Motores não estão se comportando como deveriam

Perseu Soares

to RepRapBR
Olá pessoal,

estou tendo problemas com os motores. Já dei uma vasculhada no grupo, inclusive em um post do Bruno "Calibrando a Prusa i3 da compra coletiva", tentei de tudo que vi lá. Não cheguei a ler tudo do tópico, mas uma boa parte. Já peço desculpa se tiver algo que trate disso no grupo, mas não consegui encontrar.

Bom, vamos aos problemas: O eixo X só se move para a direita (lado oposto ao endstop) através dos controles manuais e quando mando fazer homing (único momento que ele anda para a esquerda) ele atropela o endstop. O motor do eixo Y não da nem sinal de vida. O eixo Z se move apenas para baixo e não trabalham juntos. O motor da extrusora não funciona também. Já tentei aquecer o bico para ver se ele funcionava, mas não deu.

Considerações importantes: Realizei os testes devidos e concluí que os motores estão funcionando e os drivers também. Conferi os pares de fios das bobinas dos motores e tudo ok. Conectei todos os jumpers de micropasso (1/16).  Utilizo Pololu A4988, motor modelo 42BYGHW609 e Ramps 1.4. Minha impressora é uma Graber i3. Estou usando o firmware Marlin e o Repetier Host.

Outro detalhe importante: fiz o teste da Ramps utilizando o Ramps 1.4 test code encontrado aqui http://www.reprap.org/wiki/RAMPS_1.4, e apenas os eixo X e Z funcionaram. O Y não deu nem sinal e talvez o E não tenha funcionado porque o bico não estava na temperatura mínima.

Alguém poderia me ajudar? Já não sei mais o que fazer...

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Olá Perseu, tudo bem?

[...]

Ele só anda pra direita mesmo até fazer homing. Ele acha que a posição "zero" é onde o carro estava quando ligou a impressora, e ir pra esquerda seria ir pro lado negativo (mesmo que não esteja perto da borda, ele não sabe disso). Depois do homing, o zero para para a posição correta. Cuidado que como o zero está fora do lugar, ele também pode bater do lado direito caso ande de mais.

Sobre atropelar o endstop: não mande fazer homing até ter certeza que os endstops estão funcionando bem. Use o M119 pra checar. Se eles parecem ok (mostra ativado / desativado quando pressiona / solta) mas ainda assim atropela, você pode estar com o "inverted" invertido na config.

Sobre o motor do Y: difícil dizer, troque o motor de lugar com o do X e tente mexer, se conseguir pode ser o módulo ou a regulagem de corrente dele.

Se o Z se move apenas para baixo, ele está invertido. Ele deveria se mover apenas pra cima, até fazer o homing.

Sobre os dois não trabalharem juntos, não sei, deveriam funcionar juntinhos.

O motor da extrusora não vai girar com o bico frio, tem que aquecer pelo menos 170C a menos que você dê um comando (acho que é o M302, melhor pesquisar) ou tenha mudado isso na config. Troque ele de lugar com outro motor pra testar se ele gira, mas não tente empurrar filamento pra baixo com ele frio, faça o teste sem filamento.

[...]

Nunca rodei o teste, não sei como ele funciona. Mas o Z deve funcionar mesmo com o bico frio, apenas o extrusor não.

Andre

--
Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil

Perseu Soares

to RepRapBR
Olá André, tudo bem e contigo?
Entendi! Então o problema está no endstop? Eu liguei ele no COM e NC, mas nem invertendo a lógica no firmware ele funciona, o carro sempre atropela o endstop. Uso um endstop mecânico.

Quanto ao eixo Y, já fiz o que você disse. Troquei o motor de lugar, botei ele no X da Ramps e funcionou da mesma forma que o X. Troquei o driver tbm e continuou funcionando. Não entendo o que possa ser o problema.

O eixo Z hora funciona os dois juntos, hora um gira mais que o outro.

Perseu Soares

to RepRapBR
O Z eu inverti e agora ele está apenas subindo, mas não respeita a delimitação. O Motor da extrusora funcionou quando troquei com o X. Será que o problema está na Ramps?

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Fez os testes do endstop com o M119?

http://reprap.org/wiki/G-code#M119:_Get_Endstop_Status

Sobre o Z subir mais um que o outro, deve ser a porca pegando na barra, passa um óleo (uso graxa branca de lítio e funciona bem).

Se o módulo do Y funciona em outra posição mas não no Y, pode ser a ramps sim. Você pode facilmente trocar os pinos do Y e do E2 na firmware para usar a posição do E2 como Y (e vice-versa). Mas também pode ser um erro na sua config...

Andre

O Z eu inverti e agora ele está apenas subindo, mas não respeita a delimitação. O Motor da extrusora funcionou quando troquei com o X. Será que o problema está na Ramps?

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Nao adianta testar HOME sem o M119 voltar corretamente se o endstop esta acionado ou não

O Z com certeza você esta com a aceleração padrão que é muito alta. O sintoma é esse mesmo que descreveu

Testramps so testa motores, ele não testa aquecimento ou termistor

!3runo
--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

> Date: Tue, 13 Sep 2016 08:14:42 -0700
> From: perseu...@hotmail.com
> To: repr...@googlegroups.com
> Subject: Re: [RepRapBR] Motores não estão se comportando como deveriam
> --
> Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
> Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr
> ---
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
> [...]

Perseu Soares

to RepRapBR
Fiz o teste do Endstop e o resultado foi esse:
Reporting endstop status
 x_min: TRIGGERED
 y_min: TRIGGERED
 z_min: TRIGGERED

Quando pressiono os endstops e faço o teste não muda nada. O que pode ser isso?

No eixo Z passei uma graxa como você disse e melhorou. O Y ainda continua sem dar nenhum sinal e não tenho ideia do que possa ser, já tentei de tudo.

Em terça-feira, 13 de setembro de 2016 13:24:23 UTC-3, Andre Ruiz escreveu:

[...]

Perseu Soares

to RepRapBR
Eu fiz e o teste e deu Triggered em todos. Estou usando apenas endstop mínimo. Fiz a ligação da seguinte forma: COM - GND , NC - SIGN. No Marlin deixei "false" nas configurações.

O Z realmente estava com aceleração padrão: 3000mm/s^2. Agora eu coloquei 1200mm/s^2. Este valor é suficiente?

Pois é, mas nem com o test Ramps o motor do eixo Y deu sinal de vida. Alguma ideia do que possa ser?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Seu endstop não esta funcionando como deveria. Ligou os pullups no Configuration.h ? Pôs false em quais configurações?

1200 ainda é alto demais.

Termine de ler o meu tópico que começou...

!3runo

Date: Tue, 13 Sep 2016 17:43:57 -0700
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Perseu Soares

to RepRapBR
Liguei os pullups. Minha configuração do Endstop está assim:

#define USE_XMIN_PLUG
#define USE_YMIN_PLUG
#define USE_ZMIN_PLUG
//#define USE_XMAX_PLUG
//#define USE_YMAX_PLUG
//#define USE_ZMAX_PLUG

// coarse Endstop Settings
#define ENDSTOPPULLUPS // Comment this out (using // at the start of the line) to disable the endstop pullup resistors

#if DISABLED(ENDSTOPPULLUPS)
  // fine endstop settings: Individual pullups. will be ignored if ENDSTOPPULLUPS is defined
  //#define ENDSTOPPULLUP_XMAX
  //#define ENDSTOPPULLUP_YMAX
  //#define ENDSTOPPULLUP_ZMAX
  //#define ENDSTOPPULLUP_XMIN
  //#define ENDSTOPPULLUP_YMIN
  //#define ENDSTOPPULLUP_ZMIN
  //#define ENDSTOPPULLUP_ZMIN_PROBE
#endif

// Mechanical endstop with COM to ground and NC to Signal uses "false" here (most common setup).
#define X_MIN_ENDSTOP_INVERTING false // set to true to invert the logic of the endstop.
#define Y_MIN_ENDSTOP_INVERTING false // set to true to invert the logic of the endstop.
#define Z_MIN_ENDSTOP_INVERTING false // set to true to invert the logic of the endstop.
#define X_MAX_ENDSTOP_INVERTING false  // set to true to invert the logic of the endstop.
#define Y_MAX_ENDSTOP_INVERTING false // set to true to invert the logic of the endstop.
#define Z_MAX_ENDSTOP_INVERTING false // set to true to invert the logic of the endstop.
#define Z_MIN_PROBE_ENDSTOP_INVERTING false // set to true to invert the logic of the endstop.

Estou lendo, vou terminá-lo. Estou tentando algumas coisas que vi lá, mas ainda sem resultado.

Perseu Soares

to RepRapBR
Setando "true" o teste M119 fica assim:

 Reporting endstop status
 x_min: open
 y_min: open
 z_min: open

Mas uma dúvida que eu to tendo. Quando eu pressiono o endstop e faço o teste M119 não era para mudar o estado dele?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Se não esta mudando ou você configurou errado ou ligou os fios errados

Tem multímetro? Teste o botão desconectado da ramps. O estado fechado deve ser o inverso do aberto

Se funcionar com o multímetro ligou em S e - na ramps?

E poste a parte dos botos da configuração. Eu não uso o marlin mas quem usa pode indicar se tiver algo errado

!3runo

Date: Wed, 14 Sep 2016 05:31:50 -0700

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Exato, tem coisa ligada errada aí.

Outra coisa é não confundir:

- A chave está ligada como NC ou NO
- O sinal que passa pela chave é GND ou +5V
- O pullup está ativo ou não (só usado quando o sinal é GND)
- A firmware está com inverted = false ou true

Todas essas coisas geram alteração no resultado. O M119 mostra o resultado lógico e não o resultado físico. Então, ele vai mostrar "open" pra quando o endstop não está apertado e "TRIGGERED" para quando está, independente de qualquer variação que citei acima. Ou pelo menos é o que ele deveria fazer.