Certificação Ruby

Adilson Chacon

to rail...@googlegroups.com
Antes de mais nada, gostaria de me apresentar a lista, pois é meu
primeiro contato
com muitos de vocês.

Sou desenvolvedor da Tempest Security Intelligence, juntamente com
alguns outros (poucos)
participantes desta lista, onde utilizamos Ruby On Rails em alguns dos
nossos sistemas.

Bom, vamos ao que interessa: lendo uma entrevista com o Yukihiro
Matsumoto, criador do
Ruby, no site da InfoQ, vi que recentemente foi lançada a prova de
certificação Ruby.

Veja a matéria em:
http://www.infoq.com/news/2008/07/rubykaigi-interview-with-matz

Quem quiser saber mais sobre a certificação:
http://www.ruby-assn.org

Ou, aqui, vá direto ao assunto
http://www.ruby-assn.org/certification/programmer/index.html.en

[]'s

--
Adilson Chacon
adilso...@gmail.com

Daniel Lopes

to rails-br
meu deus !

On 4 jul, 17:19, "Adilson Chacon" <adilsoncha...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Matsumoto, criador do
> Ruby, no site da InfoQ, vi que recentemente foi lançada a prova de

Weldys Santos

to rail...@googlegroups.com
Isso me lembrou um certo almoço num certo evento... os fanfarrões que
estavam lá acho que vão lembrar... :P

2008/7/4 Daniel Lopes <daniel...@gmail.com>:

--
Weldys Santos
Desenvolvedor Web

Seu Jorge ---

to rail...@googlegroups.com
po..mto legal msm essa certificaçao..
vi que ja eh possivel faze-la no brasil
como q funciona para fazer a prova? alguem sabe? ja fez etc...

Daniel Lopes

to rails-br
Nossa eu acho isso uma bobeira... O que eu tenho mais medo é que em
primeiro lugar o Rails fique gordo de mais com o passar do tempo e em
segundo que a comunidade Rails(ou ruby) fique cheia de burocratas e
certificados. Tenho medo que o surplus do David Hansson acabe antes
que o imaginado.

On 4 jul, 17:51, "Seu Jorge ---" <jor...@gmail.com> wrote:
> po..mto legal msm essa certificaçao..
> vi que ja eh possivel faze-la no brasil
> como q funciona para fazer a prova? alguem sabe? ja fez etc...

Jony dos Santos Kostetzer

to rail...@googlegroups.com
kkkkkk
boa weldys

já me iludi com isso com essa história de certificação, geralmente faz parte da vida profissional...

sou mais a do vinicius ainda: http://blog.improveit.com.br/articles/2008/04/22/fanfarr%C3%A3o-certification-process

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Moçada

Parece que já discuti isso uma centeza de vezes... mas... vamos lá...

Certificação é tão válido quanto faculdade no meu ponto de vista. Já contratei caras com diploma de faculdade grauda e o cara não sabia a diferença entre JBoss e Tomcat. Já ví cara técnico em processamento de dados com certificação que arrepiava. Já ví cara com certificação que não sabia usar o Eclipse.

Então, como digo, diploma e certificação são opcionais, mas quando você vai comprar um carro são os opcionais que chamam a atenção, por que motor e câmbio vc supõe que todo carro tem... mas se na hora do vamos ver percebe que o câmbio tá tremendo e o motor rateando, mas que o display de neon continua firme e forte, passa o carro pra frente...

O difícil é separar o joio do trigo... e faculdade e certificação dizem que, pelo menos o básico, o cara leu uma vez na vida.

Concluindo (hehehe), acho importante, válido e o escambau.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/7/4 Marcelo Castellani <mar...@hypequino.com>:
Certificação é tão válido quanto faculdade no meu ponto de vista.

Sem comentários.

O difícil é separar o joio do trigo... e faculdade e certificação dizem que, pelo menos o básico, o cara leu uma vez na vida.

É muito mais fácil saber isso conversando com a pessoa.

Bom, inicialmente não via problema em Ruby e Rails entrarem pro mundo enterprisey. Não sou como aqueles caras que acham que o Nirvana ficou pior porque passou uma música na novela. Mas acabei percebendo que isso pode ser ruim pra comunidade, afinal comunidades se fazem de maioria e uma maioria enterprisey com certeza não é muito bom...

Citando Eihiro Saishu: "If the number of the engineers using Ruby increases, the number of programmers using Ruby at work will increase as well. This means that the relative value of a Ruby programmer will decrease.

Sobre a 1a frase, eu acho justamente o contrário. Se Ruby estiver "no trabalho", os estudantes de computação vão começar a querer aprendê-la com mais frequência. Não é a toa que muita gente quer  aprender Java, .NET, PHP. Sobre a 2a, acho que ele tem razão. Mas ele fala isso como se fosse bom?

E Matz disse "Ruby is currently in the position Java was ten years ago, when people where[were] really exited[excited] about it". Pois é, imagine o que os enterpriseys podem fazer...

--
"Chains of habit are too light to be felt until they are too heavy to be broken." (Warren Buffett)

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
Outra coisa, aquela certificação é séria mesmo? Paga-se 150 dólares pra provar que sabe aquilo???

P.S.: Muito boa a FanfAlliance. Infelizmente, acho que as certificações estão acima de minhas capacidades.

Glaucio Guerra

to rail...@googlegroups.com
Há um tempo atrás eu comentei isso aqui e quase bateram na minha cara :-D Se eu não me engano o Akita iria fazer uma entrevista para o DHH e eu perguntei isso, se no futuro haveria certificação para ruby e ou rails. Eu já imaginava, esse tipo de prova gera muita grana MESMO. Só não imaginava que isso iria acontecer tão rápido...

Daqui há pouco inventam para Lua, Haskell, Scala, Python (se já não tem).

Abraço!

2008/7/5 Thiago Freire <frei...@gmail.com>:

--
Glaucio Guerra

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Agora vc fez como jornalista, pegou uma frase dentro do contexto e a deixou ridícula.

2008/7/5 Julio Santos Monteiro <juliom...@gmail.com>:

Eu ainda preferia algo do tipo "temos 90% de nossos integrantes
trabalhando ativamente em projetos opensource".

Felizmente, existem algumas poucas empresas que falam isso.

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/7/5 Marcelo Castellani <mar...@hypequino.com>:
Agora vc fez como jornalista, pegou uma frase dentro do contexto e a deixou ridícula.

Obviamente, eu escolhi as partes mais importantes e que mais me interessavam. Você não queria que eu comentasse seu email inteiro né? Além disso, você escreveu duas frases diferentes que estão conectadas mas que não perdem seus sentidos quando separadas.

A frase inteira era:

[...]

Sim, concordo. É como você e Julio Monteiro falaram, essas coisas são apenas uma pequena garantia.

2008/7/4 Marcelo Castellani <mar...@hypequino.com>:
Certificação é tão válido quanto faculdade no meu ponto de vista.

Sem comentários.

E repito: sem comentários. Isso apenas significa que discordei de você, mas não quis dar argumentos. Em minha opinião, faculdade é muito mais válido do que certificado, mesmo que ainda seja uma pequena garantia, é bem maior do que um certificado.

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Tb acho... e, acrescento, o que importa é o cara que resolve, por que enganador nesse mercado tá cheio...

Mas eu queria que todos aqueles que são contra certificação pensassem no contratante, e não é o cara do RH não, o cara que vai ser chefe do maluco que está se candidatando. Ele tem uma vaga Java, dois diplomas de faculdades aparentemente iguais, ambos possuem experiência parecida mas um é SCJP, qual você contrata?

Lembrando que Steve Jobs, Bill Gates, Linus Torvalds e o pessoal do Google, entre outros, quando começaram seus negócios, por assim dizer, não tinham nem diploma universitário e nem certificação hehehehe....

to rail...@googlegroups.com
2008/7/5 Herval Freire <herval...@gmail.com>:

[...]

Esse ponto é interessante. Muita gente fica dizendo "Bill Gates e Steve Jobs não eram nem formados". A questão é que pra uma empresa dar certo, você precisa de um empreendedor, alguém com visão e liderança. Além disso, uma boa noção de marketing, uma imagem respeitável. E também o aspecto técnico. No caso da Apple, Jobs fazia os dois 1os papéis, enquanto Wozniak fazia o último. E na Microsoft era Gates, Ballmer e Allen, respectivamente.
E na maioria das vezes, são essas pessoas "técnicas" que possuem diploma e criam as coisas importantes.

P.S.: Herval, sobre Wozniak você está meio errado. Apesar de ter um "perfil acadêmico", na época que ele fez os 1os computadores da Apple ele tinha acabado de deixar UC Berkeley. Ele voltou alguns anos depois pra tirar o BS.

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Herval, não sei de onde tirou essa história de que os caras que fundaram o Google eram pós-doutores... Larry Page e Sergey Brin se conheceram no curso de graduação e lançaram o ancestral do google, o BackRub, antes do fim da faculdade... ou seja, não eram formados ainda...

Mais absurdo ainda o que disse do Linus e do Jobs... vc fez faculdade onde, falando nisso?

Linus começou a escrever o Linux também na faculdade, antes da graduação, e o Linux não é trabalho de conclusão nenhum (Linus se formou em 97, a primeira versão pública do Linux é de 91), dá uma lida em "Só por prazer - os bastidores da criação do Linux"...

Wozniak e Jobs se conheceram no colégio, e Jobs até hoje não fez faculdade... numa formatura da universide de Stanford, onde foi convidado como patrono, inclusive citou que "Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura."... procure na net o texto, vale a pena uma lida por que ele diz exatamente o que estamos discutindo...

E, finalizando, não disse que faculdade não vale nada ou que é desnecessário, mas que é quase a mesma coisa que certificação: estuda-se, faz-se provas e depois vai-se para o mercado de trabalho... aí que o bicho pega... vc passa numa prova de faculdade colando, sendo amigo do professor ou de qualquer forma promiscua dessas hehehehe... certificação, neste caso, já é mais enrolado...

E, só pra constar, estou na boa, batendo papo... já percebi que aqui na lista tem alguns momentos que o pessoal leva pro pessoal, espero que não aconteça e possamos debater o tema "certificação ruby" numa nice...

Herval Freire

to rail...@googlegroups.com
Nao fique nervoso, Marcelo. Só quis mostrar que o conceito de "faculdade nao serve para nada" esta errado (e é um conceito muito defendido nos meios onde programador junior impera - leia-se php, e mais recentemente rails)...

Sobre o Linus: http://en.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds

Sobre o Google: http://en.wikipedia.org/wiki/Larry_Page e http://en.wikipedia.org/wiki/Sergey_Brin

Acho BASTANTE dificil que qualquer um dos projetos tivesse nascido sem a faculdade. O BackRub era tese de doutorado do Larry Page, e Linus so teve tempo e acesso ao Unix gracas a seu tempo de graduacao (a primeira versao do Linux foi lancada antes do fim da graduacao - o que nao invalida o fato dele ter comecado E CONTINUADO trabalhando no projeto, que foi sim sua tese de conclusao). Antes de fim de faculdade ou depois, nao importa - todos estavam no meio academico...

O que foi que eu falei do Jobs, que nao lembro?

Enfim, esse papo nao leva a nada. Acho que com graduacao ou sem graduacao, com doutorado ou sem diploma, o que der certo pra voce é o certo para o seu caminho e pronto. Só nao vale achar que dá certo para todo mundo...

Thiago Freire

[...]

Eles eram estudantes de Stanford. Estavam fazendo o PhD. E o BackRub foi o trabalho final deles. Realmente, não eram pós-doutores, mas também não eram graduandos. Eles estavam no fim do doutorado.

[...]

Linus entrou na Universidade de Helsinki em 88, e começou a trabalhar no Linux em 91 (mesmo ano em que foi lançado). Ele saiu da faculdade em 97 com um mestrado, cuja dissertação tinha a ver com o Linux (nessa época na versão 2).

[...]

Não vi ele dizendo que Jobs fez faculdade. Ele disse que Wozniak fez.

Não gosto de falar essas coisas, mas acho bom você se informar mais, e penso que quem tá levando pro lado pessoal é você.

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Pô Herval, tô nervoso não

Lendo seu mail agora percebi que estamos cometendo o "erro mor" em listas de discussão: ambos falando a mesma coisa mas com palavras diferentes... é isso mesmo, facul ou certificação, o que vale é resolver o problema...

Mas acho válido certificação E faculdade... mostra, como alguem disse, que a pessoa ao menos foi atrás de conhecimento... e é isso o que realmente importa.... se veio daquela máquina do Matrix (seria ótimo, não seria) ou de um ou dois anos de estudo o que vale é saber direito...

Vamos em frente, brother... se quiser continuar o papo em PVT me adiciona no gtalk, marcelofontescastellani arroba gmail.com

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Thiago, acho que vc tá "pondo lenha na fogueira". Façamos assim, a discussão não era essa, não é o objetivo da lista e está virando um flame, se quiser continuar o papo de certificação Ruby continuemos aqui, se quiser conversar sobre outros assuntos me adiciona no gtalk, marcelofontescastellani arroba gmail.com.

to rails-br
> Em minha opinião, faculdade é muito mais válido do
> que certificado, mesmo que ainda seja uma pequena garantia, é bem maior do
> que um certificado.

Totalmente apoiado.

Algo que o Akita falou em um podcast: "grandes profissionais não são
formados, eles se formam". Ou seja, o cara não é um especialista
porque fez a faculdade, mas sim por competência própria. No geral,
eles acabam se graduando e pós-graduando porque querem, e não por
necessidade.

Por exemplo, o maior desenvolvedor Rails do Brasil, o grande Fábio
Akita, embora tivesse começado USP, não terminou a faculdade. E isso
não diminui em nada sua competência. Verdade seja dita também ao
esforçado Carlos Brando, que não é formado mas mesmo assim é
referência nacional (e, recentemente, internacional, depois do PDF do
"Rails 2.1").

Voltando ao tópico: acho legal a certificação existir, porque quem
quer e acha importante faz ela. Mas particularmente não vou começar a
contratar programadores por que tem a certificação, isso comprova
tanto quanto montar um projeto free no GitHub, lançar uma versão e não
prestar mais manutenção.

Thiago Freire

[...]

Beleza.

 O ponto é: certificação é válida ou não? Eu acho válido. E vc?

Eu não quero que todas as certificações acabem, eu não me importo com elas. Mas se eu fosse contratar alguém, eu não iria considerá-las*. De qualquer forma, convencer alguém de que elas são válidas ou não é uma tarefa muito difícil e demorada, e acho que não vale a pena ser discutida aqui.

* Eu digo isso do ponto de vista do que seria uma empresa minha, pequena e apenas com caras "bons". No caso das consultorias que publicam estatísticas, ou de empresas muito grandes, você tem que avaliar vários de candidatos. Não dá pra saber muito sobre cada um, você terá que filtrar muitos olhando apenas pro currículo. E currículo é, basicamente, um documento de siglas e números. Nesse caso, as certificações são mais uma forma de diferenciar as pessoas. Novamente, eu não gosto disso, mas admito que nesses casos são necessários.

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com

[...]

Esse é o ponto que eu citei... certificação é diferencial, mas o importante é conhecimento...

Como disse noutro mail, estamos concordando, mas com palavras diferentes. É isso mesmo, certificação prova o mesmo que diploma, que prova o mesmo que experiência no currículo... a real só se descobre quando o cara está na frente do problema... aí que o bicho pega e o cara tem que mostrar valor...

Carlos Brando

to rails-br

Thiago Freire

to rail...@googlegroups.com
2008/7/6 Carlos Brando <eduard...@gmail.com>:Quem acha aquilo engraçado? Aquilo me dá agonia. O cara diz que os outros são fanáticos e não "analisam o aspecto técnico", quando quem faz isso é ele. Eu não fico com raiva dele, mas provoca uma sensação estranha, acho que é porque eu não consigo ver pessoas falando coisas erradas e achando que estão certas.

Existe outro ponto para o qual eu quero chamar atenção. Muito se falou aqui da qualidade do programador, etc etc. Essa pessoa, Dennes Torres, tem milhares de certificações Microsoft, além de muita experiência na "plataforma". Ele sabe muito .NET? Sim. Ele resolve seu problema? Sim. Ele traz visibilidade pra sua empresa? Sim. Mas você quer esse tipo de pessoa como seu empregado? Eu não quero. Outra situação parecida é aquele cara que sabe tudo, que é um gênio, mas não tem o mínimo senso de comunicação, nem com as pessoas mais próximas. Sinto muito, mas eu também não contrataria alguém assim.

Os aspectos técnicos são apenas uma parte do profissional, o que acaba aumentando ainda mais a diferença entre a certificação e o diploma universitário, pois você aprende muito mais coisas do que aspectos técnicos numa universidade.

Carlos Brando

to rails-br
Eu costumo dizer o seguinte, certificações só servem para impressionar
pessoas/gerentes ruins. Se alguém aparecesse na sua frente com uma
certificação de Ruby você ficaria impressionado? Sinto muito mas já
passei desta fase faz muito tempo...

Quer me impressionar, faça como o Tapajós, o José Valim ou como o
Rodrigo Urubatan. Eu não conheço a formação de cada um deles (e olha
que o Tapajós é companheiro de surgeworks) e nem sei se possuem alguma
certificação ou não, mas conheço o trabalho de cada um muito bem,
porque já usei código deles em projetos open-source. Eu garanto que
isto vale mais do que um bom currículo, pelo menos para os olhos de
pessoas de mente aberta, e acredite é com estas pessoas que quero
trabalhar.

Antes de contratar o Tapajós por exemplo, o Carl (nosso chefe)
comentou que nem precisa conversar com ele, devido a tantas boas
referencias. Que certificação te dá isso? Aliás (para esquentar um
pouco) que curso universitário te dá isso?

"Grandes profissionais não são formados, eles se formam (quando
querem)", acho que isto resume tudo. Não sou contra curso superior,
espero terminar o meu algum dia. Só acho que quem está cursando deve
estar esclarecido sobre este assunto, só a universidade não basta para
enfrentar o mercado de trabalho.

On 6 jul, 03:46, "Thiago Freire" <freir...@gmail.com> wrote:
> [...]

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Acho que "encapsula" tudo o que dissemos aqui... coerente, inteligente e
direcionado... não diminui a importância da certificação, mas a coloca no
seu devido lugar: um mero diploma...

Parafraseando o primo do Marlon:

"Evoluam. Não parem no tempo. Estudem Ruby, estudem C#, estudem Rails e
estudem ASP.Net. Quanto mais você sabe melhor você é."

Excelente texto, Carlos...

to rail...@googlegroups.com
> [...]
referencias. Que certificação te dá isso? Aliás (para esquentar um
pouco) que curso universitário te dá isso?

Também já trabalhei com MCPs que eram magos no On Error Resume Next do VB...
aliás esse negócio devia chamar "foda-se" hehehe... quer dizer, certificação
e diploma muitas vezes maqueiam um péssimo profissional...

E, como disse, pra mim, hoje, vale o cara que resolve.... mas como saber
isso na hora de contratar? Isso, numa empresa grande com RH e normas de
contratação rígidas, vira um círculo vicioso enorme...

Julio Santos Monteiro

to rails-br
Bem, minha opinião está no meu blog:
http://www.monteiro.eti.br/2008/07/06/ruby-certification-certificar-se-ou-nao-certificar-se/

Resumindo: certificações são boas para grandes corporações
tradicionalistas. Se você não é uma delas, prefira ver os projetos
opensource do candidato.

Só faça a certificação se você quiser entrar em uma das grandes
corporações tradicionalistas. Senão, viva a comunidade opensource.