O Encontro do Medino Foi MARAVILHOSO !!!

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
pessoal, sei que já tem um tópico sobre o encontro, mas gostaria de exaltar
aqui, em separado, a este evento, de longe o melhor que fui, em muito tempo...

em primeiro lugar, parabéns aos anfitriões, pela hospitalidade e excelente casa;
obrigado, medino, por todo o teu esforço; salvo improvável engano, fui o segundo
a chegar, e o medino tinha acabado de voltar da rodoviária, e o coitado, ainda teve
de me esperar achar o elevador (eu sou muito zicado, mesmo); quando já estávamos
indo, o adriano e o irmão tinham acabado de chegar na rodoviária, e ele voltou, com
toda paciência do mundo! obrigado ao pai dele, pelo excelente mel; obrigado à sua
esposa, pela comida MARAVILHOSA; vocês merecem o melhor da vida!

em segundo lugar, parabéns a todos os presentes, todos pessoas muito inteligentes,
não obstante muito simples, e sempre dispostas a ajudar; a começar pelo adriano, que
eu vi arregalar os olhos quando me apresentei; aliás, bem poucos não tiveram essa
reação, mas foi só o primeiro momento, eheheh; destaque a todos os comerciantes
presentes, que foram todos muito gentis e solícitos em nos ajudar nas dificuldades;

em terceiro lugar, ô turma de gente inteligente, sô! em alguns momentos, foi
inevitável a sensação de inadequação, principalmente quando o adriano estava
tentando me explicar proporcional, derivativa e integrada; me parecia klyngon!
não vou nem falar do alex, senão ele vai estufar até estourar! brincadeira, o
cara, apesar de ser gênio, e ser TI, é super humilde e acessível...

se juntar o QI de todos, a gente muda o mundo!

por fim, gostaria de um chamado a todos à razão, a partir de agora, para que
nossas divergências sejam sempre técnicas, ou mesmo no campo das idéias,
porque o que de mais valioso pude aproveitar nesse encontro, foi fazer novos
amigos, todos, sem exceção, pessoas maravilhosas! que nunca possamos
nos esquecer que esse é nosso maior tesouro, os nossos amigos! não são
robôs que postam mensagens aqui, são pessoas, muito boas, que dedicam
parte do seu tempo a ajudar os que precisam, sem nada esperar em troca...

adriano, claudio, alex, igor, marcelo, e todos os que tentaram me ajudar
a calibrar o PID, eu consegui! bastou reconfigurar o firmware do zero, que
os overshoots do bico acabaram, e eu rodei o PID autotune numa boa!

um abraço e aguardo o próximo encontro!

Adriano Zenzen

to repr...@googlegroups.com
É claro que eu arregalei os olhos, eu tava no mesmo carro que você.

Vai saber a zica que podia dar. :/

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
suave, mano, e parabéns pela portabilidade
da sua máquina, que você e seu irmão transportaram
no colo, a viajem inteira, kkkkk !!!

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com

adriano, claudio, alex, igor, marcelo, e todos os que tentaram me ajudar
a calibrar o PID, eu consegui! bastou reconfigurar o firmware do zero, que
os overshoots do bico acabaram, e eu rodei o PID autotune numa boa!

Agora só falta mudar esse termistor do extrusor cadastrado como 1 (EPCOS) que ele não é, é o da Sethi, né? Seu setup vai te passar informação errada de temperatura. Te passei a tabela em PVT...

Mas eu ainda estou curioso com o que causou seu problema. Você chegou a determinar a parte que ficou diferente? Ainda tem o Configuration.h antigo?

E belas palavras sobre o encontro. Foi muito bom mesmo. Foi um prazer conhecer a você e todos os outros pessoalmente.

Abração,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
É isso ae, reitero os agradecimentos aos Medino... Foi simplesmente fantástico.. acho q já podemos começar a pensar no próximo he he..

Abraços!!

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/reprapbr

"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É aquele que se adapta melhor as mudanças"  ( Charles Darwin )

Alex Borro

Rodrigo De Jesus Garcia Terra

to repr...@googlegroups.com
hehehe... E não poderia terminar sem um tópico do Miguel com esse título!!!

Mas realmente, foi excelente o encontro.

A turma tá cada vez mais legal. As máquinas estão cada vez mais originais (e de melhor qualidade).

enfim, "É um mundo maravilhoso."

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Fantástico o Miguel e seus tópicos com a palavra "MARAVILHOSO"!
Pena eu estar longe e não poder participar. Mas até o fim do ano estarei de volta a São Carlos e espero estar no próximo.
Abraço
LUCAS

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
claudio, como ficou normal quando eu troquei o firmware,
a conclusão lógica é que eu tanto mexo onde não devia (e não sabia),
que desabilitei o controle de temperatura por PID; ainda tentei localizar
a pane, mas resolvi chutar o balde e dei shift+del no antigo...

a partir de agora, se eu tirar uma vírgula, salvo o anterior e testo...

Valter F.C.

to repr...@googlegroups.com
VOZ DE NARRADOR DE FILMES
Do mesmo criador de "O Bico da Sethi3D é Maravilhoso !!!"; "Como o controle por LCD é maravilhoso" e "O filamento da Movtech é maravilhoso !!!".

rsssssss

Att,

Valter F.C.

[...]

Josenivaldo Benito Junior

to repr...@googlegroups.com
Pára! Por favor pára!!! Estou chorando de tanto rir!!!!!!!!

--
Josenivaldo Benito Jr.

PU2LBD

*Por Aurélio Buarque de Hollanda,  elite, do francês élite, significa “o que há de melhor em uma sociedade, minoria prestigiada, constituída pelos indivíduos mais aptos”.

Cláudio Sampaio

[...]

Uma coisa que você pode tentar é usar um sistema de controle de versão. Na minha intranet caseira eu uso um servidor git central em um dos meus ARMs e tudo que crio de novo - textos, planilhas, arquivos STL, programas, scripts, até algumas imagens - eu coloco no controle de versão, um comando no diretório me permite ver o status e outro comando permite dar "commit" na alteração.

[]s,

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
eu me perdi na primeira frase, eheheh...

Rodrigo De Jesus Garcia Terra

to repr...@googlegroups.com
aqui em casa eu uso Tortoise SVN (no Windows achei o mais fácil de instalar e gerenciar)

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Alguém filmou os discursos do encontro? Que tal por no youtube?

!3runo

Adriano Zenzen

to repr...@googlegroups.com
Acho que o Miguel filmou.

Fernando Leitão

to repr...@googlegroups.com
Será que o video ficou MARAVILHOSO???

kkkkkk

brincadeiras a parte, fiquei puto porque perdi mais esse...

abraços e parabens a todos

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Faltou muita gente, o Valter FC e o Renato Parisotto nao foram, se o Thiago Peixoto estava la eu nao vi. Ademais, teve um grupo que ao inves de focar nas 3d ficou brincando com 2 quadcopteros rsrsrsrs (brinquedinho bonitinho alias)

Entre as muitas coisas interessantes teve demonstracao de tratamento com vapor de acetona pura do Patola, uma delta imprimindo honeycomb sem desmontar (Alex), os braços magnéticos da deltona do JP, apareceram com um filamento rosa(!) de verdade e tinha até uns patins e afins (material para trilho) do pessoal da kalatec... pena que nao teve sorteio de patins ;-)

[]s
!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

renato....@parisotto.net.br

to repr...@googlegroups.com
Galera não deu para ir porque no mesmo dia foi aniversário do meu pai, e
eu já sabia dês do inicio que não ia dar para ir, mas deu pra ver que o
Medino foi MARAVILHOSO no encontro!!!!

Abraços a Todos.
Renato Parisotto.

Em 2014-05-20 15:31, Bruno Cabral escreveu:
> [...]
> quot;RepRapBR" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails

Thiago Peixoto

to repr...@googlegroups.com
Legal Bruno! Valew a lembrança! Não pude ir, sou médico de servidores e um dos pacientes teve um infarto.

Estava com o rolo de fio de cortar grama (vulgo TAL-MAN) no jeito pra levar mas não rolou. Fica pra próxima!
Pelas fotos, tava bom o negócio, bom não! Maravilhoso! :-)

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

--- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/reprapbr.

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
vou converter os vídeos e upar;
certamente ficaram MARAVILHOSOS !!!

[...]

Thiago Marques

to repr...@googlegroups.com
Vou aproveitar o tópico MARAVILHOSO do Miguel e agradecer o pessoal pela oportunidade de poder conhecer e conversar com uma boa parte dos membros aqui do grupo...
Foi um imenso prazer em tê-los conhecido - Medino e esposa -  anfitriões de responsa e pessoas de grande valor , Adriano e seu irmão que me deram dicas de ouro e com os quais conversei a maior parte do tempo, Miguel "figura" gente boa , JP com suas super impressoras e que cortou muito caprichosamente as laterais da minha "Custom Prusa Mendel", Alex com sua "usina de energia" e sua Mini Kossel precisa e impecável, Alain que enquanto conversava com o Alex sobre aceleração e jerk, me motivaram a pesquisar, ler, testar cada vez mais; Cláudio Sampaio - o Patola - que gentil e prontamente me levou até a rodoviária e compartilhou comigo um pouco de seu conhecimento; o pessoal que levou os quadcópteros (eu nunca tinha visto um tão de perto! bichinho bacana que só!) os quais tive a sensação de que  suas estruturas foram impressas; enfim...

Meu primeiro primeiro encontro não podia ser melhor!!!

Muito Obrigado a todos!

Sds.

Thiago Marques.

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
thiago, meu muito obrigado a você também, que me deu algumas
dicas e me emprestou a pinça o tempo inteiro, ahahah !!!

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
bom, pessoal, ainda no gancho do encontro MARAVILHOSO, gostaria
de relatar algo um tanto curioso, que aconteceu após o encontro; reparei
que, quando retornei, a minha mesa MARAVILHOSA estava demorando
bagarai pra esquentar; daí fui medir a tensão da fonte, e estava dando
10V, sendo que antes estava em 15,3V; minha primeira impressão foi de
que alguém tinha mexido na regulagem "sem querer", até para tentar me
ajudar com o meu problema de overshooting de temperatura do bico...

todavia, a explicação er bem mais simples: eu havia me esquecido de
voltar a tensão da fonte para 110V, eheheh; voltei a tensão ao normal da
minha cidade e adivinhem quem voltou? o overshooting, é claro! por isso
que eu digo que alegria de pobre dura pouco... eu tive mó trabalhão para
reconfigurar o marlin, e achei que tinha resolvido o problema, mas na real,
eu estava era trabalhando com a tensão bem mais baixa...

joguei a tabela da sethi3d que o patola me passou, e nada! das duas uma:
ou eu não vou conseguir trabalhar com 15,3V sem dar overshooting, ou a
minha tabela está errada; eu acabei de ver que é o thermistor da movtech
que eu estou usando; acho que as vozes me falaram que era o da sethi,
e eu taquei opção 1 no marlin; amanhã vou ver se o igor me passa a tabela
no formato para o marlin, embora fosse interessante ele colocar aqui também,
para que sirva para alguém que tenha comprado da movtech...

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

Puts Miguel, sem querer você me lembrou que não voltei minha fonte para 110V, e pior que fiz uma impressão com a fonte em 220V...

Sds

JP

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
isso não dá problema; se fosse o contrário, teria queimado a sua fonte,
como aconteceu com alguns amigos no encontro; a única coisa é que
a fonte vai trabalhar com muito menos potência; aqui ainda imprimi um
"the colonel", e as minhas famosas caixinhas... cheias de warp !!!

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com

Miguel, limita o PWM do bico no configuration.h... eu tinha começado a fazer isso no encontro, mas acabei não terminando.. é assim q resolve o problema..

Se vc estiver na sua casa, instala o teamviewer no seu PC e me libera acesso q EXCEPCIONALMENTE arrumo isso pra vc...

Abraços.

Isaias

to repr...@googlegroups.com
Oi, pessoal!!!

Não sei se "MARAVILHOSO" seria a palavra que eu usaria para o encontro, "Fantástico" e "Espetacular" calhariam bem!!!! Brincadeira!! Foi realmente muito bom conhecer o pessoal com quem conversamos aqui na lista, sou novato em impressão 3D, e tenho acompanhado a lista há meses, é realmente muito motivador depois de todos os problemas que tive com minha prusa... E até encontrei conhecidos (!), como no caso do Alessandro, com quem fiz um curso de msp430 (e cheguei até a propor uma placa de impressora baseada no msp430, será que valeria a pena?). Eu decidi ir, porque acreditei que seria um evento único - como de fato foi, na qual as expertises de todos estariam conjugadas, e, obviamente, nossa simples presença lá já nos leva a aprender demais...

Figurinhas trocadas, ideias vislumbradas, expectativas compartilhadas... Levo excelentes lembranças do encontro, contatos melhores ainda e, sem dúvida, um grande carinho por toda a turma se instalou no meu peito. Agradeço demais a recepção do Medino & CIA, realmente o almoço estava muito saboroso, bem variado, fiquei bastante satisfeito com tudo! e achei excelente a ideia das frutas (e minha filha mais ainda, que pegou um monte delas!!!).

Um forte abraço a todos.

Isaias.

Taciano SP

to repr...@googlegroups.com

Dica: O próximo encontro bem que poderia ser de dois dias, com palestras e oficinas agendadas para iniciantes e experts , um pequeno congresso ou seminário!! Algo como 1º Seminário RepRap Brasil em São Paulo 2014!

Abraços

Taciano

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
grande alex, gratíssimo pela sua atenção, mas só com as suas dicas,
já consegui solucionar; no encontro, você não conseguiu terminar porque,
por mais que se alterasse o PWM, de nada adiantava, lembra? dava a impressão
de que os valores de firmware estavam sendo ignorados, tando PID quanto PWM;
bem, como desabilitei a EEPROM, agora todas as configuraçõs de firmware se
refletem imediatamente; fui na parte de controle do PID e vi que a diferença de
temperatura para desligar o PID estava em 10, mas, como estou usando uma
sobretensão, as medidas acabavam sendo feitas em tiros de 12 em 12 graus;
a primeira coisa que fiz foi aumentar o range em que o firmware mede para
manter o PID desligado para 15; depois, reduzi o limitador de corrente para
199, apenas para ter algum range para ajustes futuros; resolveu de primeira;
rodei o PID autotune e salvei os valores no firmware, recompilei e upei;

de qualquer jeito, obrigado pela ajuda !!!