e uma "MKS Base 1.4".

Agradeco desde ja.

Raphael

Julio Cesar Bianor

to RepRapBR
Essa é uma dúvida comum no início da programação, a resposta é: NÃO.

O Firmware como conhecemos não é o que vai ser gravado na máquina.
Conhecemos o Código Fonte (caracteres legíveis e compreensíveis com sentenças lógicas), mas na máquina é gravado o Código Binário (um copilado de bits que está na linguagem de máquina, ex.: 0110001...).
Alguns microprocessadores podem permitir a leitura desse código binário (caso do arduino, chip Atmel) outros possuem uma forma de bloqueio contra leitura (chip da Microchip).
O binário em si será "quase" (pra não dizer impossível) de ser compreendido sem o código fonte original para copilar e comparar.

No caso do Marlin usado no arduino, o amigo poderá desfrutar dos valores de EEPROM que são legíveis com qualquer programa de impressão. Dão uma base para entender ao menos como o código foi preparado para a máquina atuar. No demais, será muito melhor ir configurando conforme a sua impressora, tem inúmeros vídeos que ajudam nesse processo. Boa sorte.

Raphael Remma

to RepRapBR
Oi Julio, muit'issimo obrigado pela resposta.

Nao vi nada parecido no Cura. Voce recomendaria algum outro software que me permitisse visualizar os dados do EEPROM?

Andre Alexandre

to reprapbr
Se o seu fabricante utilizou a EEPROM para guardar os dados de configuracao (muito provavel) da p/ vc puxar essas informacoes.

De uma consultada em G-Code EEPROM no google.

Abraços

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Fernando Massa

to repr...@googlegroups.com
se não me engano o Repetier consegue fazer isso.
http://www.repetier.com/

Fernando Massa

RAlves

to repr...@googlegroups.com
Éééééé bem na teoria seria quase isso...

Todos microcontroladores (que ja ví e usei)possuem bloqueio contra leitura de firmware, basta ativa-los, até os atmegas (arduinos)...

é uma proteção que era muito efetiva há algum tempo atrás, hoje existem empresas que você manda  um chip e ela te retorna o que estava na memória dele, tanto de programação quanto de dados (FLASH, EEPROM, EPROM etc...)

o arduino não permite a leitura do codigo fonte, o processo e gravação é gravar, ler e conferir, setar fusebits de bloqueio... então... já sabe, se tudo estiver funcionando corretamente no seu arduino não vai conseguir ler o fonte...

mas você pode testar, procura AVDUDESS na internet é um programador que usa o mesmo programa que a ide arduino (avrdude) para programar atmegas, lá tem como “ler” e salvar o firmware.

agora vamos ao problema depois de ler o fonte, aquilo que você vai ler é uma programação em assembler, se você um escova bits, da trabalho mas dá para entender o que ta lá, já que os atmega são RISC (set de instrução restrito) e 8 bits.

mas resumindo tem que valer muito a pena para mexer nisso... mas muito mesmo... se você imaginar que um arduino mega tem 256K de memoria isso deve dá umas 128 milhões de instruções assembler de 8 bits. não é nada fácil achar o lugar certo de mexer sem ferrar tudo...

abs

RAlves
[...]

Raphael Remma

to RepRapBR

Mandei um email pro fabricante (HICTOP) e ele me enviou o firmware...

Em formato .hex!!!!!! GRRRRRRR - Ainda versao antiga do Marlin que nao suporta sensor de indutancia pra bed leveling. Pelo menos se der treta, subo o .hex atrav'es do Cura.

Baixei um outro pra prusa que era parecido (versao mais nova, so tive que mudar os steps de um dos motores, que no modelo DELE estava
configurado pra roscas ACME. A minha 'e M8 normal.

Pessoal, muit'issimo obrigado pela ajuda.