Nós desejamos a vocês um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Nesse momento de reflexão e celebração do nascimento de Jesus,
paramos para pensarsobre nossas conquistas, nossas derrotas, nas
amizades conquistadas e naquelas perdidas, nas oportunidades
alcançadas e nas abandonadas. E desta reflexão nascemos novamente
com mais força e harmonia com os desejos de Deus.
Os voluntários da Gemas da Terra este ano focalizaram seus trabalhos
na parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para participar
do Programa TelecentrosBR. Indicamos 62 comunidades, incluindo as
5 atuais do nosso projeto piloto. Vencemos a concorrência nacional
e o governo federal já está começando a instalar 15 dos 62 telecentros.
Em breve os outros serão instalados também.
Para dar apôio a estes 62 telecentros, a Gemas da Terra terá que crescer
e se profissionalizar. Nosso trabalho voluntário dos últimos 8 anos atingiu
o seu ponto máximo de sucesso. Nosso trabalho pioneiro influenciou grandes
ações de governo, como o Plano Nacional de Banda Larga que promete a
criação de cem mil telecentros para garantir o acesso de toda a população
brasileira à Internet, uma proposta defendida por nós desde 2002.
Nesta caminhada de 8 anos, muitas pessoas nos ajudaram direta ou
indiretamente. Queremos agradecer a todos vocês que participaram
de uma forma ou outra na vida da Gemas da Terra. Nós agora temos
um grande desafio a nossa frente, o de profissionalizar a entidade e
seguir na nossa missão. A nossa equipe no Brasil, liderada pelo
Mauro Câmara, está criando um projeto de sustentação e apôio aos
62 telecentros da Gemas da Terra. Juntos vamos buscar recursos para
este projeto.
A partir de 2011 vamos trabalhar com mais força no braço internacional
da ONG Gemas da Terra, que foi criada em 2006 nos Estados Unidos e
agora conta com a participação da professora Paola Prado, da
Escola de Comunicação da Universidade Rogers Williams e do professor
Leonardo Ferreira, da Escola de Comunicação da Universidade de Miami.
Eles tem feito um trabalho pioneiro de formação de repórteres cidadãos na
República Dominicana, na Colômbia e em breve na Bolivia. Juntos, nós
levaremos nossas propostas inovadoras de inclusão digital para todo o planeta.
Nós acreditamos que toda boa ação tem vida longa. O projeto Gemas da Terra
nasceu de boas ações de pessoas de bom coração que dedicaram seu tempo
em prol de suas comunidades. Essa é a identidade da Gemas da Terra e
nossa missão deve ser senão outra do que a de buscar essas pessoas e
capacitá-las para promover o bem na Era do Conhecimento. Nós criamos
um novo portal internacional para a Gemas da Terra que reflete essa
identidade e o reconhecimento dessa missão.
Mais uma vez obrigado pela sua confiança e apôio. Vamos continuar
juntos neste caminho praticando boas ações...
Um grande abraço,
Equipe Gemas da Terra