Caros amigos,
Estou iniciando minhas analises utilizando o R e tenho procurado obter algumas informações mas não estou encontrando.
Eu gostaria de verificar a influência de fatores ambientais sobre distribuição de espécies de 60 localidades através do CCA utilizando 6 variáveis ambientais numéricas (ordinais) e 2 nominais, sendo as nominais Solo (com 10 levels diferentes: Neossolos, Latossolos, Argilossolos, Espodossolos, Cambissolos, Chernossolos, Luvissolos, Gleissolos, Nitossolos e Organossolos) e Clima (com 4 levels: Cf, Aw, Cw, Af) .
Verifiquei que ao colocar as variáveis nominais (Solo e Clima) os valores de “Inercia constrained” e “Eigenvalues for constrained axes” sobem muito. Também percebi que quanto maior for o número de levels em uma determinada variável os valores acima sobem proporcionalmente.
É correto interpretar que as variáveis nominais têm maior influência na distribuição das espécies que as variáveis numéricas, mesmo com um numero alto de levels? Ou o número de levels pode estar interferindo nos meus resultados?
Agradeço pela ajuda
--
Envie um código mínimo reproduzível.
Envie ou responda perguntas para o e-mail (r-eco...@googlegroups.com)
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;R-Ecology" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para r-ecologia+...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/r-ecologia.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.