Retorno à lista e prêmio que ganhei graças à minha impressora

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Prezados, boa tarde!

Depois de alguns meses longe da lista, estou de volta. Começo pedindo desculpas àqueles que decepcionei e deixei sem resposta sobre assuntos que estavam em andamento, especialmente sobre o desenvolvimento da minha extrusora e sobre a impressão na mesa fria usando a cola de isopor.

Agora vou começar a fuçar na lista pra entender o que tem acontecido nesses últimos tempos.

Bom, desde o mês retrasado estou em processo de mudança, saindo de Aracaju e voltando à minha querida São Carlos, no interior de SP. Digo "processo" pois nossa mudança ainda está em Aracaju, no depósito da transportadora, estamos morando em apart-hotel, eu estou trabalhando como hóspede no escritório de um amigo etc... Ou seja, muito estressante, e minha criança ainda está empacotada a mais de 2.000km de mim, enferrujando e amassando, tadinha. Acho que só vou revê-la no começo do ano.

Mas agora já consigo ver um horizonte de tranquilidade então estou tentando voltar às minhas atividades normais, portanto decidi retornar à lista, motivado também por querer com muito gosto compartilhar com vocês o prêmio que ganhei com um produto desenvolvido graças à impressão 3D.

Encurtando a história, desenvolvi um sistema de ventilação de janelas de apartamentos que não têm veneziana ou persiana externa, ou seja, quando chove molha dentro de casa, e aí tem que fechar a janela e ligar o ar-condicionado, gastando energia à toa. Quem mora no nordeste ou no Rio sabe do que estou falando. São módulos de venezianas adaptáveis à esquadria original, não precisa quebrar nem modificar nada e também não vai contra regras habituais de condomínios.

O projeto e o protótipo foram desenvolvidos ao longo de 4 ou 5 meses, tudo impresso na minha prusa i3, vejam imagens aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.651343594982538.1073741834.446872825429617&type=1

Mandei, então, o projeto ao "28º Prêmio Design", promovido pelo Museu da Casa Brasileira, o prêmio mais conceituado e importante do país no setor, e acabei ganhando uma menção honrosa na categoria "protótipos para a construção civil". Fiquei atrás de um protótipo de torneira para a Deca, que ganhou o 1º prêmio (distribuíram só estes dois prêmios na categoria em questão).

Já tenho patente requerida e agora vou começar a busca por alguém que se interesse em produzí-lo. Se alguém da lista puder ajudar ficarei extremamente agradecido.

Àqueles que estiverem em São Paulo, os objetos finalistas e os vencedores do prêmio (incluindo o meu) estão em exposição no Museu da Casa Brasileira, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705; mais informações em http://www.mcb.org.br/ Para quem não conhece o museu, é um lugar muito agradável para se tomar um café e visitar as mostras e o acervo.

A cerimônia de premiação foi na quinta-feira passada, e já começou a aparecer nos jornais:

Termino então este e-mail com um enorme agradecimento a toda esta comunidade, que foi essencial no processo de aprender a "domar" minhar impressora.

Obrigado de coração e um abraço a todos!

LUCAS

Valter F.C.

to repr...@googlegroups.com
Muito legal Lucas, parabéns, e bem vindo de volta aos vivos, rsrsrsrs.

Att,

Valter F.C.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Obrigado Valter!
Abraço!
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAJsS0s2Jd1TaozeOmfn9HYc_HGMd7d5uV3WZj%3DyBwN0nSgHg4Q%40mail.gmail.com.

Francisco Angelini

to repr...@googlegroups.com

Parabéns pelo premio mais q merecido e boa sorte na nova empreitada, procure um fundo de investimentos chamado wow. Ou a semente de negocios são bons em ajudar a buaca de inestidores e parceiros.

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Obrigado Francisco, já encontrei a semente negócios, mas não a "wow".
Abraço!
LUCAS

Fernando Leitão

to repr...@googlegroups.com
Parabens cara!!!

Muito bom ver o pessoal se destacando. Outro dia vi uma noticia de um congresso ou algo parecido que o Patola iria palestras, mas perdi o link e não achei mais. Parabens para ele tambem!

Reinaldo A. Fagundes

to repr...@googlegroups.com
Cara muito legal, fico muito feliz de ver pessoas guerreiras transformando nosso hobby tecnológico em inovação e desenvolvimento,

faz ver que realmente falta muito apoio para pessoas como a maioria aqui do fórum para desenvolver suas idéias.

você é um vencedor, espero que tenha muito sucesso.

abraços

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Obrigado Reinaldo pelo estímulo!
Para mim o maior desafio vem agora!
Abraço,
LUCAS
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/FA9978E347BB4A8198903873C2889350%40reinaldoHP.

Luciano Moda - GTMax3D.com.br

to repr...@googlegroups.com
Parabéns Lucas e bem vindo de volta!

Abraço,

Luciano

Lucas Corato

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Parabens cara!!!

Meus parabéns redobrados, Lucas! Você merece!

Muito bom ver o pessoal se destacando. Outro dia vi uma noticia de um congresso ou algo parecido que o Patola iria palestras, mas perdi o link e não achei mais. Parabens para ele tambem!

Ah, sim. Eu tenho dado palestras sobre impressão 3D em vários lugares e ministrado um minicurso com hands-on pela techtraining, divulgando também a CNCBrasil. O último foi em Macaé, semana passada. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152920246612612&set=a.491432452611.272298.696662611&type=1

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa

Anderson Godoy

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Parabéns Lucas! E bem-vindo novamente, hehe

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com

Lucas Schneider

to repr...@googlegroups.com
Show hein! Parabéns!

É muito legal ver resultados práticos de idéias inovativas!

paulo pires

to repr...@googlegroups.com
Parabéns !!!!

Ficou nota 10 seu trabalho !

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Obrigado!
Abraço!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Varlei

to repr...@googlegroups.com
Parabéns Lucas. Muito bonito o seu trabalho.

Abraço,

Varlei

Thiago Peixoto

to repr...@googlegroups.com
Parabéns Lucas!
Vendo seu projeto do extrusor, a organização do projeto e meticulosidade nos detalhes, já sabia que ia ganhar! :-p

Já que estou em São Paulo (fazê-o-q) vou planejar uma ida no museu que eu nem sabia que existia!
Se der certo, mando uma foto de lá!

Abração!

Thiago Peixoto
Analista de Suporte

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/dd692327-d0fa-4302-9d22-94fd99a760ed%40googlegroups.com.

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Bacana Thiago, obrigado!
Faça uma visita sim que é um lugar muito bacana!
Abraço!

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
Salve Lucas,
bem vindo a São Carlos novamente! Fim de ano é um pouco complicado, mas devo estar a maior parte do tempo por aqui, se precisar de algo é só pedir!

Depois da descoberta da cola de isopor e da mesa de acrílico, minha mesa aquecida nunca mais foi usada! rs

[s]

chico
[...]

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Oi Chico, obrigado!
Acho que não sabia que está em São Carlos! Creio que pelo menos umas 4 ou 5 pessoas da lista sejam daqui, poderíamos nos encontrar um dia desses.
Abraços
LUCAS
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/5498802A.4040205%40gmail.com.

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
Opa vamos marcar sim! Seria bom conhecer os RRapers pessoalmente!

bora?

[s]

chico

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com

Leonardo Gastaldi

to repr...@googlegroups.com
Lucas, boa tarde. Não sei se voce ainda esta podendo acompanhar este topico, mas vamos lá. Achei muito interessante sua estrusora, depois que achei e li varios tópicos seus eu decidi testa-lo. Montei uma grabber i3 ha alguns meses com frame em mdf do ML e demais pecas da china. Usei o extruder heacent mk8 do DX. Esta imprimindo bem meus diys para aeromodelos e outros testes, em ABS e PLA, mas quero testar outros estrusores/hotends e também filamento de 3mm. Logo vou comecar a imprimir  o 'Lucas wonderful extruder'  e gostaria de saber se é possível utilizar um hotend tipo j-head como este: http://www.banggood.com/0_4mm-Nozzle-Assembled-All-Metal-J-head-Hotend-With-Heat-Wire-p-949890.html, pois está bem em conta. Se possivel, qual o tipo recomendado, se short/long. Abracos, parabéns e obrigado pela sua importante contribuição para 'DIYs' como eu e muitos outros que não conseguem ficar no sofá nas horas de folga.

Lucas Corato

to repr...@googlegroups.com
Oi Leonardo, e obrigado pelo interesse e feedback, e me desculpe pela demora na resposta, mas este email me passou desapercebido!
Tem muita gente me pedindo pra fazer uma versão bowden (na verdade é mais o Patola mesmo hehehe), só que ainda não tive tempo.
Se não for a versão bowden desse jhead que quer usar é só fazer o adaptador e boas (aquela peça que fica grudada no hotend e encaixa na extrusora). Pegue um como modelo para o encaixe externo e modifique o encaixe interno de acordo com as medidas do hotend.
Abraço!
Em 20 de maio de 2015 17:56, Leonardo Gastaldi <lgast...@gmail.com> escreveu:
[...]

Leonardo Gastaldi

to repr...@googlegroups.com
OK Obrigado.  Já imprimi quase todo. Vou comprar o jhead versao bowden e bolar  o encaixe. Achei no bangoog uma versao já com o suporte do fan metalico. Quanto chegar e conseguir montar posto os resultados.  Ah, imprimi as maiores partes em PLA e depois lembrei que posso ter problemas com a temperatura, mas tudo bem, se precisar imprimo novamente em ABS.  Quero ver também se consigo montar um BAL com sensor capacitivo para a mesa de vidro, mas isto ficará para mais tarde. Abraco!