Saudações caros amigos!!Gostaria de convidar todos os colegas interessados em poesia para colaborar em um novo projeto que iniciei: Poetize!
É um software que visa
analisar um poema já escrito e fazer a parte "chata" de escanção (divisão silábica gramatical e poética), informar a métrica, o pé de verso / ritmo / cadência (a partir da identificação da sílaba tônica de uma palavra), etc, etc, etc...
Mesmo que você não seja um programador, você pode contribuir!!!
Se você é um poeta, linguista, entusiasta, enfim! Alguém que entenda das regras da poesia:Precisamos FORMALIZAR esse conhecimento, até então bem "humano" pra poder ensinar o computador a como "entender" um poema. Talvez muitas dessas ambições que tenho sequer são possíveis, mas é justamente por isso que estou pedindo vossa ajuda: nem que seja pra falar "tire o cavalinho da chuva, isso não é possível!!!". Por exemplo:
- Como falar para um computador identificar um ditongo, tritongo, hiato? Em alguns lugares que pesquisei dizem assim: "quando pronunciadas num só som vocálico...". Isso é apenas um recurso didático ou realmente é a única forma? Somente por esse "feeling" que é possível analisar? Pois vejam, como direi pro computador "se você conseguir num só som vocálico" hehehehehe. Entenderam? Há alguma regra formal onde até mesmo um ser humano surdo-mudo consegueria fazer essa análise? É justamente disso que preciso.
- Onde encontrar e como formalizar as regras de escansão poéticas?
- Por exemplo, uma elisão? (Mesmo dilema acima)
- Como encontrar a sílaba tônica de uma palavra? Mesma coisa... Não posso simplesmente falar pro computador "vai pelo ouvido", pois ele não tem um hehehe. Existe na nossa lingua portuguesa alguma forma exata de fazer essa identificação?
- Será que existe algum dicionário (gratuito, digital) que tenha também a informação das sílabas tônicas?
Se você é um programador:
- Entra pro time!!! A casa do projeto, que é open source, é no github: http://github.com/lfilho/poetize
- Atualmente o programa está fazendo apenas a divisão silábica gramatical (um hack sobre o algoritmo original do Tex, que não divide silabas que tenham acentos ou cedilha)
- Não esqueça que contribuições para projetos open-source são bons pro currículo! :-D
- O projeto está na linguagem Ruby sendo desenvolvido sob BDD. Escolhi Ruby como forma de motivar a aprender essa linguagem, então se você não a conhece ainda, não tem problema. Está no mesmo barco que eu!! =) Vamos aprendê-la juntos! Quaisquer contribuições em outras linguagens também são bem vindas, afinal a gente pode aproveitar o algoritmo e traduzí-lo.
- Procurar / formatar algum dicionário que tenha também a informação das sílabas tônicas
- Procurar / programar um algoritmo fonético para fazer reconhecimento das rimas
- Escrever pseudo-código (caso não conheça Ruby mas não quer demorar muito a contribuir) e passar pra gente traduzí-lo pra Ruby.
- Refatorar códigos já existentes
- Escrever documentação para o projeto, facilitando a entrada de novos colaboradores e entendimento geral.
E aí, quem gostou da ideia??? Quem pode contribuir???
Abreijos