Sites sobre Ruby on Rails

Lucas de Castro

to Antonio Rogerio Medeiros da Silva Filho, weslle...@hotmail.com, desenvo...@credishop.com.br, rail...@googlegroups.com
Galera,

Montei uma lista de sites (os melhores) que podem ajudar os novatos a entrar no mundo do Ruby e do Rails.

Livros Online (leitura obrigatória):
Comunidade
  • Rails-PI - Comunidade piauense de programadores Ruby.
  • Dojo-PI - Grupo de Dojo do Piauí. A maioria dos Dojos até hoje foram utilizando Ruby.
  • Twitter - Siga os programadores que você conhece ou que já ouviu falar. Acredite, você vai ficar atualizado! O meu é @lucasdecastro.
  • Fórum RubyOnBr - Fórum brasileiro de Ruby. Faz parte do portal Ruby on Br, mas esse anda com as notícias bem desatualizado.
  • Ruby Inside Brasil - Versão brasileira do maior portal sobre ruby do mundo. Os caras traduzem as notícias de lá e postam algumas notícias que são daqui.
  • Github - É uma rede social de desenvolvedores de projetos OpenSource. A maiora dos projetos são em Ruby. O meu perfil está aqui. Veja quem eu sigo e siga quem chamar a sua atenção.
Blogs
  • AkitaOnRails - Fábio Akita é o cara que começou a comunidade de Rails aqui e é que organiza o Rails Summit - o maior evento de Ruby on Rails da américa latina. Ele escreve muito, e fala de coisas que vão além da programação, como desenvolvimento ágil e gerenciamento de projetos. Os caras do JusNavigandi (que é daqui de Teresina), criaram um site chamado TrendTi.me que agrega todo o conteúdo na internet sobre o RailsSummit e outros eventos legais.
  • Nome do Jogo - É o blog do Carlos Brando. Ele é um excelente desenvolvedor Ruby que escreve textos bem legais.
  • Plataforma Tec - É o blog da empresa do José Valim, um brasileiro que faz parte da equipe do Rails. Ele começou a desenvolver em Rails ano passado, e no começo desse ano foi convidade a fazer parte da equipe principal (team core) do Rails.
  • Simples Idéias - Blog do Nando Vieira. Ele já escreveu uns 2 livros em pdf sobre Ruby.
  • RubyOnda - Um agregador de blogs brasileiros sobre Ruby.
  • Railscasts - Toda semana o mantenedor desse blog lança um screencast (video-aula) sobre Rails.

--
Lucas

Charleno Pires

to rail...@googlegroups.com
Opa Lucas,

Muito boa a lista :D
Acho que dá pra direcionar muito bem quem tá começando

Atenciosamente,

Charleno Pires
Professor de Computação do IFPI - Campus Angical

# Contatos:
Celular: 86 9433 7998
Msn: charle...@hotmail.com
GTalk: char...@gmail.com
www.charlenopires.com.br (building)

2010/2/24 Lucas de Castro <castro...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Comunidade Ruby on Rails do Piauí" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para rail...@googlegroups.com.

Borges

to rail...@googlegroups.com
Lucas, parece que você leu meu pensamento. Estava para pedir isso aqui no grupo... vou voltar para esse maravilhoso mundo e dessa vez eu espero ficar.

att,

Wagner Borges.

--
[...]

As palavras não dizem tudo, mesmo que o tudo seja fácil de dizer."
http://quebrandoparadigmas.wordpress.com/

Ricardo Viana

to rail...@googlegroups.com
Muito bom lucas, ótimos links e dicas. Eu só acrescentaria os sites oficiais, tanto do Ruby quanto do Rails.

[]'s
José Ricardo Mello Viana
Bacharel em Ciência da Computação - UFPI
Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação - UFRJ

Lucas de Castro

to rail...@googlegroups.com
@Charleno valeu, eu tentei pegar só os top mesmo, e tirei da lista alguns que são pouco atualizados ou em inglês. Além de que, eu tenho a impressão de que passar uma lista gigantesca pode assustar um pouco.

@Ricardo bem lembrado!

@Borges beleza, vc não vai se arrepender :)

Também acho que todo mundo que tem github e twitter poderia postar aqui pra gente se conhecer mais.

2010/2/24 Ricardo Viana <zezim....@gmail.com>

--
Lucas

Marcos Maciel Martins Brito

to rail...@googlegroups.com
Bom dia,

No site da Caelum tem uma boa apostila para quem quer iniciar.

Cleiton Francisco

to rail...@googlegroups.com
2010/2/25 Lucas de Castro <castro...@gmail.com>

Também acho que todo mundo que tem github e twitter poderia postar aqui pra gente se conhecer mais.

Github: http://github.com/cleitonfco (a maioria dos meus repositórios públicos tem ruby)
Twitter: http://twitter.com/cleitonfco

Cleiton Francisco Vieira Gomes
Desenvolvedor Web
Twitter: cleitonfco
GTalk: cleit...@gmail.com

Weldys Santos

to rail...@googlegroups.com

Github: http://github.com/weldyss

Twitter (onde falo um monte de bobagem :P ) http://twitter.com/weldyss

--
Weldys Santos
 Desenvolvedor Web

Ricardo Viana

Charleno Pires

Lailson Bandeira

to rail...@googlegroups.com

No twitter, eu falo sobre tudo, inclusive Ruby/Rails =D.
No github tem pouca coisa, mas espero publicar coisas bem legais logo logo.
--
LAILSON BANDEIRA
http://lailsonbandeira.com/