Imprimindo com ABS em mesa fria (vidro puro)

1,398 views
Skip to first unread message

Roberto Reis

unread,
Jan 17, 2015, 8:31:58 PM1/17/15
to repr...@googlegroups.com
Bem pessoas, hoje foi um dia não muito legal, mas no final produziu uma coisa nova (eu acho)

Minha mesa aquecida queimou e eu fiquei tão puto que disse para mim mesmo (apesar do grande Alex me dar certeza que era praticamente impossível), vou imprimir sem mesa aquecida!

Comecei com o suco de ABS. Vi que ele estava fácil de fazer (tinha vários pedaços de filamento aqui que sobraram), tinha acetona, etc...

Coloquei... nada! Descolou com 20% da peça.

Depois coloquei a maior quantidade de ABS que consegui para o suco até ficar saturado, mas não adiantou... 32% da peça ele acabou descolando... então fiz um teste. Coloquei supercola (primo plagiado do superbonde) e fiz uma impressão e ficou! Funcionou! Aí eu disse para mim mesmo... o segredo está na super cola.

Mas seria inviável usar super cola para quase toda impressão. Resolvi misturar os produtos e dar uma de químico maluco e ver se explodia tudo...

Misturei dois tubinhos de supercola (acho que superbond pode ser), 5g de uma garrafa pet transparente de água mineral e coloquei tudo junto do suco de acetona consentrado que eu tinha feito....

O material ficou bem grosso e demorou para dissolver o pet... mas finalmente finalizou. Coloquei no vidro com uma espatula e fiz a impressão. Coloquei 8mm de Brim e voila!

Não é que funcionou? Neste momento estou imprimindo uma peça um pouco maior (cerca de 6cmx6cmx5cm) com 40% de preenchimento e estou com o ventilador virado para mim e para a impressora... aparentemente vai!

Se alguém souber como faz essas supercolas (no google mandam colocar canudinhos de refrigerante, mas não achei tão forte).

Pensei em usar acrílico também na cola.

Seguem as fotos

Quando eu comprar outra mesa eu tiro porque prefiro não ter que ficar toda hora passando cola ou ter que refazer (vai que eu não acerto novamente).

As peças foram feitas de duas em duas e também tem 40% de infill.

Fiz até vídeo, mas a qualidade da câmera do celular é uma porcaria e a câmera que tenho aqui está sem a bateria... fica para a próxima.

Espero que ajude ao pessoal. Foi um produto desenvolvido em meio a necessidade, mas aparentemente funciona.

Amanhã tentarei fazer um handguard para paintball que é bem grandinho e ver se vai dar wrap. Para peças pequenas funcionou que é uma blza e tenho mais meia dúzia de peças além dessas que passei o dia todo imprimindo.

Acho que se a peça grande descolar, posso adicionar mais um ou dois tubos de supercola (1 real cada).

Abraços
IMG_20150117_221521.jpg
IMG_20150117_221708.jpg

Cláudio Sampaio

unread,
Jan 17, 2015, 8:47:07 PM1/17/15
to repr...@googlegroups.com
Sem querer desanimar mas já desanimando, eu realmente não entendo essa caça ao "santo graal" de imprimir ABS sem mesa aquecida. Nenhuma dessas experiências muda a lei da física que faz o ABS contrair quando esfria. Se você colocar uma cola boa e estiver num dia bom sem vento, beleza, você vai conseguir imprimir uma peça média sem que ela empene perceptivelmente.

Mas e as peças grandes, ou aquela cujo warp é praticamente inevitável, especialmente as altas?
Você já imprimiu alguma peça alta e larga? O que acontece é que se você evitar o warp na parte de baixo, na parte de cima continua ocorrendo, por causa das temperaturas realmente diferentes.

Todas as técnicas que funcionam (por exemplo, skirt alto em torno da peça, lâmpada infravermelha apontando pra impressão, câmara fechada pra diminuir o gradiente de temperatura) lidam com a temperatura. Simplesmente porque o warp acontece por causa da temperatura, não da cola fraca. A cola forte dá um pouquinho de força a mais pra primeira camada, mas se a peça for suficientemente alta, a força de contração das camadas superiores vai inevitavelmente causar delaminação na peça. Aí você não tem warp na camada inicial, mas tem delaminação. A peça fica assim:




Me mostre alguma peça com cantos quadrados e inclinados, com mais de 12cm de X, Y e Z, que tenha sido feito com uma técnica dessas que eu me convenço. Antes disso, continuo achando que é dar murro em ponta de faca.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa
Campinas, SP - Brazil.

Roberto Reis

unread,
Jan 17, 2015, 8:53:04 PM1/17/15
to repr...@googlegroups.com
Cláudio, relaxe...

Você leu o post todo?

Eu falei que isso foi emergencial...

1 - Minha mesa queimou.
2 - falei que funcionou para peças pequenas e ATÉ CHEGAR minha mesa aquecida, estarei fazendo testes.
3 - Não disse que não aconteceria nunca wrap, mas que não aconteceu nessas peças e estou imprimindo com a temperatura bem alta no ABS para fazer uma colagem maior. 

Esquenta não que isso não desanimou. Apenas estou com uma construção aqui em casa e está tudo fora do lugar e como não tenho outras coisas para fazer, no final de semana estou fazendo testes. Apenas isso.


No seu texto, concordo com quase tudo, só que Alex por exemplo descobriu como usar uma cola no vidro , como não usar mais cola depois de um certo ponto e se ele não tivesse experimentado outras coisas ou feito algo sem querer e funcionado, as leis da física continuariam "impossíveis" de serem descobertas. Apenas dei uma solução para algo temporário, já que não vou ficar aplicando isso a vida toda (também está no texto).

Cláudio Sampaio

unread,
Jan 17, 2015, 9:03:07 PM1/17/15
to repr...@googlegroups.com
É, você tem razão. Meu tom foi desnecessariamente agressivo. Explico: está vendo essa peça? Tem umas 20 do mesmo tamanho dela com delaminação. Eu fiz muitas experiências desse tipo e me frustrei imensamente. Eu já perdi milhares de reais por isso. Acabo descarregando isso ao tentar mostrar um caminho que acredito não dar frutos.

Sou totalmente favorável à experimentação, mas acho que é bom sempre entender o que está acontecendo por trás. Vejo muita gente simplesmente tentando coisas aleatórias na impressão 3D por ignorância dos princípios de como a coisa funciona, especialmente em grupos do facebook (um dos exemplos mais gritantes foi um sujeito recomendando usar ventoinha no ABS).

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/29c35936-04d7-4d39-b136-07b857fc059f%40googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Junior Tada

unread,
Jan 17, 2015, 11:28:36 PM1/17/15
to repr...@googlegroups.com
Roberto nem precisa de tanto trampo assim, leia este tópico da cola de isopor...
https://groups.google.com/forum/#!searchin/reprapbr/cola$20isopor/reprapbr/X8uJf8aN0js/XUFFxuP7vrwJ

Diego Braucks

unread,
Jan 18, 2015, 7:06:53 PM1/18/15
to repr...@googlegroups.com
Entendo o que você citou de estar sem mesa aquecida e isso ser um "quebra-galho", mas quando estiver com sua mesa bota um vidro comum em cima e vai de dica do Alex, cola 3M + dica do Alex é o poder (hehehe), brincadeiras à parte, foi a única coisa que funcionou para mim.

Já a questão da estufa acredito que seja desnecessário "puxar" o ar quente de baixo da mesa, pois, esse subirá espontaneamente, já que o ar quente sempre sobe, isso deve manter uma boa temperatura dentro da estufa, claro que a sensação térmica dentro do ambiente da impressora fechada se manterá.

Roberto Reis

unread,
Jan 19, 2015, 5:16:43 AM1/19/15
to repr...@googlegroups.com
Diego, isso é o que pretendo fazer. Até já estou com os vidros (porque pretendo montar uma Rostock com umas sobras de peças que tenho aqui e uma cartesiana que comecei a fazer).
Esse é o famoso vidro Benzido?

Abraços.

Diego Braucks

unread,
Jan 19, 2015, 9:55:59 AM1/19/15
to repr...@googlegroups.com
Sim é o famoso vidro benzido.

André Trevisani

unread,
Jan 19, 2015, 2:47:13 PM1/19/15
to repr...@googlegroups.com
Cara, eu também tenho muitos problemas com warping e descolamento de camadas em peças altas. Estou pensando em fazer uma "estufa" para ver se funciona.

Entretanto, só no problema "aderir o ABS à mesa" eu utilizei fita crepe. Algumas peças que tinham suporte eram um saco, pois a pequena área do suporte não colava na mesa, embora grandes áreas colassem. Um colega meu que utilizava fita crepe para imprimir em PLA me falou pra eu usar.

Cola tanto, que dependendo da peça eu não consigo tirar da mesa. Ainda acho que vou quebrar o vidro um dia desses.... Sério, tem umas peças que eu tenho que passar uma fina chapinha de metal entre ela e o vidro pra descolar. E o pior, a fita crepe não sai nunca mais da peça de tão forte é a aderência. Isso com a mesa aquecida, quanto mais fria a mesa, menos cola. Mas dependendo da altura da primeira camada, nem precisa aquecer a mesa. Tente com um cubinho 20x20x20mm e veja o que sai! Ainda estou tentando encontrar esse "sweet spot" entre colar demais e colar de menos.

Mas em caso EMERGENCIAL, fita crepe também funciona pra ABS. Ao menos pra mim funciona que é uma beleza!

Claro, em peças altas o problema é o mesmo: A primeira camada gruda que é uma maravilha, mas o warping nas camadas superiores estraga a peça completamente.

[]'s,
André

Bruno Cabral

unread,
Jan 19, 2015, 4:22:36 PM1/19/15
to repr...@googlegroups.com
O Paulo Oliva fez algo parecido usando cola de isopor. Tem topico a respeito

!3runo



(apesar do grande Alex me dar certeza que era praticamente impossível), vou imprimir sem mesa aquecida!
(...)

Roberto Santos Reis

unread,
Jan 19, 2015, 5:55:09 PM1/19/15
to repr...@googlegroups.com

Eu usava na prusa com Plá. Nem sabia q o povo usava. Isso já tem quase 8 meses. Kkk mas n fazia idéia q funcionava com ABS (nem tentei pra falar a verdade). O problema de cola é a meleca da depois pra tirar. Tô doido pra que fechem as 20 compras da mesa do Alex com 3mm. Acho q vai ficar bem robusta. Até lá, tenho q me contentar com a cola. Quanto a descolamento de camadas, ainda n tive e aqui a noite faz 29 graus e ainda uso ventilador em mim. Kkk

Imprimi um suporte pra fonte na kossel e o sistema de bearing, só que usando bolinhas de airsoft. Tudo sem mesa aquecida e parece q ficou ac aceitável. Os rodízios vou usar em outra q estou montando. Estou fazendo uma cartesiana e outra delta a perder de vista... Qndo terminar elas vou fazer a super econômica e já estou desenhando algumas peças no C4D para aprender. Kkk vou ter uma coleção de impressoras, mas a que vou projetar é cartesiana... Usam 4 motores com extrusora já, perfil nacional quadrado liso ou estrutural , estou pensando e guia linear de impressora jato de tinta.... Por isso que estou afim de imprimir a qualquer custo (nem tanto assim). Muita coisa pra fazer. Antes q perguntem... Comprei coisas na China e comprei dobrado para caso fique na receita... Aí está chegando tudo e n tenho saco pra vender. Kkk

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse tópico, acesse https://groups.google.com/d/topic/reprapbr/56lDIL1Fv8k/unsubscribe.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/SNT152-W413152C8628B2C82EE2C9DF54A0%40phx.gbl.

Diego Braucks

unread,
Jan 19, 2015, 8:46:40 PM1/19/15
to repr...@googlegroups.com
Cara me manda um pvt com a lista das coisas que vc vai ter para vender, que vc comprou na china blz?

chico simoes

unread,
Jan 22, 2015, 7:39:55 AM1/22/15
to repr...@googlegroups.com
Olá Diego,

o "vidro benzido" é sem cola, mas com mesa aquecida.

Rola de imprimir com cola de isopor, se a peça for grande, adicione abas nos cantos para segurar a contração (que vai ocorrer).

Agora sem o calorzinho da mesa tudo fica mais crítico. Tem que encaixotar a maquina, andar devagar na sala. (rs)
Delaminação é mato.

Por isso "amo" PLA.

[s]

chico


 
Em 19-01-2015 12:55, Diego Braucks escreveu:
Sim é o famoso vidro benzido.
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/cbab89db-3e7b-4f4d-b083-1f57fda2d2fb%40googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Roberto Reis

unread,
Jan 18, 2015, 6:58:07 AM1/18/15
to repr...@googlegroups.com
@ Cláudio, tranquilo. Eu fiz isso porque realmente estou precisando imprimir umas pecinhas pequenas. Estou projetando umas coisas e não queria atrasar muito mais do que isso já vai atrasar. A mesa aquecida ainda está na lista e pelo jeito vai levar um tempinho para sair. Imagine se demorar 3 meses.... Aí fiquei meio triste e resolvi testar algo pelo menos para as peças que dariam para ser impressas. Como ela vai ficar parada aqui, resolvi testar isso porque hoje só tenho os finais de semana para fazer. Mas tem bronca não. Ventilador no ABS realmente eu pensei nisso, mas com ar quente e não diretamente no ABS. Uma das coisas que vou testar é puxar o ar quente que é perdido embaixo da mesa aquecida e direcionar para a parte alta da impressora fechada para testar se a temperatura na parte superior se mantem quente. A ídeia vem de uma estufa que vi uma vez que era muito grande. O conceito é que o ar quente sempre sobe, mas com temperatura ambiente, ele vai esfriando normalmente. Você mantendo o ar quente na parte superior pode haver uma melhora com peças altas, mas isso é projeto para quando eu estiver sem nada pra fazer (atualmente já torrei uns 3kg de ABS com algumas pequenas peças que estou precisando fazer desde projetos de paintball como projetos sociais).
Mas vai ter uma hora que vou precisar de uma impressão grande... então aí que vou começar a procurar outras soluções

@Junior, eu tinha lido uma vez e acabei esquecendo. Vou reler e testar. Valeu pela dica.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages