Por uma cultura de irrigação

8 views
Skip to first unread message

FÓRUM AGRICULTURA IRRIGADA

unread,
Jul 22, 2013, 4:25:14 PM7/22/13
to redeir...@googlegroups.com

Por uma cultura de irrigação

José Hermeto Hoffmann

O lema em Israel é: “produzir mais com menos”. As terras escassas e desérticas daquele país do Oriente Médio foram propulsoras de soluções tecnológicas que o tornaram pioneiro em reciclagem de águas, irrigação e biotecnologia agrícola. Aqui no Rio Grande do Sul, historicamente acostumados às benesses do clima e do solo abundante, fomos plantando e colhendo ao sabor do tempo e do vento. Nas últimas décadas, mesmo que mantendo um regime hidrológico estável, deparamo-nos inevitavelmente com episódios de estiagens que resultam em irreparáveis danos diretos ao agricultor e indiretos à economia e às finanças do Estado.

A reversão deste quadro nos remete à necessidade de criar em solo gaúcho uma “cultura de irrigação”. Na essência, não podemos mais louvar e pregar a irrigação apenas durante a secura das estiagens. Precisamos impregnar e perenizar a compreensão de que a irrigação é um insumo para a produção segura e para a rentabilidade estável.  A criação dessa cultura passa por convencimento técnico e econômico dos produtores e de suas organizações e pelo aprimoramento e capacitação dos profissionais diretamente envolvidos com a produção agrícola.

A missão do governo do Estado a Israel, realizada no primeiro trimestre de 2013, abriu possibilidades para avançarmos nesta direção. Lá, ampliamos as relações já existentes e abrimos possibilidade concreta para a formatação de cursos de especialização na área de irrigação, assim como solidificamos a ideia de formar uma escola de irrigação no RS.  Essas iniciativas somam-se a outros esforços, como o Programa Mais Água Mais Renda, esforço concreto do governo estadual para tornar a irrigação mais acessível e barata. Ademais, poderemos ainda gerar mais dinamismo econômico com o fortalecimento de indústrias locais fabricantes de equipamentos de irrigação, ou quiçá atrair algum líder mundial, especialmente em irrigação por gotejamento, tratativa, aliás, já iniciada na missão para o Oriente Médio.
       
Diretor do BRDE e coordenador do setor agroindustrial/RS

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=129774

As novidades do setor em:

http://forumirrigacao.blogspot.com.br/



Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages