Vamos lá, he he
@Miguel, essa feature é mais um nível de proteção, da mesma maneira que dois termistores no hotend. No final são redundâncias.. Se X falhar, Y assume.. se Y falhar, Z assume.. e por ai vai..
Tendo dois termistores, se um falhar, o outro vai detectar o erro.. mas e se acontecer dos dois falharem juntos?? Digamos q estejam pesos pela mesma fita kapton e ela se solte..
Ai uma feature como essa salva a pátria..
E tem outra, minha idéia foi implementar alto que não precisasse de mais hardware - no caso, um termistor adicional.
@Muringa, o problema de um sensor de temperatura no ambiente seria, primeiro, onde colocar; e segundo, quando ele detectar um aumento de temperatura, pode ser tarde demais.. o filamento já pode ter se incendiado.. ai não adianta mais nada.. E como eu disse pro Miguel, minha idéia era fazer de maneira a dispensar hardware adicional.
@Marcelo, o Marlin já tem uma feature que cobre esse problema no aquecimento. Foi até bom vc tocar no assunto, pois acho que poucas pessoas conhecem. Vamos lá, no configuration_adv.h:
//// Heating sanity check:
// This waits for the watch period in milliseconds whenever an M104 or M109 increases the target temperature
// If the temperature has not increased at the end of that period, the target temperature is set to zero.
// It can be reset with another M104/M109. This check is also only triggered if the target temperature and the current temperature
// differ by at least 2x WATCH_TEMP_INCREASE
#define WATCH_TEMP_PERIOD 20000 //20 seconds
#define WATCH_TEMP_INCREASE 10 //Heat up at least 10 degree in 20 seconds
Funciona assim: quando a temperatura atual difere do alvo em (2 * WATCH_TEMP_INCREASE), ou seja, geralmente durante o início do aquecimento, a temperatura precisa subir pelo menos (WATCH_TEMP_INCREASE) graus em (WATCH_TEMP_PERIOD) segundos. No exemplo acima, ela precisa subir pelo menos 10 graus em 20 segundos. Caso isso não aconteça, a temperatura alvo é zerada, desligando o aquecimento.
Essas duas features cobrem bastante problemas de aquecimento..
Abraços.
Alex.