Fwd: Vamos começar a pensar em um projeto nosso?

6 views
Skip to first unread message

Edna Malta

unread,
Dec 3, 2011, 7:44:51 AM12/3/11
to TEREZINHA DE JESUS SIQUEIRA, Alzira, REALFA, Marcia Bezerra=Portugues, Mario Junior Mangabeira

REPASSANDO
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Cris Carioca <crik...@yahoo.com.br>
Data: 3 de dezembro de 2011 09:51
Assunto: Vamos começar a pensar em um projeto nosso?
Para:


Bom dia, companheiros!
Vamos aproveitar o mês de dezembro para se pensar em um "projeto" próprio? Já acumulamos dois anos de experiência na nossa escola com os "projetos" comprados de fundações (ou seria melhor chamá-los de "enlatados" ou "pacotes", conforme a colocação de um colega nosso). Podemos pensar juntos, registrar por escrito e enviar nossas impressões e sugestões à SME, com cópia para o Conselho de Professores, por exemplo. O que vocês acham??? Acho realmente importante a escola se posicionar em relação a isso e não apenas compactuar com este "projeto" que não foi feito por nós e que nos foi imposto.
No outro e-mail, foi colocado desta maneira:
Vejam como não é de outro mundo montar um projeto sério e dentro da LEI:

1) Nada de comprar projetos prontos e caros de fundações. 2) Todos professores c/ 1/3 p/ planejar (o de 16h daria então 10 tempos). 3) Escolha criteriosa de professores com perfil de projeto. 4) A turma de projeto teria 30 tempos semanais. 5) Os professores de LP e Matemática dariam 10 tempos, ou seja, teriam apenas uma turma na matrícula ou DR completa, com poucos alunos. Apenas uma turma para planejar as aulas, escolher as melhores estratégias e estreitar o vínculo. 6) Os alunos teriam 4 tempos de Educação Física (ou 3 tempos de Educação Física e 1 de Música). 7) Os professores de História, Geografia e Ciências dariam 2 tempos.

Horário:

2ª feira: 4 tempos de LP e 2 de História.

3ª feira: 4 tempos de LP e 2 de Geografia.

4ª feira: 2 tempos de LP, 2 de Matemática e 2 de Educação Física.

5ª feira: 4 tempos de Matemática e 2 de Educação Física.

6ª feira: 4 tempos de Matemática e 2 de Ciências
Pensando melhor, poderíamos fazer o seguinte:
1) Os professores de LP e MAT dariam 9 tempos e não 10. A vantagem em pegar o projeto ficaria em ter apenas uma turma e também em dar um tempo a menos que os demais professores. (isso já contando com o 1/3 de planejamento). Eles teriam um tempo a menos em sala de aula e um tempo mais de planejamento e assim seriam os responsáveis e os articuladores do projeto. O planejamento continuaria na 4ª feira e neste dia eles poderiam se reunir com os demais professores para juntos desenvolver um trabalho interdisciplinar.
2) O trabalho seria realizado em cima de blocos temáticos e todos os professores tentariam trabalhar em cima dos mesmos temas. A cada duas semanas um filme voltado para o público adolescente seria passado nos tempos de MATEMÁTICA e a cada dois meses tentaríamos trazer um palestrante de fora da escola.
3) Filmes interessantes para o público adolescente: "Supersize me", "Tiros em Columbine", "Driblando o destino", "Christiane F", "Maria Cheia de Graça", "Os melhores dias de nossas vidas", "Nascidos em Bordéis", "Osama", "Com a bola toda" (ou "Mad about Mambo"), "Juno", "Billy Elliot", "Bicho de sete cabeças", etc. etc. etc. Seriam basicamente filmes que pudessem abrir ou aprofundar o debate do tema escolhido: drogas, alimentação saudável, bullying, cyberbullying, regras de etiqueta digital, piercing, tatuagem, sexualidade, DST, gravidez na adolescência, etc etc etc.
4) O Professor de Educação Física teria um papel de destaque neste projeto, uma vez que os alunos com perfil de projeto se identificam muito com esta disciplina. A carga horária mais extensa de EF seria oferecido como um atrativo ao aluno.
5) Um dia na semana, no contra-turno, eles teriam 2 tempos de CEST para que um professor pudesse ajudá-los a fazer os trabalhos de pesquisa ou de reforço solicitados por seus professores.
6) Um estagiário de PSICOLOGIA seria disponibilizado pela SME, com supervisão feita por um PSICÓLOGO. Ele paticiparia das reuniões de 4ª feira. Nutricionista, médico e dentista também seriam bem-vindos ao projeto. Ao mesmo tempo que os alunos de projeto teriam uma trabalho pedagógico mais individualizado e específico, também teriam acompanhamento médico.
7) Mais do que amor e carinho, os alunos com perfil de projeto precisam de respeito e de uma equipe multi e interdisciplinar para trabalhar com as suas deficiências e ajudá-lo a lidar com elas e a superá-las. Estes alunos precisam de MAIS e não de MENOS. É preciso que seja oferecido algo a MAIS para eles, mas com QUALIDADE e com profissionais formados e preparados para isso. Se fosse apenas uma questão de auto-estima e de falta de amor e carinho, qualquer pessoa poderia estar à frente deste "projeto" comprado pela SME, sem a necessidade de ser um PROFESSOR. Não precisaria ser um PI, poderia ser um PII e com o passar do tempo um professor ou estagiário contratado pela SME através de uma OS. Se estes alunos precisam de amor e carinho, um outro profissional qualquer sem ser um professor poderia dar conta do recado. Por isso temos que estar atentos a isso e a desconstruir este discurso quando for necessário, antes que se torne uma "verdade incontestável".
8) A escola teria uma ou duas turmas de "projeto" e no ano seguinte o aluno voltaria a uma turma regular.
9) O CEST e a carga horária de projeto p/ Ciências, História e Geografia ajudariam a acomodar o horário desses professores na nova carga horária de 10 tempos, pois poderiam pegar duas turmas regulares com 3 tempos e outras duas de projeto com 2 tempos. Com as novas exigências da legislação para 2013, a volta dos 6 tempos de 45 minutos também será necessária.
Horário:

2ª feira: 4 tempos de LP e 2 de História.

3ª feira: 3 tempos de LP. 1 tempo de Língua Estrangeira e 2 de Geografia.

4ª feira: 2 tempos de LP, 2 de Matemática e 2 de Educação Física.

5ª feira: 3 tempos de Matemática, 1 tempo de Música e 2 de Educação Física.
6ª feira: 4 tempos de Matemática e 2 de Ciências.
Então, vamos a começar a debater este assunto na nossa escola???
Um abraço!



--
Edna Malta
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages