Validação de Exclusão

Emanuel Jordan

Dec 20, 2019, 9:55:22 AM12/20/19
to rails-br
Boa tarde, sou iniciante no Rails e essa é a minha primeira postagem aqui no grupo.

Meu problema é parecido com esse no link: https://groups.google.com/forum/#!topic/rails-br/sO7KoYbG658
Resumo: Tenho um modelo é basicamente: Categoria que 'tem vários' Artigos, assim como um Artigo 'tem várias' Categorias. Ao tentar excluir uma categoria eu gostaria de validar se existem artigos associados. Eu consegui fazer, mas via validação na view ('if @category.articles.empty?') para que mostre o botão de exclusão, o que é meio errado pois no terminal ainda consigo apagar.

A solução que mais me fez sentido foi a do Everaldo: https://groups.google.com/d/msg/rails-br/sO7KoYbG658/LL0ok4kuUDQJ

Meu código da model de Categoria é assim:
has_many :article_categories
has_many :articles, through: :article_categories
validates :name, presence: true, length: { minimum: 3, maximum: 25 }
validates_uniqueness_of :name

Porém, ao adicionar 'has_many :articles, dependent: :restrict_with_error'(solução do Everaldo), continua dando pra apagar, ele mesmo cita que se tiver ' through ', a opção de ':restrict_with_error' será ignorada, porém eu não consigo achar outra solução parecida que funcione com o meu código, que existe o 'through'. Sei que o Rails tem algo mais automático porém por limitação de conhecimento talvez eu não consigo encontrá-la.

Agradeço desde já a ajuda. Um abraço!