Georreferenciar pontos em rodovias a partir do km

Carlos N M

to qgisbrasil
Boa tarde!

Estou com um banco de dados com eventos em rodovias federais que gostaria de georreferenciar, mas não tenho posse de suas coordenadas, apenas o km da rodovia em que cada evento aconteceu.

Gostaria de saber se alguém já realizou ou sabe como realizar algo parecido. Imagino que com um arquivo que mapeie as rodovias seria possível indicar um ponto de partida e a partir daí contar uma certa quilometragem para referenciar um ponto?

Não tenho experiência alguma com softwares de informação geográfica, então qualquer ajuda ou direcionamento será muito bem-vindo! Não sei o quão complexo isso pode ser, pois não tenho o domínio da ferramenta, então realmente qualquer opinião ou informação poderia ser muito útil para mim!

Agradeço desde já a quem puder ajudar!

yjmenezes

to qgisbrasil
@Carlos N M

Se voce tiver o arquivo com o desenho das rodovias, pode gerar pontos distanciados a cada Km, gerando as coordenadas e dando nome a cada Km, coerente com os dados que ja possui.
Posteriormente, pode cruzar estes pontos gerados com a tabela de eventos, usando o Km como chave de uniao.

[]s
julio
#freeAssange   #puentesdeamor

axpi...@gmail.com

to qgisbrasil
Seria interessante ter a base das rodovias referenciadas desde o km 0 (zero) ou pelo menos nos trechos do seu estudo e assim aplicar a ideia do @yjmenezes, mas creio que o IBGE ou DNiT não tenham essa precisão...

Carlos N M

to qgisbrasil
Ok, vou pesquisar mais sobre como posso proceder, mas agradeço a ajuda!

yjmenezes

to qgisbrasil
@Carlos N M

Seus dados ja estao num Banco de Dados, qual esta usando Postgres+Postgis ?