MDF empenando

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Pessoal,

Tenho usado a mesa de alumínio da Sethi a algumas semanas e ela é ótima, no entanto ela causou com que minha cama do eixo y empenasse (a parte de MDF que se aparafusa a mesa aquecida). A solução simples seria retirar a peça e botá-la sob pressão numa superfície reta para que voltasse ao normal, mas não acho que seria permanente. Minha ideia foi fazer a peça que empenou de alumínio, assim não empenaria nem botando maldição. Alguém aqui sabe alguém aqui conhece alguém que cortaria uma peça de alumínio 6mm?

Ps.: A minha printer usa um sistema diferente das barras cromadas (vide aqui), o que faz mais fácil de empenar e faz qualquer pequena empenada muito ruim na qualidade de impressão.

Obrigado,
Bernardo Meurer.

Gustavo Albertini

to repr...@googlegroups.com
Olá Bernardo,

Eu tenho interesse tbm! Porem acredito que 3mm seja mais que suficiente, não?

Abraço
Gustavo

Marcos Paulo

to repr...@googlegroups.com
Bernardo, legal mas se usar 6mm sua mesa vai pesar pakas!
faz que nem o amigo indicou, usa 3mm, ou até mesmo 2mm que é mais facil de achar.

att,

Marcos P.

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Sera que não acontece o mesmo com 3mm, se usar 6mm não fica pesado?
Já pensou em deixar um espaço maior entre a mesa e o carro, se isolar a parte de baixo da mesa talvez ajude tbm.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
coloque um refletor de alumínio pode ser de papelao e folha de aluminio entre a mesa e o carro a temperatura vai diminuir

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
bernardo, meu amigo, eu uso de 6mm, que acho o ideal!
se você prima pela qualidade, vai usar sempre baixas acelerações,
e o peso da mesa, em torno de 300g, não vai ser grande coisa...

mano, toma vergonha, e compra uma serra tico-tico, de R$ 100,00,
que vai se uma ferramente muito útil, pra mexer com reprap, ehehehe !!!

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

miguel d'avila .'.
hell de janeiro

"Os lugares mais sombrios do inferno estão reservados para aqueles
que se mantiveram neutros em tempo de crise moral" - Dante Alghieri

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
A sua máquina e a dele são iguais, Miguel? Todas as máquinas tem a mesma distância entre carro e mesa, caso sim, demorou para fazer o que o Miguel propõe :)
Apesar que fico com a idea do Brian, barato e fácil.

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Outra coisa apesar que o Bernardo deve saber, talvez seja necessário ajustar o vref do motor por causa do peso extra, verifica se suporta o peso caso vc opte pelo 6mm. As vezes acontece isso, colocamos algo diferente e problemas aparecem.

Gustavo Albertini

to repr...@googlegroups.com
Olá Senhores,

Teriam alguma explicação para uma mesa de metal tao grossa?

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
A mesa em si acho que tem 3mm. Se for dos 3mm que vc está falando acho que é a melhor espessura encontrada pelo pessoal, menos que isso a distorção ocorre mais fácil imagino, 3mm ocorre tbm mas tem uma outra chapa por cima para (normalmente vidro mas tem gente usando PEI que é ótimo) contornar o problema. Ele poderia usar o PEI e o Bruno Cabral tem para vender, acabei de ver um tópico sobre.

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Vamos lá pessoal, uma de cada vez:
  • Porque 6mm?
    • Simples, o meu MDF é 6mm, evita o trabalho de redimensionar outras peças e evita qualquer problema imprevisto que isso possa trazer. Nada contra 3mm.
  • Não ficaria pesado?
    • Sim, mas eu gosto das minhas impressões mais lentas pela qualidade de qualquer jeito, não acho que sentiria muita diferença, especialmente se você tiver motores parrudos.
  • Porque você não isola a mesa da temperatura da cama?
    • É uma boa ideia, mas o empenar foi causado pela pressão das molas ao longo dos dias mais que a pressão durante o período imprimindo.
  • Toma vergonha na cara e compra uma serra tico-tico!
    • Posso até comprar mas ainda não entendi pra que aqui.
  • Lembre de ajustar o Vref dos motores em!
    • Pode deixar
  • Uau, porque tão grosso?
    • Pra não empenar mais nem sambando em cima.
  • Porque você não usa PEI?
    • Ao meu ver não tem nada a ver rsrsrs. Meu problema é com a parte de MDF da mesa, a mesa de alumínio da Sethi tem 1.6mm de espessura, logo um carro de alumínio 3mm realmente não daria problemas creio eu, mas como disse antes, preguiça de adaptar as peças e evitar qualquer tipo de problema.
Agora pessoal, novamente, alguem sabe onde fazer essa peça em alumínio? Porque as furações precisam ser precisas e o tamanho também (o sistema de locomoção usando idlers é meio fresco com essas coisas).

Obrigado,
Bernardo Meurer.

Alex Borro

Gustavo Albertini

to repr...@googlegroups.com
Entendido o recado Bernardo! rsrs

Acho que deve ter aqui sim alguem/loja com esse item pra vender, pois ja li isso por aqui a um tempo atras la em 2013 ainda, se nao me engano... Confesso que agora de bate pronto nao consegui encontrar pra postar aqui...

Sem desvirtuar, mas ainda nesse assunto, gostaria de perguntar se a mesa de acrilico é pior que a mesa de MDF, ja que tenho uma em acrilico :( ! Apenas os espaçadores e ou blindagem termica como sugerida aqui seriam suficientes? Ou teria mesmo de trocar essa mesa por uma de aluminio? Tenho hj uam mesa da Sethi que pretendo usar em uma Graber i3 de acrilico, para referencia!

Abraço a todos,
Gustavo

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
1.6mm!!! (O_O)
Acrilico rola mas não sei dizer na Graber, é mais barato que PEI, uso acrílico e até agora não deu problema mas acho que aqui na lista li relato...não lembro se era prevenção ou algum problema que estavam discutindo
Nossa, vc apertou mesmo kkkk

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
o meu bloqueador é de policarbonato mas não uso mola faz tempo e a distancia deve ser de uns 6mm da mesa.

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
bernardo, eu estava brincando...
é que com uma tico-tico, você mesmo corta o mdf,
no tamanho que você quiser, sempre que quiser...

[...]

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Eu sei que você tá brincando Miguel :). Agora, o problema. Desmontei minha cama do y, botei sobre uma superfície reta e realmente estava empenada.O diagnóstico, a pressão das molas comparado a dureza do vidro junto com a mesa de alumínio exerce uma força constante na peça de MDF, ao longo dos dias essa pressão leva a peça a envergar. A cura, botei a peça sobre a pressão de uns 13 livros de +- 500 pgs de ensino médio, vou deixar lá por 24h pra que ela volte a ser reta, mas sei que isso não vai durar pra sempre. Caso o calor esteja ajudando a empenar a peça, quais sugestões de isolamento vocês têm? Ouvi a de isolar com papel alumínio, mas eu não curto gambiarra, queria algo que parecesse mais 'profissional. Ainda acho que o ideal mesmo seria trocar a peça por uma de alumínio, mas ainda não achei nenhum lugar que faça CNC em alumínio pra cortá-la pra mim, alguém aqui conhece? Vamos ver se com ela retificada mais isolamento o problema não volta a acontecer, mesmo que eu ache que o real problema seja a pressão das molas ao longo do tempo, ou seja, a solução seria implementar BAL, que devo fazer semana que vem, só me faltam 4 espaçadores pra mesa, caso alguém recomende algo em especial pra essa funcçao, estou precisando de recomendações, se não vou comprar os normais de nylon mesmo, quanto a altura deles, alguma restrição?
Vamos ver no que dá.

Obrigado,
Bernardo Meurer.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
o meu eu fiz de policarbonato. o carro y e o bloqueador. não parece empenada mas como eu uso o bal com o vidro ele sempre compensa a inclinação.

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
mano, você já tem a solução, use um pedaço de MDF de 6mm!
se você for em uma madeireira, os caras já cortam no tamanho, para você...
larga mão dessa gambiarra de desempenar com pilha de livros, eheheh...
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

K Motta

to repr...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal,
também estou tendo problemas com a mesa empenando, em alguns dias a mesa estava encostando na barra lisa.
cheguei a colocar duas mesas, uma sobreposta a outra, mas não gostei muito, estou testando agora com cantoneiras de aluminio, mas do modo que esta ainda acho q precisa de algo que trave as duas peças no meio, para que elas não se movam individualmente.
Mas segue fotos do que fiz até agora.

https://www.dropbox.com/sc/v13opulecea7798/AAArOO9waCBgmvJF3S2rAQqda

Valter F.C.

to repr...@googlegroups.com
O carro X, tanto da Graber, quanto da Prusa, tem um lado mais resistente e um mais frágil, que é o lado que só tem um rolamento.

Não lembro se tem alguma trilha de cobre importante, mas tente fazer um furo na MK2 para fixá-la apenas com um parafuso no lado onde tem apenas um rolamento na mesa. Vai ficar mais fácil alinhar a mesa e também não vai empenar mais.

Use a cantoneira de alumínio para ligar os 2 furos da mk2 e passar apenas 1 parafuso central com o carro.

Att,

Valter F.C.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Valter F.C.

to repr...@googlegroups.com
Só um detalhe: essa foto daí mostra o alinhamento na frente/atrás do carro, mas eu indico fazer no mesmo alinhamento com os rolamentos.

Att,

Valter F.C.

Valter F.C.

to repr...@googlegroups.com
Olhando com mais cuidado, também vi que essas molhas daí são muito pesadas. O correto é usar molas de caneta.

Att,

Valter F.C.

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Estou com o mesmo problema do Bernardo.
Recentemente notei que o lado esquerdo traseiro da mesa está sempre desalinhado! Quando eu alinho ele, o lado esquerdo dianteiro desalinha, infinitamente. Imprimi uma engrenagem pra testar e ficou horrível, não dá pra usar. Se rolar uma compra de mesa de alumínio, tô dentro!
Tô pesquisando sobre o relatado pelo Valter acima, vou ver se encontro um pedaço de alumínio pra cortar e fazer uma cantoneira. Tem uma espessura mínima recomendada?

Abraços

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Pessoal, botei em anexo o desenho da minha mesa. Tentei modificar o desenho no AutoCAD mas não consegui fazer nada bom, não tenho experiencia com CAD. Se alguém aqui que entenda de CAD puder me ajudar eu agradeceria muito, acho que dá pra fazer essa mesa como a que Valter postou ali em cima, deixando-a bem mais leve mesmo se feita em alumínio. Furos como esses

Mandei o desenho atual pra orçamento, vamos ver em quanto fica, mas acho que seria bem melhor com essa estrutura vazada. Vou desmontar a gambiarra da pilha de livros agora e ver como ficou, mais tarde digo como foi. Valter, olhe aqui como funciona o sistema de locomoção da minha printer, agradeço a sugestão mas no meu caso ambos os lados tem a mesma resistência. Parece que a solução mais fácil é deixar as molas de lado e implementar o BAL, só falta os Correios colaborarem.

Obrigado,

Bernardo Meurer.

i3vbed.dwg

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Vc pode desenhar na mão mesmo e entregar para ser feito, existe muito profissional que faz tudo na mão ainda.

Paulo Junior

to repr...@googlegroups.com
Boa tarde,

Estou testando a algum tempo mesa de 9mm de mdf e com sucesso. O marcelo que me fornece os frames e todos agora estou pedindo com a mesa em 9 ao invez de 6. Nao acho q pesou a ponto de prejudicar e tambem nao empenou.

André "MAD" Chagas

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Acho que o problema da minha foi às molas também. Troquei recentemente por mais rígidas, de prendedor de roupa, em seguida surgiu o problema. Vou verificar certinho se foi a mesa aquecida ou o suporte mdf, mas seria muita conhecidencia não ser as molas e a mesa o problema real.
A dúvida, é possível "reparar"/desempenar caso seja a mesa aquecida?

André "MAD" Chagas

Daniel Franco

to repr...@googlegroups.com
Molas muito fortes podem fazer empenar, até acredito que seja realmente culpa delas, a minha Graber i3 é de acrílico, eu uso espaçadores e nunca empenou ela. Eu procuro apertar os espaçadores com a mesa quente, sim quente, e de preferencia em temperaturas mais altas que as utilizadas para ela dilatar bem, assim quando ela aquecer não tem 'tanto' perigo da dilatação deformar muito a mesa, só tem que cuidar para não queimar a mão.

Gustavo Albertini

to repr...@googlegroups.com
Olá Daniel, poderia postar uma foto desse seu espaçador instalado na mesa? O marcha lenta aqui ainda nao conseguiu enteder como faz para regular caso precise!

Se puder serei muito grato pela ajuda!

Abraço,

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Então, tirei a mesa de MDF da super torre de retificação (vulgo monte de livros), e ficou retinha, já instalei de novo e tá tudo certo. Agora vou esperar os correios entregarem minhas partes pra fazer o BAL e comprar uns espaçadores de nylon M3 8mm. Estou esperando resposta no orçamento de fazer a peça em alumínio, depois posto aqui quanto ficaria, e novamente se alguém que entenda de desenho puder fazer os cortes pra deixar ela mais leve eu seria eternamente grato. Vou fazer uma camada de isolação entre a mesa aquecida e o MDF, usando papelão e kapton a princípio, mas tive a ideia de usar fibra de vidro no lugar de papelão, o que vocês acham?

Abraços,
Bernardo Meurer.

Valter F.C.

to repr...@googlegroups.com
Porque não usa o próprio desenho da mesa original?

Mas eu já verifiquei antes o peso de uma "chapa" de alumínio de 2mm de diâmetro, e ela é muuuiito mais pesada que o MDF, mas é claro, não está com o cortes; só que também é muito mais forte, mesmo sendo tão fina em comparação ao MDF.

Carro de MDF pesa: 142gr
Carro de alumínio: 252gr (sem os cortes).

Att,

Valter F.C.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Identifiquei que o meu vidro que está torto(!!?!?)!
Achei muito estranho! Vidro "empena"?
Amanhã vou atrás de outro e ver se melhora...

Enviado do meu iPhone
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAJsS0s2JZAHbKyaw%2BMJ1fm9rHhToJ9HPfndw%2Bgn%2B_T8Tu%3D%3D3sA%40mail.gmail.com.

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
Aproveita e compra um mais grosso, 4mm?

[s]

chico

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Alguma novidade, galera?
Vi que o suporte da minha mesa tá empenado e o vidro também um pouco torto. Ainda não pude ir atrás de outro vidro, vou começar usar PEI, não compensa comprar outro vidro agora.
Estou tentando desempenar o MDF da mesa ainda. Esses espaçadores de nylon, loja de ferragens que vende?

Daniel Franco

to repr...@googlegroups.com

Eu to usando uma gambiarra de metal, uns conector de engate rápido para RF de TV acha em lojas que vendem antenas ou eletrônicas, dai eu cortei um pouco ele para ficar mais baixo e aonde precisou eu fiz um calço com arruela, ate que ficou uma gambiarra bonita, mas fiquei devendo as fotos ainda, se você conseguir uns espaçadores de nylon vai com eles é bem melhor que uma gambiarra doida hehe

Abraços.

Daniel Luis Franco.

Enviado via LG G2.

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Seriam estes? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586497686-10-x-espacadores-de-nylon-20mm-isolador-suporte-placa-_JM
Tenho vários assim, mas de metal, daqueles utilizados em placas-mãe. Será que serve?

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Update pessoal!
Implementei BAL na minha impressora, tirei as molas e botei 4 espaçadores de Nylon de 8mm. O problema de empenar parou, mas surgiu outro. Agora quando a mesa esquenta após alguns minutos o MDF dilata deixando os idlers frouxos no trilho fazendo a mesa ficar bamba e diminuindo a qualidade das impressões. Já botei camurça entre a mesa e o MDF e nada. Agora vou botar espaçadores de 10mm e ver se ajuda, se não vou partir pra um isolante de aerogel que um conhecido meu trabalha pra testar, se chegar a esse ponto posto resultados.
De qualquer forma, eu acredito que o ideal seja que a parte da mesa que atualmente é de MDF seja trocada por metal, mas ainda não arrumei nenhuma empresa que possa usinar uma peça individual para mim, se alguém souber, agradeço.
Pessoal da Sethi que frequenta o grupo aqui, sabem explicar por que a mesa irradia tanto calor pra baixo? Alguma solução? Estou quase mudando pra minha MK2 de PCB e deixando a de alumínio de lado. Muito problema por nada eu acho.

Abraços,
Bernardo Meurer.

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Bernardo, sua interpretação está totalmente equivocada..
Não é o MDF que dilata e sim a mesa (vc está usando provavelmente aquecedor de aluminio)....

Como a conexão com do aquecedor com a mesa é rígida, o MDF sofre a pressão do aluminio..
Vale citar que o aluminio expande no plano XY e não em Z.. seus parafusos devem estar muito travados nos furos do aquecedor... tentei deixar mais frouxo ou alargar os furos no aquecedor.

Abraços.

Alex.

--
[...]

"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É aquele que se adapta melhor as mudanças"  ( Charles Darwin )

Alex Borro

Marcelo ( www.sethi3d.com.br )

to repr...@googlegroups.com
Bernardo,

O que todo mundo quer é calor... e vc esta achando ruim que a mesa esquenta? ;-)

Garanto que o trabalho não é em vão... a diferença da placa de PCB para a de Alumínio é absurda.

O MDF tem destas coisas, por isso abomino o uso de MDF nas impressoras... o negocio pega umidade, murcha, muda de tamanho, empena, mas enfim isso é assunto pra outro post.

Acho que no seu caso, você deveria deixar a mesa mais longe da base... no mínimo uns 15mm (ou mais se possível, talvez 20mm).

Você pode tentar também isolar a parte de baixo da mesa com cortiça (pode colar na parte inferior da mesa, existe lamina de cortiça com 3mm para vender)

Já vi um pessoal aqui na lista usando papel alumínio para irradiar o calor de volta, mas não sei se funciona legal.

abs!
Marcelo

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Alex, se desse pra dar joinha você levava 2!
Realmente, não tinha pensado dessa forma! Parece bem mais plausível, no entanto se eu toco na parte inferior do MDF com a mesa quente ela está muito mais quente do que costumava ficar com a cama de PCB. Vou tentar abrir um pouco os furos amanhã e ver se resolve, e se não resolver vou tentar trabalhar com os parafusos menos apertados.

Abraços,
Bernardo.

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Bernardo, o q é muito quente para o seu dedo (60ºC) é nada para um material com MDF... alias, o MDF dilataria muito pouco nessa situação por ser um material composto e não maciço..

Vai por mim, MDF não dilata com o calor..

A minha mesa tem 600W e está a 4mm do MDF.. sem problemas nenhum.

Abraços.

Alex.

Daniel Franco

to repr...@googlegroups.com

Ajuda muito um papel alumínio (lado espelhado de contra a mesa de alumínio) mais papelão em baixo da mesa, ajuda não só a não aquecer a base, mas principalmente a manter estável o calor da mesa reduzindo os warps nas peças.
Mas é encostado na mesa, colado com fita kapton, e não jogado em baixo... O ruim é acertar o termistor lá, porque o papelão vai envergar com o calor e se o termistor tive preso no papelão o papelão vai soltar o termistor da mesa...

Abraços.

Daniel Luis Franco.

Enviado via LG G2.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Bubolz

to repr...@googlegroups.com

Daniel... na minha impressora coloquei uma folha de papelão forrado com papel alumínio solta embaixo (minha mesa é fixa) a uns 3 ou 4 milímetros afastada da MK2, ainda assim ela é bem eficiente em refletir a radiação infra-vermelha de volta pra cima, o que diminui consideravelmente o tempo de aquecimento da mesa.

Abs.

Bubolz

to repr...@googlegroups.com
Marcelo... Moro numa das cidades mais úmidas do país (média anual de 80,7%) e minha impressora construí de MDF crú sem melamina, verniz ou qualquer proteção.

Está funcionando a quase um ano e não tive até agora nenhum problema com a estrutura, quanto ao fator de dilatação e empenamentos, isso acontece com qualquer material que está sujeito a variações bruscas de temperatura, então qualquer impressora que tenha mesa aquecida fatalmente vai ser afetada em maior ou menor grau dependendo do material da estrutura, quanto a isso o MDF como isolante térmico se sai muito melhor que o acrílico por exemplo... quem acha que não, que experimente deixar uma impressora de acrílico preto perto de uma janela pegando sol por algumas horas (crianças não façam isso em casa).

Ocorre que existem basicamente dois tipos de MDF o feito com madeira Pinus (mais claro menos denso e resistente) e o feito com madeira de Eucalipto (Mais escuro, mais denso e resistente). Agora... para que não haja deterioração e absorção excessiva de umidade basta usar a impressora regularmente, se ficar ociosa a maior parte do tempo num canto escuro e úmido não adianta nem ser de metal... a ferrugem vai comer.

Abs.

Paulo Bubolz

Marcelo ( www.sethi3d.com.br )

to repr...@googlegroups.com
Paulo,

Tenho os dois tipos... quando comecei a fabricar para vender as impressoras, montei os 2 tipos, fiz muitas medições e testes, e particularmente no meu caso, não tive coragem de vender em MDF. ( Sairia para mim 3x mais barato se eu fizesse em MDF ) mas a qualidade das peças e impressões era muito diferente.

Para uso proprio, para quem conhece e pode ajustar, quer baixo custo, etc, tudo bem... mas para quem quer comprar e usar, é complicado.

Garanto para você que existem muitas impressoras de acrílico por ai, e nenhuma teve problemas estruturais.  ( Se bem que ai entra um outro detalhe ... claro que depende do acrílico que você vai usar )

Acho que não vem ao caso, mas o acrílico é bem mais bonito também e não fica com cheiro de fogueira.

Mas como eu disse, é um caso particular meu.

abs,
Marcelo

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

Vejo apenas um problema no MDF, que está relacionado a absorção de humidade, e que é muito minimizada pelo MDF revestido.

Nenhuma de minhas impressoras, seja de uso próprio como as que vendi tiveram resultados se quer regular quanto a rigidez ou deformação e 100% delas em MDF revestido.

Porem já tive pequenos problema com acrílico, seja casting como extrudado, e em especial peças próximas a zonas quentes...lembrando que o acrílico também dilata se exposto ao  calor.

Sds

JP

--

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/81f65ce7-f554-47af-afd0-296e2357c36f%40googlegroups.com.

Reinaldo A. Fagundes

to repr...@googlegroups.com
Já vi gente enviando uma material conhecido como Crystal (nao sei o que é só que parece muito acrilico) no lugar de acrilico...

teve um cara aqui em goiânia que compro o frame cortado e quando fui ver falei que não era acrilico simplesmente porque o corte fica muito diferente, o materia é parecido mas “crackela” se força um pouco que seja, o acrílico quando chega a rachar o negócio tá feio, esse parecia vidro de celular quebrado, quando fui tentar ajudar ele...

abraços

Bubolz

to repr...@googlegroups.com
O tal Crystal ou "Acrílico Cristal" é apenas acrílico translúcido. Em geral o acrílico é mesmo muito quebradiço, inclusive quando quebra, dependendo do fabricante, estilhaça e corta como vidro.

Abs.

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

Na verdade existe dois tipos de acrílico, que na verdade estão relacionados ao processo fabril, o cast e o extrudado, no link abaixo é possível verificar as diferença entre elas.

http://www.indac.org.br/comparacao-entre-chapas-cast-x-extrusadas.php

Sds

JP

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Curiosidade, e aquele lance de acrílico não gostar de alcool?? Ouvi dizer que tem um tipo de acrílico que esbranquiça se passar alcool nele.. É vero??

Abraços.

Alex...

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

O acrílico extrudado tem problemas com álcool, na verdade com a evaporação dele, isto gera algum efeito físico/químico que craquela todo ele...

Reinaldo A. Fagundes

to repr...@googlegroups.com
Acho que esse é o tal do cristal que eles usam... c

JP não é acrílico, inclusive não cola com cloroformio igual acrilico. vou pegar o nome do cara com o Iuri.

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

Me falta o nome agora, mais existe um material parecido com acrílico quanto a aparência, mas suas propriedades são bem diferentes, um exemplo ele não corta a laser.

Bubolz

to repr...@googlegroups.com
Policarbonato?

Daniel Franco

to repr...@googlegroups.com

Alguem conhece as chapas de polietileno e sabem se da algum problema no estilo q vcs tao falando????

Eu tenho uma estruturinha com isso já, me parece firme e bom, mas não sei se é bom q nem o plastico comum ou ela pode dar algum problema com álcool ou algum outro componente comum no dia a dia...

Abraços.

Daniel Luis Franco.

Enviado via LG G2.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

João Paulo M. Claro

to repr...@googlegroups.com

Esse é um deles...

to repr...@googlegroups.com
bom, usei mesa de MDF durante muito tempo e não observei problemas;
por questão de TOC, resolvi colocar base de alumínio, que ficou com o dobro
do peso (460g), e deixou tudo mais pesado; retirei o alumínio e voltei o mdf...

miguel d'avila .'.
hell de janeiro

"Os lugares mais sombrios do inferno estão reservados para aqueles
que se mantiveram neutros em tempo de crise moral" - Dante Alghieri

Igor Jocionis www.movtech.com.br

to repr...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

Gostaria de poder dar minha contribuição para este tópico também.
Comprei uma makerbot em 2010 e fiquei surpreso ao montar uma maquina de madeira, e iniciei uma pesquisa sobre este material tão comum embora fosse incomum para fabricação de maquinas e equipamentos até então.
e cheguei a comprar MDF de 2 categorias (cedro e pinus) sem revestimento, chapa de compensado e aglomerado para fazer uns testes e todas foram reprovadas em questão de estabilidade dimensional ligados a umidade e temperatura.
continuei pesquisando e obtive a informação de que o MDF importado é completamente diferente do MFD brasileiro tanto na fibra quanto na resina.
O MDF revestido se comporta melhor por estar selado a umidade mas também tem um certo empenamento menor que o MDF cru.

O Acrílico também pode ser encontrado em 2 categorias Cast e Extrudado, mesmo eu preferindo o Cast também tem diferenças de preços e qualidades em diversos fornecedores, não absorve umidade mas dilata muito com temperatura.
em minhas maquinas faço o carro tanto do X quanto do Y em alumínio e fazendo cortes internos é possível ter uma estrutura bem leve e firme. o alumínio também dilata com a temperatura mas é bem menor que a dilatação do acrílico e pode ser submetido a temperaturas que o restante do equipamento não aguentaria.

Mas enfim não vou prolongar muito o assunto já deu pra perceber que é um assunto polemico e mesmo eu abominando o MDF a maioria dos usuários deste grupo gostam do MDF.

@Alex, seu MDF é importado da mekerfarm certo?
@Marcelo, Estou contigo MDF é um papelão de qualidade...
@Miguel, você nunca teve problemas ou zicas né? rsrsrs

Abraços
Igor Jocionis

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Olá Igor,

Eu concordo contigo que lá fora encontra-se materiais superiores ao nosso.. Eu já montei duas máquinas importadas em madeira, a Makerfarm (que já vendi) feita em MDF cru e uma Rostock Max, feita num plywood preto.
O plywood é outra história.. é outro material... o MDF da Makerfarm se parece com o nosso, pelo menos visualmente.. já o Plywood dá um show no MDF, embora mais caro...

Eu já montei algumas grabers feitas com MDF nacional branco e até agora não tive problemas.. tenho uma em casa rodando há um ano e está ótima..

Abraços.

Alex.

[...]

Reinaldo A. Fagundes

to repr...@googlegroups.com
rapaz com o humidade que faz la em casa e a minha já tem quase 2 anos e ainda funciona... mdf é muito é bom Smiley mostrando a língua
wlEmoticon-smilewithtongueout[1].png

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
Igor, tive muitos problemas, todos relacionados ao aprendizado;
depois de um certo tempo, todos os meus problemas sumiram,
quando passei a usar peças top de linha, muito bem calibrados;
sem entrar no mérito das peças que substituí, pra evitar ser
assassinado, posso te dizer o que nunca precisei mexer: o MDF!

o detalhe é que minhas mendel90 são todas com mdf 15mm...

Taciano SP

to repr...@googlegroups.com

Muito boa esta discussão, segue a minha contribuição.

 Trabalho bastante com cortes e montagens em MDF de 3mm, 6mm e um pouco com 9mm.

Observações sobre este material em meus trabalhos:

11º1º)      MDF empena mesmo, o de 3mm mais que todos e o de 6mm um pouco menos. Estou falando de empenamento quanto ao armazenamento, se for de forma incorreta ele vai absorver umidade e irá empenar com certeza. Já empenei dezenas de chapas, tanto por mal armazenamento quanto esquecimento no sol.

22º2º)      Tanto o MDF de 3mm quanto o de 6mm após a sua montagem estrutural, colagem ou parafusado, tendem a não empenar, pois esta característica do material é anulada tanto pela geometria da estrutura projetada quanto o sistema de fixação, considerem o projeto da estrutura e tamanho ao usar MDF. EM minhas maquetes tenho que projetar estruturas em locais específicos para evitar o empenamento do MDF.

33º3º)      Aparentemente o MDF a olho nu da MakerFarm é parecido com o nosso MDF, mas claro, análise só de olho. Teríamos que ter as especificações técnicas do MDF importado e da nacional.

4)      4º) A mesa da MakerFarm empenou sim. Só a mesa!!

 A estrutura restante não há problema devido a geometria e sistema de fixação. Como resolvi o problema do empenamento, projetei um pillow block para as minhas buchas deixando o MDF da mesa mais distante do calor. Depois posto o projeto dos pillow aqui.

Abraços

spTaciano

Taciano SP

to repr...@googlegroups.com
Corrigindo postagem anterior....informações corretas agora em itálico.

4º) A mesa da MakerFarm empenou sim. Só a mesa!!

 A estrutura restante não há problema devido a geometria e sistema de fixação. Como resolvi o problema do empenamento, projetei um pillow block para as minhas buchas deixando o MDF da mesa distante da estrutura frontal e traseira, onde batia devido o empenamento da mesa. Ainda uso a mesa empenada sem problema algum, mas agora ela não bate mais na estrutura da MakerFarm. Depois posto o projeto dos pillow aqui.

Abraços

spTaciano

Bernardo Meurer

to repr...@googlegroups.com
Taciano,

Você tem a Makerfarm i3v or a i3? Meu problema é com o sistema de idler da i3v. Posta o seu projeto de pillowblock por favor.

Abraços,
Bernardo.

Taciano SP

to repr...@googlegroups.com
Olá Bernardo, Bom dia!

Não estou conseguindo anexar os arquivos pelo grupo, trava tudo e só envia 1.
Mas eviei meus projetos de Pillow da MAkerFarm I3 em seu email.
Abraços
spTaciano
PillowMakerFarm6.stl

Ornando Cerqueira

Ornando Cerqueira

to repr...@googlegroups.com
Aproveitar o tópico e tirar uma dúvida com os universitários.

Uma mesa com maior quantidade de rolamentos influencia em melhor alinhamento e estabilidade da mesma?
Tipo.. http://www.thingiverse.com/thing:449055/#files   esta com 6 rolamentos.

Demetrius Coutinho

to repr...@googlegroups.com

Eu montei uma graber i3 e ela veio com uma mesa de 3 rolamentos. Não demorou muito tempo pra empenar (ou ja estava empenada) entrei em contado com a mesma pessoa que me vendeu o frame e ele cortou pra mim uma mesa de 4 rolamentos. ainda tá em fase de testes mas ficou joinha. Segue o arquivo .ai que eu criei pra isso.
base mesa aquecida.zip