Eixo X pulando apos certo tempo e VREF alto demais.

RodrigoFbi Benevides

to RepRapBR
quando eu mando imprimir um cubo de calibração ate uns dias estava indo normal, porem agora depois de uns 20 minutos parece que o eixo X ele da um pulo, como mostra a foto abaixo.

 ai comentaram que pode ser folga na correia sendo que esta boa a distancia dela.

 depois falaram sobre VREF sendo que os motores são de 1A com o chip A4988 numa placa gen7v1.2 pelo calculo de VREF eles deveriam estar em 0.8 porem todos eles ficam entre 1.15~1.14 quando eu tento diminuir para o 0.8 ele não baixa ou quando chega pra 1.0 ele pula pra 1.2 usando uma chave de fenda.

como eu faria pra regular isso novamente ?
20171018_113608.jpg

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Olá Rodrigo.

O VREF deve levar em conta os valores dos Sense Resistors dos seus módulos. Eles não são os mesmos pra todo mundo. Ache dois resistores de valor idêntico (entre si) logo ao lado do chip, eles provavelmente serão de R050, R100 ou R200. Depois use essa tabela:

Inline image 1

Coloque um cooler na ramps, seus drivers podem estar aquecendo muito e fazendo shutdown depois de algum tempo (explicaria o tempo que leva pra acontecer o problema). Mas, provavelmente se baixar a corrente já resolve (supondo que o problema é mesmo esse).

Andre

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 98407-3847

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
Aqui tem 103 e 010 sem o "r" em todos quando eu tento baixar ele chega até 1.0 e vai pra 1.2

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAKkEYjHyvB5tEgKVabdgU82v2oLFhpOTj4jqdONAqBH7-vNr3g%40mail.gmail.com.

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
20171018_121854.jpg

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

São esses dois aqui:

Inline image 1

São 2, e são iguais. Ficam do lado "de cima" do chip, considerando os escritos. Todos os que vi até hoje tem um "R" na frente e os valores são 50, 100 ou 200. Mas, o seu pode ser um diferente, ali na sua foto não consegui ver bem. Sobre ele chegar em um valor e "virar " de volta pro outro extremo da escala, isso é normal. A questão é se o valor ideal pra você está dentro dessa faixa ou não. Você tem uma referência (0.8v) que pode estar errada para os valores de sense resistors do seu módulo. E, em geral, o módulo deixa regular entre 0.5A e 1.7A, então se voce está com uma referência errada pode ser por isso que ela está fora da faixa que ele deixar colocar.

Andre

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com

RodrigoFbi Benevides

to repr...@googlegroups.com
Já resolvi, por incrível que pareça era uma solda no endstop. E dei uma reduzida nos VREF ela agora parece que está rodando tudo bem