proposta do GT da Unidade Administrativa do PR

3 views
Skip to first unread message

roni....@osbrasil.org.br

unread,
Jul 19, 2016, 9:03:49 PM7/19/16
to Conselhososb, Rede Osbpr

 

Caros conselheiros do OSB e observadores do Paraná

Encaminhamos msg abaixo e arquivo em anexo, resultado do trabalho inicial dos integrantes da Unidade Administrativa do OSB no Paraná, com vistas à formatação do futuro OSB-PR.

Na próxima reunião dos Conselhos do OSB, dia 27/07, a proposta será apresentada pelo coordenador da Unidade Admva do PR, Eduardo Araújo.

Ao mesmo tempo, os OS do PR poderão levar a proposta para discussão na sua diretoria, encaminhando suas considerações, críticas e sugestões para secre...@osbrasil.org.br até dia 03/08 para que o GT tenha tempo de reestruturar a proposta, caso necessário, para então ser apresentada e discutida pelos OS no Encontro Estadual, em Foz.

Desde já parabenizamos os integrantes da Unidade Admva pelo empenho nos trabalhos!

Abç a todos!

Roni Enara

 

-------- Mensagem original --------

Assunto: OS PR
Data: 2016-07-19 11:25
De: Fábio Cavazotti <fabioca...@sercomtel.com.br>
Para: "Gt-osb Pr" <gt-o...@googlegroups.com>, <consel...@googlegroups.com>
Cópia: <e992...@gmail.com>, <at...@cristofoli.com>, "Marcelo Becker" <mar...@beckers.com.br>

 

Bom dia!

 

Vimos encaminhar minuta do projeto de criação do Observatório Social do Paraná elaborada pelo Grupo de Trabalho constituído pelo OSB para tal fim, que teve em sua composição os ex-presidentes do OSB Eduardo Araújo e Áter Cristófoli, e os representantes do Observatório de Marechal Cândido Rondo, Marcelo Becker, de Londrina, Fábio Cavazotti e de Guarapuava, José Abel.

 

Fizemos um delineamento de nossas ideias, sem ainda compor um estatuto e regimento. Antes, gostaríamos que o documento fosse analisado pela diretoria do OSB e pelos OS do Paraná. A ideia é receber um feeb back de todos e fechar o planejamento, presencialmente, durante o Encontro dos OS do PR, em Foz do Iguaçu, no próximo mês.

 

Ficamos à disposição para realizar algum encontro virtual daqui até a reunião para esclarecer a proposta e eliminar dúvidas. Mas, as alterações que potencialmente venham a acontecer propomos que sejam feitas em Foz.

 

O projeto segue em formato power point para viabilizar a exposição virtual e em Foz, e porque deixa bem objetivo o texto, permitindo hierarquizar os tópicos, etc.

 

Assim, temos prazo até alguns dias antes do Encontro para receber as propostas, sistematizá-las e orientar o debate em Foz. Sugerimos a data de 3 de agosto como viável para este fim.

 

Se considerarem pertinente, as propostas podem ser encaminhadas para o GT – que se responsabilizaria pela sistematização.

 

Ficamos à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.

 

Abraços!

Fabio Cavazotti (em nome do GT Observatório Social do Paraná)

 

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Unidade Administrativa OSB-PR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gt-osb-pr+...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para gt-o...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/gt-osb-pr/025d01d1e1c9%246ddcad70%2449960850%24%40sercomtel.com.br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

 
OS PR.pptx

Observatório Social MCRondon

unread,
Aug 1, 2016, 5:33:02 PM8/1/16
to roni....@osbrasil.org.br, Conselhososb, Rede Osbpr, gt-o...@googlegroups.com
olá,

minhas considerações (Cristina):
•Não menciona todos os componentes do GT
•Não possui cronograma:
– fase de fortalecimento de OS já operando/inativos ?? E que ações serão tomadas??
– abertura de mais OS:
- qual seria a cobertura necessária de OS municipal para depois implantar OSB-PR?
- quais OS serão pólos regionais
•Não possui estudo de viabilidade – qual seria e quanto custaria a sede do OSB-PR??
•Ajustar toda menção para OSB-PR
Att,

Cristina Luisa Lizzoni
Coordenação
Observatório Social de Marechal Cândido Rondon
(45) 3254-9006/ e-mail: observator...@hotmail.com
Skype: observatoriosocialmcr - Facebook: Observatório Social Mal.Cdo.Rondon
Reconhecido como Utilidade Pública desde 2010
Integrante da Rede de Observatórios Sociais do Brasil, site: www.observatoriosocialdobrasil.org.br

Por gentileza, confirme recebimento. Obrigada.
Preserve o Meio Ambiente, imprima se for realmente necessário!



Date: Tue, 19 Jul 2016 22:03:37 -0300
From: roni....@osbrasil.org.br
To: consel...@googlegroups.com; rede-...@googlegroups.com
Subject: proposta do GT da Unidade Administrativa do PR
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Rede OSB-PR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para rede-osbpr+...@googlegroups.com.

Ater Cristófoli

unread,
Aug 2, 2016, 10:17:09 AM8/2/16
to Fábio Cavazotti, Observatório Social MCRondon, roni....@osbrasil.org.br, Conselhososb, Rede Osbpr, gt-o...@googlegroups.com



Vai perder o Chorizo?!


http://cristofoli.com/apps/Assinatura/Ater.jpg

De: gt-o...@googlegroups.com <gt-o...@googlegroups.com> em nome de Fábio Cavazotti <fabioca...@sercomtel.com.br>
Enviado: segunda-feira, 1 de agosto de 2016 21:36:01
Para: 'Observatório Social MCRondon'; roni....@osbrasil.org.br; 'Conselhososb'; 'Rede Osbpr'; gt-o...@googlegroups.com
Assunto: RES: proposta do GT da Unidade Administrativa do PR
 

Pessoal, boa noite.

 

Informo que, por razões pessoais e profissionais, não conseguirei participar pessoalmente do Encontro em Foz. O Observatório de Londrina estará representado pelo Leandro, nosso novo colaborador (coordenador). Estamos novamente passando por algumas mudanças de pessoal – aliás, este tem sido nosso maior problema ultimamente, a estabilidade do escritório. Enfim, estamos treinando e testando uma nova pessoa, que nos parece ter grande capacidade e potencial.

Sobre o planejamento do Observatório Social do Paraná, vou aguardar os apontamentos que Roni ficou de também passar para apresentar algumas reflexões que poderão ser aproveitadas em Foz. Nesta oportunidade, abordarei também as questões apontadas pela Cristina.

Abraços!

Fábio

Fábio Cavazotti

unread,
Aug 5, 2016, 5:33:18 PM8/5/16
to Observatório Social MCRondon, roni....@osbrasil.org.br, Conselhososb, Rede Osbpr, gt-o...@googlegroups.com

Olá pessoal

 

Na ausência de novas contribuições, e em razão de minha ausência no Encontro de Foz, passo aqui considerações de Londrina, ok?

 

1)      Achamos muito importante a criação de um Observatório Estadual no Paraná, com objetivo de monitorar uso de verbas estaduais e integrar ação a partir do escritório em Curitiba com os OS espalhados pelo Estado. Vislumbramos dois tipos de ações igualmente importantes: licitações que atingem grande quantidade de municípios, nos quais o OS PR e os OS locais atuam em coordenação; e licitações de grande monta em algum/ns cidades, em que os OS desta/s cidade/s trabalharia conjuntamente com o OS PR.

2)      Estamos dispostos a auxiliar no que for possível a criação da unidade estadual, tanto com o esforço de nosso pessoal, quanto sediando um encontro regional de apresentação da propostas a parceiros, além de  auxiliar na busca de eventuais patrocinadores.

3)      Sobre as colocações da (diligente) Cristina, em tópicos, acrescentaria o seguinte

 

•Não menciona todos os componentes do GT

De fato, inicialmente havia esquecido de mencionar o nome do Abel, mas isso foi corrigido logo na sequência. Culpa inteiramente minha, resultante de um lapso, razão pela qual já até liguei a Abel para me desculpar. Sem dúvida, e como sempre, a participação do baixinho de Guarapuava foi imensamente importante durante os trabalhos do GT

 

•Não possui cronograma: Não possui estudo de viabilidade – qual seria e quanto custaria a sede do OSB-PR??

O GT se limitou a delinear uma proposta de escopo para o Observatório Estadual. Antes de detalhar cronogramas, custos, achamos por bem ouvir os OS a respeito das ideias. Caso haja mudanças no escopo, isso poderia acarretar alterações em custos e cronogramas. Por isso, a ideia é fechar o escopo em Foz do Iguaçu e, a partir dali, encaminhar os próximos passos: estudo financeiro, cronograma, estudo de sede, etc. Sugerimos, porém, (e é o que defendo) que a sede deve ser em Curitiba, onde também estão sediados, em sua maioria, os órgãos onde iremos peticionar, realizar reuniões, etc e tal.

 

– fase de fortalecimento de OS já operando/inativos ?? E que ações serão tomadas??  – abertura de mais OS: -

Achamos que o Observatório Estadual terá duas funções, igualmente importantes, mas distintas: a primeira, de realizar o monitoramento de licitações e aplicação de recursos estaduais. É a execução, em nível estadual, do que fazemos nos municípios. A segunda seria fazer a gestão da Rede de Observatórios no Paraná, estimulando a criação de novos, promovendo encontros e diálogos com vistas à melhoria do trabalhos nos municípios, apoio àqueles inativos ou em dificuldades, etc.
Pensamos, porém, que não há condições logísticas, estruturais e financeiras para atacar as duas pontas ao mesmo tempo. Por isso, a proposta de começar atuando no controle social dos gastos públicos estaduais. Isso porque o OSB já desempenha, sabemos que com esforço, o papel de coordenação da Rede no estado (assim como em outros). Portanto, desempenharíamos o papel que ninguém está desempenhando, que é de monitorar gastos do Estado. Também achamos que o desempenho desta missão, até agora em aberto, facilitaria, neste momento, a obtenção de recursos. Além do que, não parece (a mim) fazer sentido a realização de ações que estão sendo executada pelo OSB e deixar para segundo momento as ações que estão inativas.

Assim, pensamos em começar os trabalhos deste ponto até que o Observatório Estadual vá adquirindo maturidade e estrutura para alcançar novas ações, dentre elas a de auxiliar na gestão da Rede no Paraná.

 

qual seria a cobertura necessária de OS municipal para depois implantar OSB-PR?

Do jeito que a proposta foi elaborada, bastaria o apoio dos Observatórios Sociais já existentes no Paraná, ou pelo menos a maioria deles. Se não houver uma adesão maciça, no que não creio, realmente seria de se pensar se vale o lançamento da ideia.

 

- quais OS serão pólos regionais

Não sei exatamente o que quis dizer com polos regionais. Se forem do Observatório Estadual, teriam que ser pensados. O que propomos, nesta linha, é que sejam realizados encontros de apresentação da propostas em diversas regiões onde estamos presentes, para, ao mesmo tempo, apresentar a ideia à sociedade de todo o estado, fortalecer com isso os Observatórios destas regiões junto às lideranças, coletar assinaturas em apoio à proposta de criar o Observatório do Paraná e prospectar potenciais patrocinadores para a entidade (quanto maior a diversidade de patrocínios, maior a independência que terá)


Mais uma vez, desejo ótimo encontro a todos. O Observatório de Londrina estará em Foz pelo novo coordenador de seu escritório, o Leandro.

 

Abraços

Fábio Cavazotti/Londrina

 

De: rede-...@googlegroups.com [mailto:rede-...@googlegroups.com] Em nome de Observatório Social MCRondon


Enviada em: segunda-feira, 1 de agosto de 2016 18:28
Para: roni....@osbrasil.org.br; Conselhososb; Rede Osbpr; gt-o...@googlegroups.com

Assunto: RE: proposta do GT da Unidade Administrativa do PR

 

olá,

 

minhas considerações (Cristina):

Fábio Cavazotti

unread,
Aug 5, 2016, 5:33:47 PM8/5/16
to Ater Cristófoli, Observatório Social MCRondon, roni....@osbrasil.org.br, Conselhososb, Rede Osbpr, gt-o...@googlegroups.com

Não. Apenas ficará para a próxima...

 

Abs!

 

De: rede-...@googlegroups.com [mailto:rede-...@googlegroups.com] Em nome de Ater Cristófoli
Enviada em: terça-feira, 2 de agosto de 2016 11:17
Para: Fábio Cavazotti; 'Observatório Social MCRondon'; roni....@osbrasil.org.br; 'Conselhososb'; 'Rede Osbpr'; gt-o...@googlegroups.com
Assunto: Re: proposta do GT da Unidade Administrativa do PR

 

 

 

Vai perder o Chorizo?!

 

Imagem removida pelo remetente. http://cristofoli.com/apps/Assinatura/Ater.jpg

~WRD277.jpg

Fábio Cavazotti

unread,
Aug 5, 2016, 5:34:02 PM8/5/16
to Observatório Social MCRondon, roni....@osbrasil.org.br, Conselhososb, Rede Osbpr, gt-o...@googlegroups.com

Pessoal, boa noite.

 

Informo que, por razões pessoais e profissionais, não conseguirei participar pessoalmente do Encontro em Foz. O Observatório de Londrina estará representado pelo Leandro, nosso novo colaborador (coordenador). Estamos novamente passando por algumas mudanças de pessoal – aliás, este tem sido nosso maior problema ultimamente, a estabilidade do escritório. Enfim, estamos treinando e testando uma nova pessoa, que nos parece ter grande capacidade e potencial.

Sobre o planejamento do Observatório Social do Paraná, vou aguardar os apontamentos que Roni ficou de também passar para apresentar algumas reflexões que poderão ser aproveitadas em Foz. Nesta oportunidade, abordarei também as questões apontadas pela Cristina.

Abraços!

Fábio

 

De: rede-...@googlegroups.com [mailto:rede-...@googlegroups.com] Em nome de Observatório Social MCRondon


Enviada em: segunda-feira, 1 de agosto de 2016 18:28
Para: roni....@osbrasil.org.br; Conselhososb; Rede Osbpr; gt-o...@googlegroups.com

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages