Identificacao motor extruder

Marcos R. Weimer

to reprapbr
Ola!

alguem conhece o motor utilizado neste extruder?

achei ele pequeno, deve ser bem leve, a idéia é trocar para aumentar a velocidade já que uso direct drive.

-=Ma®©oS=-
Marcos R. Weimer
Pessoas quietas têm as mentes mais barulhentas - Stephen Hawking
Viver significa ter algumas alegrias e muito sofrimento - Pepe Mujica
Muitos daqueles que te chamam de louco queriam ter a sua coragem - Silvio Santos

fle...@gmail.com

to RepRapBR
Eu comprei um desses pra instalar no direct drive do afterburner, ainda não montei, mas realmente é bem leve.
se for o mesmo, é este modelo aqui:
 17HS08-1004S

Samuel Morel Baladao Sbaladao

to repr...@googlegroups.com
na descrição fala nema 17

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

--

Att,

Samuel Morel Baladão

Assistente Administrativo III

Gerenciamento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais

Controle e Distribuição de Suprimentos

Hospital de Clínicas - RS

Tel: 3359-7627 / 3359-8153

[PT] Mensagem para uso exclusivo do destinatário. Apague-a imediatamente se a recebeu por engano.
[EN] Message for exclusive use of the recipient. Erase it immediately if you received it by mistake.
[ES] Mensaje para el uso exclusivo del destinatario. Eliminar de inmediato si lo recibió por error.
HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Marcos R. Weimer

to reprapbr
sim, mas viu que é "fininho" como se fosse um Nema 17 slim, mas não tem, tem um tal de nema 17 titan (procurar no aliexpress da vida por 17hs4023 que encontra) que é fino, mas não sei se funciona, se seria plug and play... o motor em si custa 47.12 mais o frete é quase 100 pratas, inviável pra fazer um teste.

fle...@gmail.com

to RepRapBR
Procura na Aliexpress por "Nema 17 - 17HS08-1004S"

Samuel Morel Baladao Sbaladao

to repr...@googlegroups.com

Marcos R. Weimer

fle...@gmail.com

to RepRapBR
Finalmente eu fiz o upgrade para direct feed, funcionou esplendidamente. Ainda estou em fase de testes aqui com filamentos mas já notei que diminuiu muito aqueles fiapos, a retração que usava em 6 mm agora é de 1,5. No PETG, se eu não deixasse aquecendo por pelo menos 4 horas a 60º ficaria horrível a impressão, agora vai numa boa.
Agora é criar coragem e mudar pro Klipper pra eliminar o ghost nas curvas, estou usando o linear advanced mas não é perfeito. Se alguém tiver interesse eu posto a foto do projeto como ficou.

Abraços!

Marcos R. Weimer

to reprapbr
Mas é logico que queremos fotos!!!

Usou mesmo o 17hs4023 citado no inicio desta thread?
A diferença de peso fez com que fosse possível aumentar a velocidade?

fle...@gmail.com

to RepRapBR
Sim, o mesmo motor.

Eu terminei a montagem no domingo, ainda não tive coragem de subir a velocidade, mas eu já não imprimia rápido mesmo, máximo a 60 mm/s, e para miniaturas máximo a 25 com bico 0.2, hoje eu  estou imprimindo no máx a 40. Ainda está inacabada, pq só vou fechar a maquina quando tiver certeza que está tudo em ordem.
Estou usando a placa da BTT a SKR mini V3, eu baixei o valor de corrente que o marlin dá como padrão de 800 pra 650 e os motores A e B (x e y) eu subi pra 900, estava pulando passo.
Ainda uso eixos cilíndricos, mais pra frente, se folgar grana, vou mudar para guias lineares, tirando os idlers, o resto já está prontinho pra essa alteração, usei as partes da Voron 1.8 e peças da evolution modificadas.

IMG_6019.jpeg

IMG_6018.jpeg

IMG_6017.jpeg

Marcos R. Weimer

to reprapbr
Bacana!

Eu tenho uma Tec3D (graber i3) e penso em mudar para este motor "slim" para poder acelerar um pouco, não tenho tido problemas a alguns meses mas é melhor não falar alto pq tive uma epoca que tava só zica, arrumava uma coisa pifava outra kkk

Minha vontade maior é montar uma Core XY no estilo desta sua porem fechada, mas to enrolando por um motivo $imple$$

fle...@gmail.com

to RepRapBR
O que eu gosto no estilo CoreXY é o fato de a mesa não movimentar, além de subir e descer, em ABS é uma boa pq não vibra muito, diminui o warp, fechada então ...
já imprimi  12 horas em abs sem dor de cabeça.

pra peças "grosseiras" dá pra imprimir muito rápido mesmo, já testei em 100 mm/s e foi bem.

Mas vc disse tudo, com o preço das peças nas alturas tá sem condições de comprar qq coisa, até mesmo parafuso tá caro, quando sobra algum eu gasto com filamento, rsrs.

Marcos R. Weimer

to reprapbr
a minha é aberta, só uso filamento da WT que muita gente critica mas pra mim tem dado muito certo, spray karina na mesa de vidro aquecida a 100o (parece que tem uma "manta magnetica" que me livraria disso mas nunca achei nada concreto), camadas de 0.1, velocidade de 50mm/s, ja imprimi por 17 hrs sem problemas isso morando aqui no sul onde ta frio pra caramba, só que em dias frios não faço impressões altas, no maximo 4..5cm de altura

fle...@gmail.com

to RepRapBR
Eu tb uso o karina, muito bom.
A Cliever tem um que é muito forte, eu não uso, a não ser em impressões com a base muito grande, pra não correr riscos, só que se exagerar ele não solta de jeito nenhum, já delaminei vários vidros.
 Eu ainda estou pra achar um filamento ABS decente.

Marcos R. Weimer

to reprapbr
aqui quando acho que vai descolar uso gel bozano, passa no vidro depois poem a mesa pra aquecer... ai em muitos casos tira pedaços do vidro de tanto que gruda, já fiz um corte feio na mão tentando arrancar uma impressão.

fle...@gmail.com

to RepRapBR
Quando isso acontece comigo eu tiro o vidro da mesa com a peça colada e aqueço aos poucos por baixo do vidro com aqueles maçaricos portáteis. costuma soltar.

Marcos R. Weimer

to reprapbr
valeu pela dica, vou tentar na proxima

fle...@gmail.com

to RepRapBR
Atualizando o post.

Eu estou voltando para usar o sistema bowden.
A extrusão do filamento está muito inconsistente, parecia aquele efeito do eixo Z bambeando, perdi um tempão tentando corrigir, apertei as correias, conferi os passos da extrusora, fluxo, tudo ok.
O problema aparece mais em impressão com camadas mais altas. nas pequenas eu estava até que passa, vou postar uma foto, mas nas maiores é horrível dá até vergonha de mostrar.

Eu pesquisei e está relacionado com o Issue #06 da voron, ou na Prusa Issue 602, pra quem tiver curiosidade de saber o que é, as fotos que aparecem na pesquisa são exatamente o meu problema.

Enfim, não consegui resolver, este final de semana vou retirar o motor e voltar pro bowden. o bom é que como eu usei a base do afterburner ele é facilmente cambiável.\

Se alguém tiver uma sugestão de solução por favor ajude, rsrs.

As duas fotos são da mesma peça, só mudei o angulo da iluminação, a maior, do gato, é antiga usando bowden e o cubo é de hoje, a coruja miniatura foi feita tb com direct feed, parece bom, mas isso eu já conseguia antes.
Apesar de terem altura de camada diferentes dá pra ver que no bowden é bem suave e no cubo, dependendo da luz está uma porcaria.

IMG_6189.jpeg

IMG_6190.jpeg

389BE2C7-DD3C-4247-BD32-16DE7B53BC0D.jpeg