Bom dia Senhores,
Como felizmente o pessoal começou perceber a existência do PLA e suas maravilhas, também surgiram os problemas de impressão, especialmente em entupimentos. Aqui vai algumas dicas minhas para imprimir com esse material:
- Evite entupimentos:
1) Use refrigeração ativa no corpo do hotend. Um simples fan de 30mm ou 40mm com um fanduct resolve o problema.. "Ahh, mas o fabricante do meu hotend disse que não precisa e blá blá blá"... Coloque mesmo assim e poupe dor de cabeça.. Eu já cansei de ver relatos em fóruns internacionais sobre isso e até hj nunca vi alguém ter sucesso por muito tempo sem refrigeração do hotend, não importa a marca ou modelo. Uma coisa é vc fazer uma impressão eventual com PLA.. A outra é passar dias imprimindo, em diferentes condições de temperatura e geometria da peça.
2) Use óleo de Canola em hotend All-Metal!! Sim... aquele óleo de cozinhar.. Coloque algumas gotas desse óleo numa espojinha na entrada do filamento no extrusor - ou no próprio Limpa-Filamentos:
http://www.thingiverse.com/thing:220059 - e pronto.. Veja que não precisa encharcar a esponja, basta deixá-la levemente úmida, sem pingar... senão sua impressora vai cheirar uma fritadeira elétrica de batatas. Curiosamente esse foi o processo que me permitiu imprimi por muitas horas a fio sem entupimentos.. Esse procedimento funciona para hotends All-Metal.. os que tem teflon interno que não faço idéia se esse processo faz diferença..
3) PLA não gosta de impressões muito lentas.. Com exceção da primeira camada, que eu faço a 15mm/s e aceleração de 50mm/s2, as outras eu evito velocidades abaixo de 25mm/s.
- Aderência na mesa:
4) O PLA aprensenta contrações bem menores que o ABS, mas elas estão lá. Para peças com grande área de mesa, eu não uso nada, basta o vidro limpo a 60ºC e brim. O PLA não adere tão bem quanto o ABS, mas é o suficiente para mantê-lo lá. Agora para peças com área de mesa mais alongadas e finas (como uma parede em pé), com esse método as laterais vão levantar um pouquinho.. as vezes nem chega a ser visível durante a impressão, mas tira a planicidade da base da peça, caso isso seja importante. Nesse caso, eu uso cola em bastão.. O chato é que o PLA adere muito bem nessa cola, ficando meio difícil de tirar da mesa quando frio.
- Qualidade de Impressão:
5) Use um Fan para a peça impressa. Programe o fatiador para ligar esse fan na segunda ou terceira camada. O PLA apresenta um calor específico muito maior que o ABS, ou seja, ele demora bem mais para esfriar.. Por isso a necessidade do fan, senão vc estará depositando uma camada de plastico sobre outra camada ainda amolecida.
6) Ajuste bem a temperatura de extrusão: O PLA tem uma faixa de transição vítria bem menor que o ABS, ou seja, ele fica amolecido numa faixa menor de temperatura.. acima dessa faixa, ele simplesmente fica líquido e a impressão dá cácá.. Pra piorar, existem diferentes "grades" de PLA, com diferentes características. Por exemplo, alguns extrudam a 190C e outros a 210C.
7) Ajuste o bem Retract. O PLA costuma precisar de um retract um pouco maior que o ABS, senão começa a aparecer fiapos na impressão. Em geral eu uso 1mm ou 2mm a mais no retract em relação ao ABS. Habilitar o recurso de Wipe no fatiador também ajuda.
Bom, num primeiro momento, acho q é isso..
E antes de responder a esse tópico, por favor, não desvirtue.
Enjoy..
Alex.
--
"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É aquele que se adapta melhor as mudanças" ( Charles Darwin )
Alex Borro