COMPRA COLETIVA DE PEI

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Tive a oportunidade de testar uma placa PEI para minha mesa aquecida e obtive  ótimos resultados.

A aderência é muito boa, não precisa passar nenhum produto e para retirar a peça basta usar uma espátula. Realmente estou satisfeito.

Testei somente com ABS a 80ºC, mas funciona com PLA. Os outros materiais ainda não testei, como PC, naylon, PP, derlin,etc.

Verifiquei os preços nos EUA mas o frete é um absurdo conforme abaixo no Gizmo Dorks.

Uma peça de 300mmx300 = $21,95 + frete de 21,38 totalizando 43,33 doletas.

Então, entrei em contato com um fornecedor Chines e ele me passou

$ 45,00 para 2 peças sem a fita adesiva da 3M que tem no modelo acima.

Mas para 100 pc's ele consegue o tamanho de 300x300m por 9,85 já com a fita 3M para colar.

Também verifiquei o frete para as 100pc que é UPS e sai por $115 ou seja $ 10,95 por peça aqui no Brasil.

Perguntei se pode ser feito um pedido misto como 30 pc de 300x300 e 50 pc de 200x200 e 20 pc redondas para quem tem delta e tudo bem.

Segue as fotos que ele mandou.

Só um detalhe não vi ou melhor não sei como é tratado. A questão tributária. Acredito que alguém no forum deve ter experiência neste assunto pois são $ 1.100,00 dolares.

Também verifique a compra de 10 pcs somente, pois passa mais fácil na alfândega, risos.

Sai por $ 160,00 ou seja $16,00 por pc o que pode ser interessante.

Se tiverem interesse me avisem que podemos ver como organizar a compra. Quem tem experiência em compra coletiva pode falar, pois nunca fiz uma.

Att,

Fabricio Moeller

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Conheco uma empresa que faz importacoes regulares da china, de forma oficial. Eles podem trazer.

Eh facil pra eles pedirem um lote grande e podemos pagar aqui, em reais, depois que estiver em maos. Bem seguro.

Pode me passar o contato na china pra eu pedir pra eles cotarem e verem um valor final? Por favor mande em pvt.

Eles vao precisar de uma estimativa de volume entao seria legal montar uma campanha em algum site e dar um prazo pra galera se inscrever, so pra ficar organizado (aqui pelo email eh complicado organizar isso).

Andre

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Tô dentro: vou pedir 2 placas de 300x300. Quem vai organizar é você, André? Podia fazer uma planilha no Google Docs. E se der imposto, basta no final ratear de todos também.

[...]

Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP

Fabricio Moeller

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Pessoal,

Vamos colocar os nomes na planilha, em paralelo à compra direto da china estou vendo pra um importador trazer, ele ainda vai passar um orçamento.

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/90763476-76fc-4904-86bc-03069ef519d9%40googlegroups.com.

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 98407-3847

Caselato

to repr...@googlegroups.com
Boa Tarde!!

Também quero estou na lista.

Abraço

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Pessoal

Recebi resposta agora do importador.

- ele falou com o cara na china e conseguiu acertar uma compra
- ele negociou o pei COM adesivo e de 0,8mm
- ele vai conseguir trazer qualquer tamanho, especialmente os 300 e 200 e redondos ja estao ok pra compra com estoque
- o processo demora entre uma e duas semanas pra ja estar aqui na nossa mao
- ele faz toda a parte burocratica, paga os impostos adiantado e so cobra a gente quando entregar, ou seja, risco zero
- ele vai trazer umas a mais pro caso de alguem mais depois ou pro caso de ter que trocar em garantia
- esta pronto pra pedir mas queria uma ideia aproximada de quantidades

Ele estima, pra um volume aproximado de umas 20 pecas (apenas pra efeito de orcamento) os valores:

300x300 = 100,00
200x200 = 50,00
200 redondo = 60,00

Esses valores sao para levantamento de interesse. Ele vai bater o martelo nos valores depois que fechar a quantidade.

Os valores pra venda depois da compra serao aprox 40% maiores. Esses valores so serao validos pra compra coletiva.

Valeu

Caselato

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

So pra deixar claro eu nao tou levando nenhuma comissao nessas vendas, e todo mundo vai acertar direto com o cara.

Andre

Luis Venturini

to RepRapBR
Fabricio, você colou no vidro ou direto na mesa aquecida?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
O meu esta direto sobre a chapa de alumínio da mesa. Por baixo eu uso manta de silicone aquecida

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

to RepRapBR
Colei direto na mesa aquecida por causo do meu sensor indutivo de 4mm.

Fabricio Moeller

to RepRapBR
É exatamente assim que é a minha mesa.

Você colocou algo em baixo da manta de silicone como curtiça ou algo que isole o calor??

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Tranquilo André.

De qualquer forma precisamos saber melhor os detalhes do que é valor da mercadoria, frete, impostos e despesas do importador.

Falo isto porque conversei esta noite com o Chines e ele me passou os seguintes preços para 20 pecas.

Usei como base o preço do dolar do Ebanx de $ 3,36.

Dolar base3.36frete em dolar30frete em reais100.8
quantidadetamanhopreço placapreço fitaplaca sem fita em reaisplaca c/ fita em reais% frete por pcvalor frete por pc
11300x30010.851.536.45641.4960.055.04
9200x2004.87116.363219.72320.055.04

Também perguntei o tamanho do pacote e peso.

5cmx32cmx32cm e 3 quilos.

André, tente verificar estes detalhes com o importador para que possamos compreender melhor,  pois como pode ver a diferença é grande.

Att,
Fabricio Moeller

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Cortiça

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

to repr...@googlegroups.com

Olá Fabrício!

Acho que esse nível de detalhes não vai rolar.

O que eu pedi pra ele é pra ele resolver todos os problemas pra nós. Ele faz tudo, compra, paga, vende aqui pra nós, depois que chegar, pagando no cartão e enviando pelo correio, cada um individualmente paga direto pra ele, com garantia pós venda e tudo que se esperaria de uma empresa que está fazendo uma venda). Ele assume riscos de alguém não comprar e da garantia pós venda. Nesse modelo, é mais como se eu tivesse dado um dica pra ele "se você trouxer X peças tem uma galera que compraria". Não rola pedir pra ele abrir detalhes. Certamente ele está tendo um bom lucro e acho que está correto.

O que temos que fazer é ver se vale a pena. Eu prefiro pagar os 100,00 pra ele aqui na mão sem risco nenhum em 2 semanas do que arriscar uma compra internacional, mesmo que seja mais barata na teoria. Mas daí cada um tem que decidir o que acha melhor.

Talvez possamos cotar em mais algum importador / revenda. Se alguém conseguir um valor menor em condições semelhantes, por favor avise. Talvez esse preço caia um pouco se passarmos de 20 unidades.

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/08184213-5227-4ed1-8ecf-7ab3c39da3db%40googlegroups.com.

Roberto Reis

to RepRapBR
Bruno, Como andas? Você ainda tem dessas placas de PEI? Preciso de uma 20x20. Quanto tá?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Ola

Faz um tempao que eu não trago, baixa demanda. Mas ta rolando uma compra coletiva com duas semanas de prazo de entrega lá no reprapbr
to RepRapBR
Estou participando, mas queria uma de imediato vou até colocar adesivo extra se tiver a possibilidade. Mas vlw

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

a 20*20 vai sair or quanto? qual a espessura da placa?

Em 20/03/2017 15:17, "Roberto Reis" <roberto.s...@gmail.com> escreveu:
Estou participando, mas queria uma de imediato vou até colocar adesivo extra se tiver a possibilidade. Mas vlw

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/b1116921-aff3-4d38-b06a-37ed1fdd8bbb%40googlegroups.com.

Fabricio Moeller

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Tenho muito interesse mas nunca fiz compra assim...

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/58bead6e-3a11-46eb-94f4-8eb9385d942e%40googlegroups.com.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

eu vou qrer comprar também quero uma delta 20*20

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Jordean,

O André entrou em contato com o Importador, então o pagamento acontece direto com o importador. Veja os detalhes que eu e o André discutimos e na planilha também tem mais detalhes.

Sobre a delta é só colocar na observação da planilha que é redonda, como a do Roberto Reis. Lembre de pedir com fita 3M se quizer colar no vidro ou no alumínio.

Se quizer já coloca seu nome, pois vou pedir para o André solicitar para o Importador, pois já temos 25 pessoas e este número estabilizou.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Fabricio Moeller

to RepRapBR
André,

Acho que já temos um número de pessoas para solicitar ao importador. Este número esta estável, então não vejo que vai aumentar muito, por isto pode solicitar.

Pergunte para o importador se vai precisar de mais informações das pessoas do que as que tem na planilha.

Lembra de pedir um desconto para fazermos negócio.

Se lembrar de mais um detalhe nos avise.

Abraço,
Fabricio Moeller

Joberr

to RepRapBR
Somos 26, será que o preço não abaixo um pouco?
abs

gino almeida

to RepRapBR
Se ainda der tempo. Já coloquei meu nome lá. 1 peça 200x200 e uma 300x300.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

vou colocar meu nome hoje

Em 22/03/2017 14:22, "gino almeida" <mapasm...@gmail.com> escreveu:
Se ainda der tempo. Já coloquei meu nome lá. 1 peça 200x200 e uma 300x300.

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/04777b62-ca6c-43ed-8519-334b600ea184%40googlegroups.com.

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Pessoal,

Conversei com o Chines e ele disse que a fita 3M para as peças redondas não tem, então ele deve mandar a quadrada de 200x200mm e a pessoa recorta a fita no formato redondo.

Bruno e Roberto, pode ser assim a fita 3M ??

Em quarta-feira, 22 de março de 2017 15:41:35 UTC-3, jordean firmino escreveu:

[...]

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Porque o nosso tópico esta como concluído?? Tem com alterar isto ??

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

Por mim tudo bem, ja corto nas que uso atualmente 😉

!3runo

to repr...@googlegroups.com

Galera,

Boas notícias!! Os produtos já foram pedidos (o importador adiantou e pediu antes) e já estão disponíveis aqui no brasil. As quantidades são suficientes pra todos que estão na planilha e mais um pouco ainda.

Ele está criando um link de compra na loja online. O link ficará disponível por uma quantidade de dias e valerá pra quem já entrou na lista ou ainda quiser entrar até expirar.

Repasso o link assim que receber.

Obrigado,
Andre

 Inline image 2 Inline image 3

[...]

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com
Excelente
o frete está incluso?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

PEI transparente?

!3runo

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Issi é PEI mesmo? pesquisei na net e n achei transparente...

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/e25d16cf-a548-497d-b31d-67fe4ee9d840%40googlegroups.com.

Andre Ruiz

Cláudio Sampaio

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

Perguntei porque os que comprei da Amazon e os que cotei na china era cor ambar

!3runo

to RepRapBR
fiz a compra hoje mais paguei no Boleto a minha é de 300x300mm

Felipe Alberto Verza Ferreira

to RepRapBR
Pessoal, bom dia. Alguém aqui de Campinas está comprando?

Quero uma de cada e acho que se comprarmos juntos podemos rachar o frete.

Joberr

to RepRapBR
Oi Bruno,

Como vc fez para comprar da Amazon?  tentei comprar lá e eles não entregam no Beasil.

Abraço

Joberr

to RepRapBR
Oi Claudio,

Tambem fiquei com a pula atras da orelha, 8mm não é fino e no link que vc colocou diz "âmbar-para-transparente" mas acho que sempre teiamos um pouco da cor ambar.  O que vc acha?  Não quero comprar acrilico kkkkkk

abraço

jordean firmino

Luis Venturini

to RepRapBR
A espessura e 0,8mm correto?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

to repr...@googlegroups.com
Alguém ja comprou e recebeu ?
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
> Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/SN1PR19MB068619233ACE21D23E9377F7F5310%40SN1PR19MB0686.namprd19.prod.outlook.com.

Roberto Reis

to RepRapBR
Já comprei e já paguei. Duas quadradas porque a redonda estava com 220 de diametro e eu queria mesmo com 200...

No aguardo agora.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

a minha chegou aqui já fiz a encomenda sexta vou fazer os testes

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/d4723626-9c44-4293-bd4c-5b5db68b6746%40googlegroups.com.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Mesa em qntos graus mesmo?

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Para ABS estou usando 80ºC.

Para pla nem precisa esquentar, tem algumas pessoas que estão usando com 50ºC.

Joberr

to RepRapBR
kkkkkk assim não vale!

Em sábado, 25 de março de 2017 16:07:47 UTC-3, Bruno Cabral escreveu:

Portador

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Bom fiz os testes hoje sobre a placa pei imprimi algo que sempre dá warp pra min e segui o tutorial do bruno coloquei 0.3 na primeira camada mesa a 110 velocidade da primeira camada baixa e tudo mais.
de início ficou mt bom mas depois foi aparecendoum pouco de warp nas laterais mas n liguei no final pra sair é realmente um trabalho doido. tentei puxar a placa ficava descolando e qndo finalmente tirei dava pra ver q a peça teve warp porém a mesa seguiu esse warp sem desgrudar a peça eu tbm achei a placa muito fina talvez isso interfira no resultado final.
Vou fazer outro teste amnh com a temperatura de 80 graus e ver no que dá se der tudo certo ótimo se não vai ficar complicado kkkk.

--
[...]
20170327_171437.jpg
20170327_174058.jpg
20170327_181909.jpg

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Aguentei sgurar até amnh não
Bom o resultado parecer que ficou pior em 80 graus. Não seu o que fazer, alguém pode me ajudar. Mais uma coisa a placa é de 0.8mm diferente do anunciado na tdtec. Eu estou um pouco decepcionado.
Mas e aí Bruno me dá uma solução aí. .. se tiver seria bom. Mais uma coisa a sua placa de pei é flexível mesmo? qual  a espessura da sua placa?
segue anexo a imagem da minha impressão

20170327_193903.jpg

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

ruin agora vai ser tirar ela da mesa de alumínio kkk

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Jordean

O anuncio diz que a espessura eh 0.8mm (na verdade fala
8mm, faltou a virgula mas na planilha estava correto).

Pessoal,

Alguem mais ja testou?

Apenas lembrando, esse produto eh o mesmo do anuncio do site chines que rolou na lista antes. O pessoal da TDTEC apenas comprou ele pra nos, quem passou a especificacao foi eu. O risco eh o mesmo de se tivessemoa pedido por conta propria, tem que confiar no chines.

O meu chegou hoje, vou postar fotos assim que der.

Andre

--
[...]
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAExjGYa%2Bk29a9kCRS5oegeV9vQKHWWCAWRxpZ1Byo8qZze49Wg%40mail.gmail.com.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

André, se der certo me manda as especificações pfv pq o meu eu n consegui.
Com relação ao resto eu sei, tudo especificado na planilha. só fiz o comentário pq achei valido.

Fabricio Moeller

to RepRapBR
André, comprei a minha na sexta, quando chegar vou comparar com a que comprei do Luis e informo para vocês.

De qualquer forma conversei com o Chines na sexta pois estava quase negociando direto com ele, pois sairia mais barato. Mas como veio a notícia que o importador já tinha as placas acabei comprando aqui no Brasil.

Vejam abaixo a conversa do skype:

[24/03/17 22:28:01] Guru - Fabricio Luiz Chiste Moeller:
I ask this because this week an importer is selling pei sheet here in Brazil?
[24/03/17 22:37:58] Mozart: No customer from Brazil yet
[24/03/17 22:38:11] Mozart: Not pei plate but other material
[24/03/17 22:39:28] Guru - Fabricio Luiz Chiste Moeller: What material ??
[24/03/17 22:43:39] Mozart: Cast nylon in container
[24/03/17 22:45:23] Guru - Fabricio Luiz Chiste Moeller: Strange, because I told you to buy the PEI
[24/03/17 22:45:54] Mozart: We are not only sell pei
[24/03/17 22:46:15] Guru - Fabricio Luiz Chiste Moeller: OK
[24/03/17 22:46:23] Guru - Fabricio Luiz Chiste Moeller: thanks

Bom, espero que seja somente um mal entendido, se não fica complicado.

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Jordean,

Você colou o PEI com a fita 3 M ??

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Fabricio,

É, estranho, eles compraram do link que passei pra eles. Deve ser mal entendido mesmo. Talvez ele esteja pensando que foi uma pessoa física e não uma empresa de importação.

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/dc8b3035-43f2-480c-a71a-d51b7352777c%40googlegroups.com.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Jordean,

Sem problemas. Só não remove ele não, vamos fazer funcionar.

Quem montar por favor reporte aqui. E quem já tiver experiência com PEI passe dicas.

Eu estou na correria agora, tá foda testar. Mas bati várias fotos, estou mandando anexas.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Elas batem com imagens que eu achei na internet pra PEI dessa espessura. Também seguem anexas algumas fotos que achei no google.

​​​​​​​​

Andre

[...]

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Fabricio / todos,

Falei com o pessoal agora. Eles tem um agente lá na china que compra e manda pra eles, por isso o vendedor não acha que houve uma compra do Brasil. Mas confirmou que a compra foi feita do mesmo cara.

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/dc8b3035-43f2-480c-a71a-d51b7352777c%40googlegroups.com.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Usando a fita 3m mesmo. a placa pei é flexível mesmo?
Pelo que entendi da cv com o china parece que houve importação de outro produto?

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

É o mesmo produto. Veja meu email anterior.

Andre

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Sim Jordean,

A Placa é flexivel pois é um plastico.

Hoje imprimi filamento flexivel a 50ºC e foi um parto para descolar.

Devo testar com petg também, e devo começar frio e ir aquecendo.

Vamos ver se minha placa chega até sexta, dai passo as comparações para vocês com o ABS.

--
Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil

[...]

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Estou fazendo outro teste ,agora com mesa em 115

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/dacde5d7-4c45-46d7-9de7-643c6dda1c6a%40googlegroups.com.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Teste falhou de nv.
Consegui resultados melhores com a mesa de vidro em 120.
Nessas temperaturas o adesivo de contato começa a ficar mais flexível, todas as vezes q eu tentei tirar a peça imediatamente apos terminar a impressão o pei vinha "junto" ,a cola ficava na mesa (sem descolar o pei, que é quase impossível de fazer).
Realmente, é incontestável a peça fica no PEI e pra sair é barril, eu tentando tirar a peça consegui arrancar a mesa de alumínio do suporte, e na segunda tentativa, parafusado o suporte, consegui suspender a impressora inteira.
Enfim, oq posso concluir é, para que o warp seja zero a espessura da PEI deve ser suficiente para impedir pelomenos um pouco de sua flexibilidade, uma prova disso que eu pude perceber é que, devido ao fato da minha sonda de auto nivelamento usar  o próprio hotend, quando ele toca o endstop o hotend empurra o pei criando uma leve deformação (lógico hotend em temperatura 0)
então aconselho a utilização de uma sonda que não precise de tanta força para fazer o nivelamento ou um nivelamento manual.
Meus testes foram com a mesa em 80 graus altura de .3 mm e o segundo com a mesma altura mesa em 115
sem skirt ou brim (não sei qual é aquele que cria uma saia" ao redor da peça).

  (vale ressaltar que estou comentando somente sobre essa placa da compra coletiva , como ninguém  pode fazer outros testes e postar e ou não receberam suas placas ainda, eu estou relatando minha experiência, e gostaria que pudessem comentar qualquer erro dito por min ou me ajudar a imprimir sem o bendito warp)

Felipe Alberto Verza Ferreira

to RepRapBR
Depois de esfriar, o que acontece? Descola mais fácil?  está esmagando a primeira camada?

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Bom como segui os testes do Bruno não deixei esfriar sempre twnrava retirar com a mesa em 60 graus da um pouco de trabalho e ele descola lentamente e deixa um pó" (não sei se é exatamente isso) na base da peça, que deixa ela esbranquiçada ( ainda mais nas minhas peças em abs preto).
Bom, não entendi bem qndo fala de esmagar a primeira camada, mas acredito que seja a altura da primeira camada, quanto menor mais difícil de tirar.

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/3766483c-7734-4a57-8bc3-877c23b11a29%40googlegroups.com.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Sim, como o PEI gruda bem, a primeira camada não precisa ficar (tão) espremida. Na verdade o ideal é que ela fique na altura correta sempre, e que o problema de aderência seja resolvido de outra forma (sprays, etc.) mas é costume apertar ela pra grudar melhor.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com
Conseguiu eliminar o warp André?

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com
Falo com a impressão em ABS

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Jordean,

Eu raramente tenho (/tinha) problemas com warp, então esse não seria o maior parâmetro pra mim no caso dos testes do PEI. Meu problema é que estou no meio de um projeto no trabalho que está acabando com meu tempo e eu precisava montar a mesa da impressora de volta pra testar, tá foda achar uma horinha livre!!!! Mas vamos falando, eu estou acompanhando, assim que der posto os meus.

Andre

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Jordean,

Você precisa aprender o conceito de off-set para o eixo z.

Da uma estuda nisto, procure na internet.

No meu caso uso marlin como firmware, então habilito a EPROM para ter acesso no lcd a estas funções.

desmarco a chamada da "#define EEPROM_SETTINGS" , conforme abaixo

// EEPROM
// The microcontroller can store settings in the EEPROM, e.g. max velocity...
// M500 - stores parameters in EEPROM
// M501 - reads parameters from EEPROM (if you need reset them after you changed them temporarily).
// M502 - reverts to the default "factory settings".  You still need to store them in EEPROM afterwards if you want to.
//define this to enable EEPROM support
#define EEPROM_SETTINGS

Desta forma você pode informar para o bico começar mais perto da mesa ou o inverso, conforme a necessidade, sem ter que mexer na calibração.

Estude isto, tem bastante material sobre isto.

Outra coisa, se você esta usando PEI, não use mais nenhum produto sobre ele, pois o PEI é o suficiente para grudar a peça.

De qualquer forma vou poder ajudar mesmo só depois que vier a minha placa e poder comparar com a que tenho aqui.

Se você tem PLA, tente imprimir com ele a uns 50º e depois poste aqui.

Sobre tirar a peça da mesa ela descolou para mim sempre com a mesa quase fria, tem algumas pessoas que deixam esfriar e depois aquecem a 50º, 60º e ela estrala, efeito que demostra que esta soltando da mesa.

De novo, recomendo estudar sobre o off-set para o z, faz toda a diferença para boas impressões.

[...]

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com
Bom eu não sabia oque era mas eu pesquisei como falou e definitivamente meu problema não é esse, meu z off-set está perfeitamente calibrado, até pq minha impressora veio pronta(apesar disso anteriormente tinha uma prusa i3 montada e configurada por min, que me deu muita dor de cabeça e acabei tendo que estudar muita coisa de impressoras 3d)
Vou fazer os teste com temperaturas cada vez mais baixas e ver noq dá
Aproveitar e gravar um video dela imprimindo para melhor entendimento doq acontece comigo

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/c885c072-518b-4921-9bab-b7ca63e70853%40googlegroups.com.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com
Você imprime em abs andré? se sim por favor quais configurações você usa para impressão e quais caracteristicas da sua mesa.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com

Recebi a encomenda e comparando com uma folha de PEI da amazon que tinha aqui, sao bastante diferentes. Pra mim, parece muito mais com acrilico (ou algum outro plastico mais duro) do que com PEI.

!3runo

to repr...@googlegroups.com

Jordean,

Sim, em ABS, raramente uso PLA. Mesa de 200x200 mk2b vermelhinha numa graber e mesa 300x300 aluminio numa corexy. As duas, até agora, com vidro em cima e spray da cliever. Hotend em geral entre 235C e 245C conforme a cor, mesa em 100C sempre. A impressora fica numa sala pequena onde não corre vento, raramente tenho problema com warp. O meu desejo de usar o PEI é pra parar de usar o spray.

Como disse antes, estou com dificuldade de testar pois justo esta semana o trabalho está me ferrando de tempo, assim que conseguir eu reporto e mando fotos.

Andre

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Eu tbm achei um pouco estranho Bruno.
Então meu warp todo é por culpa de vwnto q ocorre por fora..
Pq minha mesa é mk3b a preta com alumínio em cima uso o spray também mesa em 115 hot end em 245 240

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Não recebi a minha ainda. Se for isto que o Bruno comentou vamos ter que falar com o importador.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Você conseguiu fazer os testes Bruno?

Em 28/03/2017 19:12, "Fabricio Moeller" <fabrici...@gmail.com> escreveu:
Não recebi a minha ainda. Se for isto que o Bruno comentou vamos ter que falar com o importador.

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Pessoal,

Apenas lembrando, o importador comprou o produto do link que eu passei pra ele, ele nao teve influencia na escolha do produto, nós escolhemos. E aproveito pra reiterar que a compra foi mesmo com aquele fornecedor, feita por um agente la na china (por isso o cara nao sabia de remessa pro brasil).

Na minha opiniao, a situacao atual (em termos de risco do chines ter mandado produto diferente do que ele anunciou) eh exatamente a mesma de se tivessemos comprado por conta propria. Esse risco existia desde sempre. a diferenca foi apenas no processo de importacao e nos riscos do processo em si.

De qualquer forma, antes de tirar qualquer conclusao, vamos esperar alguem que tem experiencia com PEI testar.

Andre

On ter, 28 de mar de 2017 at 19:12 Fabricio Moeller <fabrici...@gmail.com> wrote:
[...]

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Pessoal,

Estou fazendo testes agora. Detalhes:

- Filamento: ABS (da 3d.on, cor natural, 1.75mm)
- Temperatura do bico: 240C
- Temperatura da mesa: 100C
- Base: o PEI que compramos, colado em um vidro (a mesa de teste é mk2b e não quis colar nela)
- Impressora: uma corexy que eu mesmo montei
- Não passei absolutamente nada na mesa, apenas colei o PEI e mandei imprimir

Grudou muito bem. Eu fiz um video, vou postar no youtube e mandar o link aqui já já.

NOTA: esta impressora está em cosntrução, por favor ignorem qualquer detalhe de altura de primeira camada e outras regulagens que eu ainda não fiz. Era a única que eu tinha na mão agora pra testar. Se atentem apenas ao fato do filamento grudar ou não.

Depois vou fazer outro vídeo de removendo do PEI pra ver como é.

Andre

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Coisas que esqueci de falar...

- Velocidade de impressão: 120mm/s para movimentação e 90mm/s para impressão.
- No início parecia que a primeira camada estava muito apertada, mas eu estava mexendo no babystep ao mesmo tempo (dá pra ver minha mão em baixo) e subi o bico até uma altura "normal" antes que ele chegasse no objeto depois do skirt. Só pra ter certeza que não foi o "apertamento" da primeira camada que fez diferença.

O link do vídeo é:

A impressão não sofreu nenhum warp até o final, grudou bem o tempo todo, está esfriando agora, quando for remover eu posto o resultado.

Andre

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Mas pera ai lógico que n vai ter warp na peça que está imprimindofaz o teste com o x motor da prusa i3 e vamos comparar os resultados. ..

Felipe Alberto Verza Ferreira

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Oi Felipe

É uma VORON com modificações, pois muita coisa dela é difícil achar aqui (redesenhei algumas peças pra usar rolamentos diferentes, os cantos do frame não usam aquele cubinho de metal, a fonte e a ramps são presas diferente, os suportes da mesa são mais curtos pra maximizar área, aumentei as protuberâncias nos suportes do Z pra encaixar na canaleta 8mm dos perfis do brasil, e mais alguns detalhes).

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/e39bf82c-67e6-4ebc-847e-1b3150eb0d0b%40googlegroups.com.

Felipe Alberto Verza Ferreira

to RepRapBR
Obrigado pela resposta, estou querendo montar uma como próximo projeto, pensei em uma Ulticampy, vc já viu algo sobre ela?

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Felipe,

Acho a ulticampy um ótimo projeto. Acho que no meu caso foi mais um gosto pessoal por corexy, mesmo. Avaliei várias opções (fusebox, vulcanus max, voron, várias outras muito populares e outras nem tanto)) e fiquei com a voron. Se eu fosse pro lado da ultimaker (pelo modelo dos eixos dela) eu certamente montaria uma ulticampy.

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/d5afab0b-e00b-4003-8502-98ef162eec8e%40googlegroups.com.

Carlos Rodrigo

to repr...@googlegroups.com
Alguém ja fez testes com a placa PEI , para a gente ver os resultados , ainda não recebi a minha  para fazer o teste

> [...]
> Tel +55 (41) 98407-3847
>
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Eu fiz postei meus reaultados aqui mesmo é só olhar os outros posts . teve também o André

> [...]
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Fabricio Moeller

to RepRapBR
André,

Depois que acabou de imprimir, conseguiu tirar a peça da mesa ??

Se sim, desgrudou fácil ??

[...]

paulo pires

to RepRapBR
A minha chegou hoje.
Uma pergunta, tem lado certo ?

Eu percebi que de um lado tem um filme protetor azul e do outro um transparente. Colo o adesivo 3M de qual lado ?

att.,

Paulo

[...]

jordean firmino

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Recebi a minha também e não colei ainda a fita 3M, somente prendi ela na mela com os grampos e fiz alguns testes.

No teste fiz da seguinte maneira:

1º - Metade da mesa usei a placa PEI original dos EUA
2º - A outra metade da mesa usei a placa da compra coletiva.

Prendi elas com fita Kapton.

Depois fiz um desenho conforme figura abaixo para imprimir a peça do lado esquerdo na 1ª metade da mesa e a peça da direita na 2ª metade da mesa.

Depois de impresso, retirei a fita Kapton e analisei as duas impressões

Peca numero 1º: PEI EUA

Grudou bem na mesa, inclusive nas pontas onde é mais critico.

Soltou bem, sem deformar a peça. Ao soltar a peça do PEI ela faz uma barulho como um estralar, tem vários videos na internet mostrando esta característica do PEI e é muito lega.

Peça número 2º: Compra coletiva

Grudou bem na mesa, inclusive nas pontas onde é mais critico.
Tive dificuldade de soltar, onde soltou ficou esbranquiçado e teve partes que se fundiram com o plástico, inutilizando aquela área.

Outra questão:

Como relatado pelo Bruno, o PEI tem uma coloração ambar transparente, imitando um amarelo ouro transparente.
A placa da compra coletiva não tem esta característica e se parece mais um plástico como o acrílico (Conforme o Bruno comentou).

Bom, vou fazer um video no final de semana mostrando o teste e posto para vocês.

jordean firmino

Fabricio Moeller

to RepRapBR
Neste teste, não avaliei isto ,pois não fixei a placa com o 3M.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Pessoal,

Desculpem a demora, no dia do teste tive que sair e só ontem consegui tempo de novo.

Eu também tive dificuldade de soltar a impressão. Usei 100C na mesa, não sei se foi muito. Usei uma espátula e ficou um pouco marcado onde forcei.

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/73ce382a-8671-45fe-84be-3b6c515707a5%40googlegroups.com.

paulo pires

to RepRapBR
Eu utilizo ABS, PLA, Flexível e Nylon.
No momento estou testando com ABS, mas mantive a configuração padrão de quando utilizava Kapton, mesa 110°C e bico 220°C, 4h de impressão , tudo em ordem, peça firme na mesa. A peça levará 11h de impressão, então depois digo o que deu.
Eu colei o adesivo 3M na face do protetor azul, por isso perguntei. Ví uns videos na internet onde o pessoal falava que um lado era mais rugoso  que o outro, mas não tenho percepção suficiente para notar esta diferença.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
It is loading more messages.