Objetivo é anular os inquéritos contra os 73 presos durante a ocupação da reitoria da USP e os antigos processos motivados por perseguição política
25/11/2011
Da redação
Estudantes lançaram uma campanha internacional pela anistia dos 73 presos durante a reintegração de posse da reitoria da USP, que aconteceu em 08 novembro. A meta é conseguir 10 mil assinaturas para um abaixo-assinado que pressione pela anulação dos inquéritos.
Alunos presos naquele dia respondem judicialmente pelo crime de depredação do patrimônio público e desobediência civil. Segundo eles, quatro pessoas foram arrastadas por policiais para dentro do prédio ocupado durante a reintegração.
“Concordando-se, ou não, com o método de luta utilizado ou com o mérito da causa defendida, o fato é que o indiciamento dos manifestantes, ainda mais considerando a força policial totalmente desproporcional que foi utilizada, representa uma forma de criminalização da política, uma repressão aos movimentos sociais, um atentado à democracia e uma agressão aos Direitos Humanos, visto que a Declaração Universal, de 1948, garante a liberdade de opinião e de expressão (art. 19), preconizando que cumpre ao Estado de Direito respeitar o exercício da ação política de natureza reivindicatória, ‘para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão’”, diz o texto do abaixo-assinado.
Já assinaram o documento professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Uberlândia, movimentos sociais como Tribunal Popular, Comitê Pró-Haiti, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra da Bolívia, jornalistas e ex-presos políticos da ditadura civil militar (1964-1985).
Para contribuir com a sua assinatura ao abaixo-assinado, envie o nome completo, o número do documento de RG, a profissão ou a entidade do qual faz parte para emdefe...@gmail.com.
Para mais informações e para conhecer os apoios nacionais e internacionais do movimento, entre no blog: http://emdefesados73dausp.blogspot.com/
Estudantes durante ato na Avenida Paulista na última quinta-feira (24) - Foto: Aline Scarso |