Mesa aquecida 12v em fonte 24v ?

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Estou com uma mesa de 12v que usava com uma fonte de 12v também.

Agora troquei a fonte para 24v e preciso saber se posso usar esta mesa de 12v. Tenho um SSR-25A DD se for necessário.

Isto é temporário. Já que comprei uma mesa aquecida de 220V para usar com um  SSR-25A AC que ainda não chegaram.

Miguel D'Avila

to RepRapBR
algumas coisas a serem consideradas:

1 - a sua fonte vai aguentar a demanda de corrente, que será 4x maior?

2 - a sua mesa vai aguentar a dissipação de calor maior? se for alumínio, provavelmente sim...

Fabricio Moeller

to RepRapBR
 A fonte é de 24v 16A 400W.

A cama é de silicone 12v 200W tamanho de 200x200 mm.

Fabricio

to RepRapBR
A corrente não será 4x maior... E sim a potência.

Lei de ohm: V = I x R
Lei da potência: P = V x I

P: 200W; V: 12v = I: 16,66..A, sendo assim: R = 0.7202ohms

Ao usar em 24v: V: 24v  R: 0.7202, sendo assim: I = 33.324..A (2x maior)
Qual a potência? V: 24v  I: 33.324A, sendo assim: P = 799.776W (4x maior)

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Lembrei que tenho a fonte antiga de 12v e poderia usa-la provisoriamente com o SSR-25A até que o novo equipamento chegue.

Pelo que li o SSR-25A é fraco para a fonte de 12v, por isto pensei se poderia usar a fonte de 24v na mesa.

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
[...]

​Liga a mesa de 12V na fonte de 24V e configura PWM na mesa pelo firmware, coloca um MAX_BED_POWER menor que funciona tudo maravilhosamente bem.

No Marlin:
#define PIDTEMPBED​
​#define MAX_BED_POWER 128​

--
Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP

Fabricio

to RepRapBR
O SSD-DD e a fonte que você tem não atendem a necessidade que a mesa precisa ligando 24v ao invés de 12v.

Para ser aceitável, a mesa deveria ficar por volta de 350W e a fonte 24v ser exclusiva dela, mas para isso, a resistência da mesa deveria ficar em +/-1,65ohms que utilizaria cerca de 14A.
E em 24v para ela ficar compatível com 200W de 12v.. a resistência deveria ser +/- 2.90ohms que consumiria por volta de 8A

Fabricio

to RepRapBR
Cláudio deu uma boa ideia.

Se possível utilize com o SSD, assim o mosfet da ramps, que não é lá essas coisas, não da problema.

Fabricio Moeller

to repr...@googlegroups.com

Não compreendi Fabricio.

Tenho uma Rumba e vou usar o SSR-25A justamente porque o mostfet que tem na Rumba é de 11A. Então ligo a placa no SSR para controle já que a energia que vai para a cama de silicone sai diretor da fonte.

Minha duvida é se uso a fonte de 24v 16A 400W que já alimenta a Rumba na cama pois não conheço a matemática para está equação ou se uso duas fontes, uma para a placa em 24v e outra para a mesa com a fonte antiga 12v 30a.

Em 25/07/2016 18:24, "Fabricio" <fabric...@gmail.com> escreveu:
Cláudio deu uma boa ideia.

Se possível utilize com o SSD, assim o mosfet da ramps, que não é lá essas coisas, não da problema.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Desculpe, li a resposta por email e não vi o que o Claudio tinha sugerido.

Amanhã ou quarta configuro o marlin e posto se funcionou.

Desde já, obrigado a todos.

Em segunda-feira, 25 de julho de 2016 22:49:36 UTC-3, Fabricio Moeller escreveu:

[...]

Miguel D'Avila

to RepRapBR
vacilo, claro que é a potência !!!

Paulo Kareka

to RepRapBR
Boas amigos, nao é nem uma resposta, mas aproveitando a pergunta do amigo, eu tenho o contrario, funcionaria.

tenho fonte de 12vx30a
e peguei uma mesa de 24v.
sera que rola?

ou melhor comprar uma fonte de 24v mesmo?

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Paulo,

Rolar, rola, mas a potência real da mesa vai cair para 1/4 do que ela tinha. Mal não vai fazer, só vai ficar lento, talvez inviável.

O contrário seria perigoso mas até daria pra compensar ajustando o PWM pra uns 25%, mas no seu caso não tem muito o que fazer.

Andre

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Não entendi!
A mesa é para 24V e vc ligou em 12V ? a potência desenvolvida na mesa cai para 1/4 da original.
Mesa é para 12 e vc ligou em 24V? a potência será 4 vezes maior que a original, com provável queima da resistência da mesa.

Livre de vírus. www.avg.com.

Paulo Kareka

to RepRapBR
Obrigado Andre, entendi.
vou comprar uma fonte de 24 pra poder usar esta mesa.

Duvida Sananda.

Fabricio Moeller

to repr...@googlegroups.com
Boa tarde,

É como o Andre falou, não vai queimar, risos, mas não vai ser bom.

Se você puder trocar a fonte, todo o sistema vai melhorar, principalmente os aquecidos, como cama e bico.

Fabricio

Em qua., 17 de mar. de 2021 às 12:05, Paulo Kareka <kareka...@gmail.com> escreveu:
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tema no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

logo nova sem end

Fabricio Luiz Chiste Moeller

Guru Sistemas Ltda.

(047)3322-8012 8834-3444

image001.png

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
nao é só trocar a fonte, tem que ver se sua placa consegue trabalhar em 24v... ou usar um SSR pra controlar o liga desliga da fonte externa