Eletronica Graber i3

Luiz Lolli

to RepRapBR
Boa tarde pessoal!

Estou montando uma Graber i3, e acabo de completar toda a mecânica dela, incluindo motores.
Agora está pendente eu comprar a parte eletrônica pra colocar ela pra derreter plastico!!

O kit que eu tava vendo de comprar é o seguinte

1 - Arduino mega
1 - Ramps 1.4
5 - Driver A4988
5 - Endstops
1 - Mesa aquecida
1 - Fonte chaveada

Minha duvida é: alem desses citados, oque mais será necessário?
qual fonte comprar?
e também:
Ouvi dizer que os drivers DVR8825 e a ramps 1.6, seriam mais interessantes que as citadas acima.

Alguem pode me dizer a diferença? e também oque seria necessário alterar nessa configuração pra aceitar esses drivers e ramps?
considerando que tenho motores NEMA 17

Obrigado!!!

João Alexandre

to repr...@googlegroups.com
Você poderia considerar também uma placa de 32 bits e drivers mais modernos como os TMC. Hoje em dia estão com um preço bem acessível.

Com relação a fonte eu uso a Meanwell e tenho gostado bastante.

João Alexandre
Cotia-SP

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Luiz Lolli

to RepRapBR
Ta doido, 288 pila o kit com  driver TMC hahahahhaha

João Alexandre
Cotia-SP

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para repr...@googlegroups.com.

João Paulo Arruda

to RepRapBR
Luiz, esses driver são os melhores, muito mais silenciosos que os alegros comuns. Quanto a ramps, a 1.6 tem melhorias em relação 1.4. Alem do que você mesmo listou, recomendo um mosfet externo para a mesa aquecida para mais segurança ou já vai pra um conjunto de mesa aquecida 127V mais um rele SSR.

Vale a pena dar uma olhada também nas placas MKS, são alternativa para placa Mega + ramps.

Att.
João Paulo de Arruda

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/6c570fd3-d991-4019-a775-bddc4570e126%40googlegroups.com.

Mauro Perides

to repr...@googlegroups.com
Faço coro com o João...

Pense com carinho em uma placa 32 bits. Substitui a minha velha ramps 1.4 recentemente por uma SKR v1.3 com drivers TMC 2209 e só tenho tido alegrias.

João Alexandre

to repr...@googlegroups.com
Você pediu conselho técnico, não falou que tinha limitação de verba.

Mesmo assim mantenho minha sugestão. Economia porca, no Aliexpress você encontra por muito menos.

João Alexandre
Cotia-SP

[...]

Allan Piterson

to repr...@googlegroups.com
Cara quais são as vantagens dessa placa nova com esse drive?

Marcos R. Weimer

to reprapbr
" Cara quais são as vantagens dessa placa nova com esse drive?"

Tenho esta mesma dúvida.

-=Ma®©oS=-
Marcos R. Weimer
Pessoas quietas têm as mentes mais barulhentas - Stephen Hawking
Viver significa ter algumas alegrias e muito sofrimento - Pepe Mujica

Mauro Perides

to repr...@googlegroups.com

Eu estou aprendendo ainda... mas de cara o silêncio que os drivers proporcionam vale cada centavo.
O home sem endstops também é bacana (eu ainda uso no z).
E no geral, para mim, porque isso é um tanto quanto subjetivo, a qualidade da impressão parece melhor.

O que eu não gostei... só tem saida para 1 servo (para para usar outras obviamente, mas nesse ponto a ramps ganha).

O LCD que comprei TFT35 V2.0 (acho que é esse) é bem inutil. Só tem uns poucos comandos, tanto que acabei deixando o 2004 velho de guerra junto. Tem uma versão, só fiquei sabendo dela mais recentemente que emula o 128x64 no LCD touch.

Dificil falar assim dos prós e contras... se tiverem alguma dúvida mais específica, estou às ordens.

[]s
Mauro

Dayner Diniz

to RepRapBR

Olá Pessoal gostaria de saber como fazer para alterar os passos por milimetro na impressora Anet a8 com firmware original, o cubo de calibração eu imprimo ele sai menor deveria ser 20x20x20x sai por 19x19x19,57  não consigo deixar calibrado e não encontro esta opção no firmware dela, pois não tem. E outra a minha versão é a 1.7 não tem jeito de instalar o Marlin pelo menos não consegui. Se alguém tiver alguma sugestão por favor.

Luiz Lolli

to RepRapBR
João, não encontrei no mercado essa mesa aquecida 127v, poderia me mandar um link?
mas de qualquer forma, acho que vou seguir seu conselho do mosfet externo.

quanto a placa MKS, qual a diferença dela em relação a 32bits?
alem de ela substituir a ramps, também substitui o arduino?
ela também supri a necessidade de endstop?
os drivers que pretendo usar são os DRV mesmo, por conta de custo, teria problema com essa MKS?

qual a configuração de fonte que preciso pra rodar esse sistema sem problemas? vc me recomenda alguma?

(pensando em custo/beneficio, não pretendo gastar muito de inicio pois alem da inexperiência no assunto que pode causar perda de equipamento, gostaria de fazer upgrades aos poucos pra sentir mais a diferença de um produto pro outro)

Obrigado desde ja!

Luiz Lolli

to RepRapBR

Mauro Perides

to repr...@googlegroups.com
Luiz, mesa a 127V eu estou usando esta aqui:

Achei bem melhor, na questão de chegar na temperatura, e também no tempo que demorava para isso,  do que essas vermelhas chinesas, mesmo quando utilizava ela em 12V.

[]s

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/bcea031f-3d17-4c22-99e3-ed3276229e54%40googlegroups.com.

João Paulo Arruda

to RepRapBR
Luiz, a mesa 127V que me referi são exatamente essas que o Mauro te mandou o link. Os pontos positivos dela são o tempo de aquecimento e você não precisar investir em uma fonte tão potente, acredito que uma de 12V 15A seja mais do que o suficiente.

quanto as placas MKS eu conheço muito pouco, sei que elas são 8 bits, porém vc não precisa usar o arduino junto a elas e pode usar qualquer driver padrão como os DRV. Os endstops eu não sei se te dizer se são necessários, mas vi um comentario de um colega acima que disse não usar.

daquela lista que vc colocou acima, só uma correção, vc vai precisar só de 3 endstops e 4 drivers.

Qualquer coisa da um alô, e se falei alguma besteira que os colegas me corrijam!

Att.
João Paulo de Arruda

Mauro Perides

to repr...@googlegroups.com
Fala João,

Eu que não uso endstop, mas não é na MKS, é a SKR com os driver 2209...
A MKS nunca usei.

[]s

Luiz Lolli

João Paulo Arruda

to RepRapBR
Mauro, Luiz,

É vdd, me perdoe. Quanto aos drivers são 4, os 2 motores do Z são ligados em paralelo.

Att.
João Paulo de Arruda

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/800dbb10-ab97-470b-86e1-8069c3e3590c%40googlegroups.com.

Luiz Lolli

to RepRapBR
Mas ligar em paralelo nao pode dar problema?
caso um motor deixe de funcionar, a carga toda nao vai pra um motor só podendo danificar o outro motor e a placa ?

João Paulo Arruda

to RepRapBR
Luiz, a ligação da ramps é dessa forma, o eixo Z tem saída para 2 motores, como na foto abaixo. Quanto a falha de um motor, não sei se pode ocasionar algum dano. Aacredito que não pois há projetos de impressora que usam somente um motor no Z com o mesmo conjunto da eletrônica.

images.jpg

Nessa foto no caso ela está com 5 drivers pq está mostrando a possibilidade de um motor para uma segunda extrusora.

Att.
João Paulo de Arruda

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/26c6b4fc-8aed-4593-be4b-3a83ecf8fe60%40googlegroups.com.

Luiz Lolli

to RepRapBR
Entendi... agora ficou bem claro...
só mais uma duvida...
são apenas 3 fim de curso? não seriam 2 por eixo? um de cada lado do eixo no caso

João Alexandre

to repr...@googlegroups.com
Não, o outro "fim de curso" é definido no firmware.

A referência é o fim de curso físico.

João Alexandre
Cotia-SP

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/cc7f9836-740c-4d21-8115-d188ff15601e%40googlegroups.com.

Luiz Lolli

to RepRapBR
Obrigado a todos que responderam!

Comprei ontem a eletrônica, tudo do mais barato hahahha, por dois motivos.
Primeiro pelo preço... escolhi usar arduino e ramps 1.4, drivers DVR8825, mesa aquecida vermelha
Segundo, pelo aprendizado, minha intenção com a impressora não é sair imprimindo com alta qualidade logo de cara, mas aprender a usar o arduino, fazer upgrades aos poucos e assim sentir na pele a diferença que faz um componente ou outro.

Logo, com a pouca experiencia que tenho com eletronica, tenho medo também de comprar um componente caro e acabar queimando...

Agradeço novamente pelo esclarecimento das duvidas, me ajudou muito a entender onde vou ganhar e perder, como montar um setup legal, e me mostrou um horizonte que eu não conhecia das impressoras hehehehe.