Impressão com mesa FRIA com ABS

Julio Souza

to RepRapBR
Boas galera.

Andei testando alguns produtos para fixação. Um deles foi a COLA EVA para isopor da ACRILEX. Estou diluindo a mesma em um pouco de álcool isopropílico e os resultados estão sendo fantásticos. Estou conseguindo imprimir peças grandes e pequenas, com pouco brim e ZERO warp. Fica a dica pra que quiser fazer o teste.
Abçs

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Você conseguiu violar leis da física?
Porque mesmo se você conseguir adesão perfeita à mesa se fizer com peça com cantos e volumosa as camadas acima vão delaminar, com o ABS estando em temperatura ambiente.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Boas Cláudio.

Não creio ter chegado ao ponto de quebrar as leis, kkkkkkk. Mas está funcionando muiiiiiiiiiiiiito bem. Agora mesmo estou imp uma peça com tamanho razoável, já está pra mais dos 50% e tudo em ordem. Mesa a 26º C.

Eu havia lido um artigo de um cara que não lembro o nome que falou dessa cola. Por isso resolvi testar. E um vidro dela sai uns R$3,00. Rende bastante.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CA%2B4wXKAFE5MnrR%2BSDtG8QEpEv2fDsWKApc3WRkdCLe3dXZ69Ow%40mail.gmail.com.

Att,

Júlio C. Souza

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Ia esquecendo. Quanto a delaminar, não está ocorrendo. As peças estão bem rígidas e com boa resistência.

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Pois é. Tem duas maneiras de conseguir isso. Uma é anular o coeficiente de expansão térmica do material violando as leis da física, porque no mundo real o encolhimento ao esfriar acontece quer você queira, quer você não queira. Os métodos que mitigam isso na impressão 3D, como mesa aquecida ou câmara aquecida, o fazem deixando o plástico quente por mais tempo, fazendo com que encolha mais devagar e se acomode. A cola forte na mesa é um método de "força bruta" que só funciona para a primeira camada.
A outra é dizer que usou um método milagroso e não enviar fotos/filmes da peça grande e propensa a warp que utilizou. Porque imprimir pequenos yodabudas e dizer que resolveu o warp não é resolver o warp.

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Meu caro. Pra começar não estou aki pra criar nenhuma polêmica como vc parece estar querendo. Segundo não necessita me explicar física, pois é essa minha formação acadêmica no fundão. Quando a grande isso é relativo, até pq minha mesa possui apenas 200 x 200.
Sou iniciante em impressão 3D e não sei nada ainda sobre tema.
Apenas quis divulgar um teste como tantos outros aki o fazem e em muitos outros lugares.
Quanto a fotos, poderia até lhe enviar. Mas na boa, pelo seu "tom", não tenho mais idade, muito menos paciência pra perder com isso. Isso aki pra mim é mero divertimento,

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com
boa Júlio, já testei o mesmo e funcionou mt bem só me deu trabalho tirar as peças do lugar, kkkk

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Pois é. Pra tirar as peças é um sufoco velho. Eu to fazendo assim, borrifo um pouco de álcool iso. Assim sai mais facim. Tenta aí.

Caselato

to repr...@googlegroups.com
Bom Dia, Julio Souza !!

A sua mesa de impressão e vidro ou alumínio ??

Abs
Caselato/DF

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Essas soluções alternativas (leia-se "não específicas") sempre tem esse efeito colateral. É igual esparadrapo, só tem dois tipos, o que não gruda e o que não desgruda.

Por isso eu gosto mais desses sprays feitos especificamente para impressão 3d, por mais que pareçam caros eles tem essa propriedade, prendem bem quando quente e soltam fácil quando frios. Eu uso (e gosto) do da Cliever, recomendo, pra mim tem funcionado super bem. Pra PLA ele é perfeito, pra ABS tem que ter um pouco mais de cuidado (se passar de mais não desgruda, se passar de menos dá warp, tem que achar o ponto ideal).

Andre

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 98407-3847

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Boas Caselato.

Minha mesa é alumínio mas com vidro, até pq cortei vários vidros pra já deixar preparados para imp. Mas nem tenho ligado a mesa. To trabalhando com ela fria mesmo.

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Boas Andre.

Com toda certeza.

Eu li sobre um chamado 3D Cliever. To querendo inclusive comprar pra testar. Vc sabe me informar algo sobre ele?

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Eu só conheço esse (é o que eu uso):

Inline image 1

Dura bastante, acho o preço ok. Comprei vários numa feira e economizei o frete.

Andre

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
É esse mesmo. Então vou comprar pra fazer uns testes.

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Interessante Claudio. Já testou esse?

Ricardo de Sena

to repr...@googlegroups.com
Eu uso com sucesso o Spray de cabelo Delfix Extra forte 400ml.Para ABS.

Ricardo de Sena

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Já. Funciona muito bem para ABS, PLA e PETG. É mais econômico que o Spray da Cliever.

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Legal. Vou comprar tb pra testar. Mas esses necessitam da mesa aquecida certo?

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
O Spray da Cliever funciona melhor sem mesa aquecida porque embora a adesão aumente com a temperatura, a diferença não é grande. Mas o A.Bond tem uma diferença de adesão bem grande com e sem aquecimento, pois é baseado em PVP.

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Desculpem o erro de português.
Onde escrevi adesão, leia-se aderência.

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
polivinilpirrolidona? Se não me falha isso é ou era usa em selos e envelopes

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Julio,

Testai aqui também.
Resultados: Em relação ao vidro a princípio não fez muita diferença. Parece que o início da impressão, primeira camada ficou mais estável. Impressão completa, não tive dificuldade para  soltar a peça, apesar de bem presa. Uso espatula e um martelinho. Dou uma matelada de leve, para fragilizar a fixação e depois a espatula faz o resto.
Depois vou verificar com a mesa fria.
Quanto à mistura.
A minha primeira mistura foi com álcool isopropílico e a cola de isopor. Resultado, uma mistura heterogênea não viável.
Segunda tentativa, álcool etílico 70% ( o que tinha) e a cola, mistura bem diluída). Resultado, mistura homogênea.
Tentei borrifar usando um frasco, de desodorante, vazio, mas a mistura estava pouco diluída para esta aplicação e o bico saltou. Tenho de diluir mais e arranjar um borrifador lateral.

Julio Souza

to repr...@googlegroups.com
Show de bola. Estou usando o isopropílico mesmo. Realmente fica algo tipo uma "gosma". Passo com pincel macio, e espalha bem assim. Cheguei a pensar em borrifar, mas quando vi a "gororoba" kkkkk desisti. Mas tá funcionando bem assim. Tb estou tendo que retirar com uma espátula de aço bem fininha que tenho.