Exercicios em Racket

Heloisa Carvalhal

to rack...@googlegroups.com
Comecei a ver Racket agora na faculdade e tenho duvidas em alguns exercicios:

A próspera nação de Progressivelândia tem um mecanismo de cálculo de imposto simples. O imposto que você paga é simplesmente o seu salário vezes a taxa de imposto, e a taxa de imposto é de 1/2% por mil dinheiros de salário. Por exemplo, se você fizer $ 40.000, a sua taxa de imposto é de 1/2%* 40, o que dá 20%; ou seja, você deve pagar 20% de $ 40.000, que é de $ 8.000.

Desenvolva uma função em Racket para calcular o salário líquido (ou seja, depois de pagos os impostos) de uma pessoa com um saláriodado. DICA: talvez seja preciso desenvolver uma ou duas funções auxiliares.

Note também que este sistema fiscal tem a característica peculiar de que, para além de um certo nível de renda, não vale a pena ganhar mais: para cada dinheiro adicional que você ganha, você tem que pagar mais do que um dinheiro de imposto para o governo. Mostre como usar a sua função para encontrar esse nível de renda máximo.

Um problema que ouvimos desde nossa infância é o da cobra subindo um bueiro com n metros de altura. A cada dia, ela sobe k (k<n) metros, mas ao dormir, escorrega um valor fixo de m metros (m<k).

Escreva uma função em Racket que receba esses três parâmetros n,k,m (verifique a consistência de que n>k>m) e devolva o número de dias gasto para subir o bueiro.

Inspirados na função de soma que soma sublistas:

(define (soma lista)
(if (list? lista)
(if (null? lista) 0 (+ (soma (cdr lista)) (soma(car lista))))
lista))

Fazer uma função que receba uma lista como parâmetro e reduza no inverso da lista. A função deve inverter também todas as sublistas que forem membros dessa lista.

Quem puder me ajudar agradeço =)

Eduardo Bellani

to rack...@googlegroups.com, Heloisa Carvalhal
Heloisa, Quais a suas dúvidas?

--
In my many years I have come to the conclusion that one useless man is a
shame, two is a law firm and three or more is a congress. - John Adams