[mr] O segredo da amizade

4 views
Skip to first unread message

Flavia Duarte Braga

unread,
Apr 30, 2015, 2:56:15 PM4/30/15
to Flavia Duarte Braga

 RemoverCadastroComentáriosCompartilharImprimir

 


O segredo da amizade

Eram dois amigos e pareciam ter a mesma alma. Tudo era comum a ambos: tristezas e alegrias. Eram inseparáveis.

Um dia começaram a observar, com olhos críticos, um ao outro. Nessa mútua observação, perceberam quantos defeitos havia no outro e resolveram, intimamente, sem nada externar, moldar o caráter do outro pela forma do seu próprio.

Passado algum tempo, um certo resfriamento começou naquela amizade. De início, eles nem perceberam. Entretanto, quando um deles perdeu um ente querido, o outro não se fez presente, em solidariedade. E o outro, no seu aniversário, não recebeu o abraço do amigo.

Certo dia, se encontraram em uma praça e confessaram mutuamente como estranhavam o que lhes estava acontecendo. Com certeza, disseram, era a inveja alheia que havia destruído o sentimento que nutriam.

O Pastor Espiritual da cidade foi consultado a respeito e convidou-os a um passeio. Era um dia quente e o sol queimava.

Depois de andarem muito, sedentos e exaustos, encontraram uma limeira. Seus frutos saborosos dessedentaram os amigos e a sombra os reconfortou.

O Pastor olhou para a árvore e disse: Esta árvore tem bons frutos, mas se a podássemos poderia produzir muito mais. Os galhos poderiam ser redirecionados, poderíamos libertá-la dos parasitas.

Com esse intuito, os dois amigos compareceram no dia seguinte e realizaram a poda, de tal forma que ela ficou quase desnuda.

Passados uns dias, o Pastor tornou a convidar ambos para o mesmo passeio. Chegados ao pé da limeira, novamente sedentos e exaustos, observaram que nela não havia nenhum fruto e bem rala era a sombra que podia oferecer, pois possuía somente diminutas folhas.

Descontentes, falaram os amigos: Como fomos tolos podando esta árvore. Destruímos os seus frutos e a sombra amena, que nos reconfortou no outro dia.

Foi então que o Pastor os olhou e disse: O que fizeram com esta árvore é o que fizeram com a sua amizade. Cada um quis modificar o outro e então perderam todo o encanto do afeto que os ligava. Mataram, com podas improdutivas, a árvore da amizade que tinham plantado no coração.

E finalmente completou:

Todo sentimento necessita, para que não pereça, ter como base a tolerância e o respeito.

Não queiramos modificar a outrem. Aceitemos as criaturas como são. Assim procedendo, haveremos de encontrar sempre em seus corações, apesar dos defeitos, frutos saborosos e doces e sombra amiga.

* * *

A amizade é árvore que, para produzir, necessita ser plantada e cuidada com esmero.

Se colocarmos em nossas ligações afetivas o sal do amor, teremos sempre presente no prato da fraternidade o verdadeiro paladar cristão.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O segredo de uma sólida amizade, do livro A canção do destino, por Espíritos diversos, psicografia de Dolores Bacelar, ed. Correio Fraterno do ABC e no verbete Amor do livro Repositório de sabedoria, v. 1, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Conheça essa obra:

R$ 27,00

Mais informações

 
DVD - O Evangelho e o Mundo

XV Conferência Estadual Espírita - O Amanhecer de uma nova era

HAROLDO DUTRA DIAS

Haroldo Dutra Dias inicia seu seminário, lembrando que às vésperas da chegada do Evangelho de Jesus, o mundo representava um vasto campo onde se podiam colher grandes experiências, mas que, paradoxalmente apresentava problemas de alta envergadura. Existiam muitas atrocidaes, vidas eram ceifadas, sem piedade, para servir ao luxo e ao capricho de alguns. Ninguém se sentia constrangido em conviver conviver com a escravidão humana, com espetáculos de sangue e morte e com a exploração do semelhante. O mundo esperava por um Messias dominador. Mas, neste contexto silenciosamente, nasce a Luz inigualável. Não havia lugar para abrigá-la Mas Ele não Se intimidou e veio mostrar a face diferente do messias prometido pelas escrituras. Aprendemos que existe um mundo dentro de cada um e a regeneração. deste mundo inteiror, é o maior desafio de todos nós. Somos o que somos pelas experiências que já vivemos. A proposta de luz do Evangelho é a transformação. Transformar a energia do orgulho em uma energia realizadora. transformar a agressividade em coragem. Converter e não eliminar. O Evangelho altera a face de nosso mundo interior. Confira neste seminário, estas e outras propostas tão bem elucidadas por este grande orador espírita. DVD Simples Data: 10/03/2013 Local: EXPOTRADE Cidade: Pinhais - PR Duração: 46 Minutos.

 

 

Flavia Duarte Braga
BANCO BRJ

tel.: + 55 21 2105-7121 ramal 7152| Fax: + 55 21 2221-9996
Rua Dom Gerardo, 63 - Sala 902 - Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20090-030 – RJ
flavi...@bancobrj.com.br 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages